Atividade de leitura com fábula pequena 6ºano (conjunções)


O urso e as abelhas
Esopo

Um urso topou com uma árvore caída que servia de depósito de mel para um enxame de abelhas. Começou a farejar o tronco quando uma das abelhas do enxame voltou do campo de trevos. Adivinhando o que ele queria, dá uma picada daquelas no urso e desaparece no buraco do tronco. O urso ficou com muita raiva e se pôs a arranhar o tronco com as garras na esperança de destruir o ninho.
A única coisa que conseguiu foi fazer o enxame inteiro sair atrás dele. O urso fugiu a toda velocidade e só se salvou porque mergulhou de cabeça num lago.

Moral: Mais vale suportar um só ferimento em silêncio que perder o controle e acabar todo machucado.

Fábulas de Esopo. Tradução Heloisa Jahn, Companhia das Letrinhas, 1994, p. 24.

1. Sobre o que é este texto? Faça um pequeno resumo da história.
Esta fábula é sobre um urso que ao farejar o tronco de uma árvore em busca de mel, foi picado por uma abelha. Com raiva, o urso começou a destruir o tronco, de onde saiu o enxame todo, voando atrás dele, que só se salvou porque pulou num lago.

2. No trecho “Adivinhando o que ele queria, dá uma picada daquelas no urso e desaparece no buraco do tronco.”, a conjunção “e” estabelece qual relação com a oração anterior?
A conjunção “e” estabelece a relação de adição com a oração anterior, neste caso a abelha dá uma picada no urso e desaparece, ou seja, ela realiza as duas ações.

Professor(a),é essencial trabalhar as relações estabelecidas pelos conectores. Muitos dos problemas coesivos nos textos produzidos pelos estudantes se pautam na má ou na não utilização de operadores argumentativos e dos conectores de forma geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário