História - 5ºano - Atividade: O que é trabalho?
Atividade de História para 5ºano - As condições de trabalho
Copie e leia o texto.
O trabalho pode ser exercido em diferentes atividades
A agricultura é a atividade de cultivar a terra. O agricultor prepara o solo, planta e colhe o que foi produzido. Muitas famílias se sustentam consumindo e vendendo o que cultivam em suas terras. Mas há também agricultores que recebem um pagamento fixo para trabalhar como funcionários em grandes propriedades rurais.
A pecuária é a atividade de criação de animais, como bois, vacas e porcos.
O extrativismo é a atividade de extração ou coleta de recursos naturais, por exemplo, a pesca e a coleta de frutos silvestres, como as castanhas-do-pará e os frutos do dendezeiro.
Muitas atividades industriais, comerciais e de serviços ocorrem nas cidades. As atividades mais comuns na cidade são as da indústria, do comércio e dos serviços.
A indústria transforma a matéria-prima produzida no campo em outro produto, como o trigo em farinha de trigo.
O comércio é a atividade de compra e venda de produtos, e os serviços são atividades prestadas para uma pessoa ou para uma empresa.
Glossário:
Recursos naturais: tudo o que está na natureza e pode ser usado pelas pessoas.
Matéria-prima: aquilo que é utilizado para fabricar alguma coisa.
Responda:
Cite uma atividade profissional que produz bens e outra que oferece serviços.
R.:
Comentários:
O conteúdo sobre tipos de trabalho e a diferença entre as atividades profissionais que oferecem serviços e as que produzem bens, auxiliam no desenvolvimento da habilidade EF02H110: Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, suas especificidades e importância.
Apresente aos alunos os diferentes tipos de atividades econômicas realizadas no mundo do trabalho e explicite suas inter-relações. Enquanto a agricultura, a pecuária e o extrativismo são responsáveis pela produção de matérias-primas, a indústria as transforma em diversos produtos para o consumo humano e o comércio é a etapa em que esses produtos chegam às pessoas. Para tornar tais distinções e relações mais claras, elabore um esquema na lousa de modo que os alunos possam visualizá-las .
Converse com os alunos a respeito de como a industrialização, que ocorreu no Brasil mais intensamente a partir da década de 1950, modificou a vida dos brasileiros, causando muito desemprego entre as pessoas sem ou com baixa escolarização, porque exigia algum tipo de instrução para operar máquinas e trabalhar em indústrias. Em contra partida, fez surgir novas profissões.
Resposta:
Pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário