Como posso ajudar meu filho de 6 anos a manter o foco? TDAH


Eu tenho um menino de 6 anos no primeiro ano do ensino fundamental. Ele vai muito bem na escola, mas é muito difícil para ele manter o foco. Há alguma recomendação?


R: Deixe-me começar dizendo que uma criança de 6 anos de idade não possui exatamente um foco muito apurado (especialmente os meninos). Existem aquelas crianças que realizam naturalmente as tarefas da escola, mas a maioria das crianças da idade dele tende a ter períodos de atenção relativamente curtos. Se seu filho parece entender e reter o conteúdo do que está aprendendo e também é capaz de reproduzir as coisas que aprende em casa, esses são bons sinais. Algumas perguntas a serem feitas: ele parece ter dificuldade em seguir as instruções (especialmente aquelas com várias etapas)? Parece que ele levou muito mais tempo para concluir tarefas do que outras crianças da idade dele (dever de casa em particular)? Ele costuma perder ou esquecer as coisas necessárias para tarefas importantes? Se você respondeu "sim" a essas perguntas, é possível que ele esteja mostrando sinais de TDAH e talvez precise ser avaliado por um profissional. Caso contrário, ou se você não tiver certeza, não há problema em esperar. Ele ainda é jovem e pode crescer em seu foco com o tempo. No entanto, se esses sintomas não desaparecem ou aumentam em gravidade ao longo do tempo, recomendo consultar um profissional.

Enquanto isso, comece verificando se a TV está desligada e se a lição de casa é feita em um ambiente o mais livre possível de estímulos estranhos (como brinquedos, videogames, outras pessoas fazendo coisas em segundo plano etc.). Se ele não pode ver ou ouvir as coisas que são mais interessantes para ele, você reduz a probabilidade de distração. Em seguida, tente dividir as tarefas em pequenas etapas para que ele possa aprender a concluir uma coisa antes de começar a pensar em outra. Além disso, ele pode precisar de pausas frequentes para manter o foco ao trabalhar principalmente nos trabalhos escolares. Para algumas crianças, isso pode significar trabalhar por períodos tão curtos quanto cinco minutos antes de levar 2 ou 3 minutos para se levantar e se alongar, jogar um jogo rápido (mas baixo na escala de estimulação) com você e voltar ao trabalho. Para um garoto da idade dele, sugiro começar com o trabalho por 10 minutos, quebrar por 5 minutos e depois ajustar a partir daí. Pode ser útil usar um cronômetro na mesa enquanto faz isso para que ele possa ver quanto tempo ele precisa para manter o foco antes de descansar. Por fim, não há problema em oferecer recompensas pequenas às crianças por fazerem a lição de casa dentro de um prazo razoável que você determinar. Por exemplo, se ele permanecer focado por dez minutos, ele recebe um adesivo em seu calendário - quando ele recebe dez adesivos, ele recebe ... (você escolhe!).

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Respondida por Jeff Palitz, MFT

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