Atividade de História para 5ºano - As condições de trabalho


As condições de trabalho 

Para muitos, o trabalho é o principal meio de obter alimento, moradia e tudo o que é necessário para viver. Na sociedade atual, as pessoas geralmente trabalham para receber dinheiro, que será investido em mercadorias e serviços voltados ao sustento e à sobrevivência. 
Há cerca de 200 anos, os trabalhadores eram pouco valorizados e não havia leis adequadas para estabelecer o limite de horas de trabalho sem colocar em risco a vida deles. 
Nas fábricas trabalhavam homens, mulheres e crianças, mas os salários pagos às mulheres e às crianças eram muito mais baixos do que os pagos aos homens. 
Atualmente, no Brasil, o trabalho é proibido para crianças menores de 14 anos em qualquer situação, e dos 14 aos 16 anos é permitido o trabalho apenas como aprendiz. 
Infelizmente, ainda há lugares no mundo onde se encontram crianças trabalhando, sem que haja leis que as protejam da exploração. 

Comentários:
Converse com os alunos sobre alguns dos atuais direitos trabalhistas, como salário mínimo, hora extra e fundo de garantia por tempo de serviço. Explique que muitos dos direitos que os trabalhadores têm atualmente não existiam no passado, o que dificultava muito as condições de trabalho e de vida. 
Peça para pesquisarem imagens de crianças trabalhando e pergunte como imaginam a vida de quem tem de trabalhar desde criança, sem poder frequentar a escola ou ter tempo para atividades de lazer. Explique que a exploração do trabalho infantil existe em nosso país e deve ser combatida, uma vez que isso fere os direitos das crianças. 
Apresente aos alunos o Estatuto da Criança e do Adolescente, um conjunto de normas que visam garantir o desenvolvimento pleno, a dignidade e os direitos básicos das crianças e jovens brasileiros. Avalie a possibilidade de promover uma discussão sobre a importância do cumprimento dessa lei. 

Sugestão de atividade: A importância do salário mínimo 
Explique aos alunos como surgiu o salário mínimo, um dos mais importantes direitos trabalhistas do Brasil. Apresente-lhes uma lista de itens básicos, como feijão, leite, banana e ovos, respeitando suas unidades de medida para venda. 
Depois, solicite aos alunos que realizem uma pesquisa de preços desses alimentos no comércio local. Em sala de aula, faça uma média dos preços desses alimentos. A partir de um debate com os alunos, estabeleça quanto uma família de quatro pessoas consumiria por mês de cada alimento e calcule quanto gastariam mensalmente. Comparem o valor obtido com o valor do salário mínimo na sua região. 

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