História - 5ºano - Atividade: O que é trabalho?


O trabalho é uma atividade feita pelas pessoas com o objetivo de produzir ou realizar algo, sejam bens ou serviços. Por meio dele, o trabalhador pode garantir o seu sustento. 
Quando vamos a uma loja comprar roupas ou a um supermercado comprar alimentos, adquirimos bens, ou seja, materiais que são colhidos na natureza ou produzidos para satisfazer as necessidades do ser humano.
Quando vamos ao cabeleireiro cortar o cabelo ou quando pagamos a passagem do ônibus, compramos serviços. 
Os bens e os serviços estão interligados: quando pagamos a conta no restaurante, pagamos tanto pela comida que foi consumida como pelo serviço do garçom que nos atendeu. 

Responda:
O que é trabalho?
R.: 

Comentários:
O trabalho não se confunde com outras atividades humanas, como o estudo ou o lazer. Nesse sentido, é importante caracterizar o trabalho como atividade produtiva (produção de bens ou serviços) e que visa à subsistência, isto é, cria condições econômicas para um trabalhador sustentar a si mesmo e à família. 
Converse com os alunos sobre os bens e os serviços de que eles dispõem no dia a dia. Escreva no quadro uma lista desses bens e serviços: roupas, material escolar, moradia, móveis, corte de cabelo, transporte etc. Pergunte aos alunos quem produz esses bens ou quem desempenha esses serviços. Em seguida, peça que imaginem como seria o cotidiano se eles não pudessem contar com o trabalho de outras pessoas.

Sugestão de atividade: Observar e identificar profissões 
Peça aos alunos que observem diferentes tipos de trabalhador no trajeto de casa para a escola, ou em outras situações do cotidiano. Eles devem anotar no caderno as profissões que identificarem e escrever suas principais características e funções. 
Depois, promova uma brincadeira em que um aluno diz apenas as características e/ou as funções, e o restante da classe tenta adivinhar a qual profissão elas se referem. 

Resposta:
Trabalho é uma atividade feita com o objetivo de produzir ou realizar algo, sejam bens ou serviços. Por meio dele, o trabalhador pode garantir o seu sustento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário