Exercícios de CIÊNCIAS para 7ºano


QUESTÃO 1

O ar, fator indispensável à sobrevivência dos seres humanos, como também de todo e qualquer ser vivo, está sendo comprometido principalmente devido à grande frota de veículos automotores, assim como às indústrias, que acabam liberando diversos poluentes na atmosfera.

Disponível em:
http://www.educacao.cc/ambiental/consequencias-da-poluicao-chuvas-acidas-efeito-estufa-entre-outros. 

Nas crianças, esse tipo de interferência no ambiente, afeta principalmente o sistema
(A) circulatório.
(B) digestório.
(C) muscular.
(D) respiratório.

QUESTÃO 2


Os personagens principais pertencem à classe dos
(A) diplópodes.
(B) crustáceos.
(C) aracnídeos.
(D) insetos.

QUESTÃO 3

Os donos do mundo
Microrganismos ocupam todo o planeta – da atmosfera ao interior do corpo humano. “Seres unicelulares que não possuem sequer um núcleo separado por membrana... Foram a primeira forma de vida a surgir na Terra, há 3 bilhões de anos”.

Disponível em:
http://super.abril.com.br/ciencia/qual-e-a-diferenca-entre-germe-microbio. 

Essas características permitem classificar esses seres como
(A) vírus.
(B) protozoários.
(C) fungos.
(D) bactérias.

QUESTÃO 4

Uma das características que melhor distingue os seres vivos da matéria bruta é sua capacidade de se reproduzir. É por meio da reprodução que cada espécie garante sua sobrevivência.


A diferença na reprodução ilustrada em 2 para a ilustrada em 1 está relacionada
(A) à divisão simples.
(B) à união de gametas.
(C) à esporulação.
(D) ao brotamento.

QUESTÃO 5


A maior parte dos seres vivos necessita se deslocar. As razões são muito variadas e podem estar relacionadas com a procura de um parceiro para a reprodução, de alimento (figura 1) ou de um território livre de competição para ocupar (figura 2).

Disponível em: https://pixabay.com/sv/photos. 

Diferentemente dos animais representados na figura 2, a águia no seu deslocamento em busca de alimento, utiliza
(A) ossos e tendões.
(B) quilha e saco aéreo.
(C) exoesqueleto e articulação.
(D) escamas e forma hidrodinâmica.

QUESTÃO 6

Alguns indivíduos apresentam tanto a reprodução sexuada quanto a assexuada. A diferença entre uma e outra é que na reprodução sexuada
(A) formam-se indivíduos geneticamente iguais a um dos pais.
(B) ocorre a união de células especiais chamadas gametas.
(C) são gerados indivíduos de um só sexo.
(D) há impossibilidade de mistura genética.


QUESTÃO 7

Pessoas caminham na Praça de São Marcos em Veneza, na Itália, durante o fenômeno conhecido como Acqua Alta retratado nas imagens. Ele ocorre após a alta da maré.

Disponível em: 
https://veja.abril.com.br/galeria-fotos/ruas-de-veneza-ficam-alagas-apos-alta-da-mare/. 

O fenômeno apresentado nos textos ocorre devido
(A) ao movimento de rotação da Terra.
(B) à posição alinhada do Sol, da Terra e da Lua.
(C) à força gravitacional exercida pela Lua e pelo Sol sobre o mar.
(D) ao movimento e à inclinação do planeta Terra em torno do Sol.

QUESTÃO 8

Algumas espécies de plantas do grupo das Angiospermas desenvolveram um conjunto de características na forma de flor, que lhes proporciona uma vantagem evolutiva em relação à sua reprodução quando comparadas aos outros grupos de plantas.

Disponível em:
http://educacao.globo.com/biologia/assunto/microbiologia/angiospermas.html. 

Esse órgão das plantas tem como função
(A) atrair polinizadores.
(B) embelezar as plantas.
(C) formar esporos reprodutivos.
(D) guardar reservas nutritivas para o embrião.

QUESTÃO 9


A energia gerada a partir dos movimentos das pás do gerador mostrado na imagem é denominada
(A) termoelétrica.
(B) solar.
(C) nuclear.
(D) eólica.

QUESTÃO 10

No organismo humano as trocas respiratórias acontecem nos pulmões, o principal órgão desse sistema respiratório, o qual é adaptado ao ambiente terrestre. Há, no entanto, animais que apresentam respiração adaptada para outros ambientes, como por exemplo, os peixes.

Disponível em:
https://www.resumoescolar.com.br/biologia/sistema-respiratorio. 

Eles têm respiração do tipo
(A) traqueal.
(B) branquial.
(C) cutânea.
(D) celular.

QUESTÃO 11


Água, chá ou suco… A escolha é sua! O importante é manter-se hidratado para o bom funcionamento do seu organismo. A hidratação vai além de “apenas” água. Incluem também os sucos, os chás e águas com sabor. No caso desta última opção, acrescente frutas fatiadas ou amassadas, cascas, folhas de hortelã, gengibre etc. Isso tudo entra no somatório de ingestão diária de líquidos.

Disponível em:
https://hipertensoemmovimento.com/beber-agua-cha-suco/. 

Com base nas informações dos textos, a água saborizada é classificada como uma
(A) mistura heterogênea.
(B) substância simples.
(C) solução uniforme.
(D) substância pura.

QUESTÃO 12

Mesmo sendo um dos países mais abundantes em recursos hídricos, o Brasil sofre sérios problemas de escassez de água, seja para consumo humano ou industrial. Para minimizar o problema, o país começa a debater o uso da água do mar, em um processo chamado de dessalinização.

Disponível em:
https://www.dci.com.br/2.252/dessalinizac-o-surge-como-alternativa-a-escassez-de-agua-1.641872.

Uma das principais técnicas utilizadas no processo citado é a
(A) filtração.
(B) destilação.
(C) decantação.
(D) centrifugação.

QUESTÃO 13


As setas indicam a sequência em que um ser vivo serve de alimento para outro. A maior concentração de energia ocorre em:
(A) 1
(B) 2
(C) 4
(D) 5

QUESTÃO 15

Os anfíbios são animais que vivem parte de sua vida na água e parte no ambiente terrestre. Dentre suas características destacamos pele fina e úmida. Essa característica citada permite que os anfíbios
(A) absorvam alimento pela pele.
(B) apresentem respiração cutânea.
(C) façam reprodução sexuada.
(D) tenham um esqueleto ósseo.

QUESTÃO 16


Entre esses seres vivos, o que possui melhores adaptações para viver em um ambiente desértico é
(A) o dromedário.
(B) o peixe-boi.
(C) a onça.
(D) a rã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário