Projeto "Leia comigo!" - Distribui livros que promovem valores e despertam a paixão pela leitura


Para contribuir com a melhora do cenário da educação, a Fundação Educar DPaschoal criou em 2000 o  "Leia Comigo!”. O projeto edita, publica e distribui livros infantojuvenis com conteúdos que promovem valores e têm como premissa despertar a paixão pelos livros na vida da criança, incentivando a leitura e o prazer na busca pelo conhecimento.  

A Fundação Educar DPaschoal promove o livro como elemento fundamental para a construção de sociedades democráticas, baseadas na diversidade, na pluralidade e no exercício da cidadania. Os livros são escritos com base nos 4 pilares da Educação (Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Aprender e Aprender a Fazer - conforme relatório indicado por Jaques Delors para a UNESCO).


Além disso, eles são distribuídos de forma gratuita para escolas públicas, bibliotecas, organizações sociais que tenham projetos de incentivo à leitura. Os interessados devem realizar cadastro no portal do Leia Comigo! e, após análise, recebem os livros sem custo.

Até 2017, foram editados e distribuídos mais de 39 milhões de livros, por meio de investimento direto, parcerias e Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet – com projetos aprovados e executados seguindo todas as exigências legais do Ministério da Cultura, permitindo levar os livros a diversos estados brasileiros. Você encontrará muitos títulos produzidos pela Educar em nossa biblioteca no site e através do ISSUU.

Assim, o Leia Comigo! contribui para a criação de centenas de bibliotecas no país e por ampliar o acervo delas. A cada novo projeto, as comunidades são beneficiadas pela facilidade de acesso a um bem cultural. Esse trabalho fez com que fossem reconhecidos pelo Prêmio Viva Leitura, organizado pela Fundação Biblioteca Nacional, em 2007 e, em 2013, recebeu o Prêmio GRHUS Excelência 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário