Artigo de opinião - Exercício com gabarito - Habilidades EF08LP03, EF89LP04 (8ºano)


1. Leia este texto para responder à questão a seguir.

Por que “gamificar” a educação?

O Brasil tem 1,5 milhão de jovens entre 15 e 17 anos fora da escola, principalmente por desinteresse, e 45 milhões de pessoas usando jogos digitais. [...]

PARENTE, Rafael. 
Disponível em: wp.clicrbs.com.br

Glossário:
Gamificar: aplicar técnicas características de vídeos e jogos em situações da vida real, como na educação, na saúde, nos esportes, etc., com o objetivo de resolver problemas ou motivar pessoas.

Analise o título e a introdução desse artigo de opinião sobre a inclusão de jogos na sala de aula.
a) Por que o autor inicia seu artigo com dados sobre a evasão escolar? Que tipo de argumento é esse?
b) Em sua opinião, a educação deve ser “gamificada”? Apresente um argumento para explicar seu ponto de vista.

2. Leia o texto sobre a importância da segunda dose da vacina contra o sarampo.

Segundo o ministério, por ano, são distribuídos em todo o país cerca de 300 milhões de doses de vacinas. Para a campanha de 2018 foram adquiridas 28,3 milhões doses das vacinas, um total de R$ 160,7 milhões. 
Ainda segundo dados do ministério, todos os estados já estão abastecidos com 871,3 mil doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP), 14 milhões da Vacina Oral Poliomielite (VOP) e 13,4 milhões da Tríplice viral. [...]

Fonte:

No trecho, o articulador destacado é usado para incluir uma informação. Partindo desse exemplo, escreva um artigo de opinião sobre a importância de se vacinar, lembrando-se de utilizar articuladores textuais para conectar seus argumentos.

GABARITO COMENTADO 

Questão 1 

Prática de Linguagem: Leitura 
Objeto(s) de conhecimento: Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto; Apreciação e réplica

Habilidade (EF89LP04) 
Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.

Grade de correção
100%
O aluno identifica que o autor do artigo de opinião inicialmente pontua dados sobre a evasão escolar como um argumento de provas concretas, que serve também como uma forma de apresentar o problema como um dos motivos para defender a “gamificação” da educação. Além disso, o aluno se posiciona acerca do porquê de introduzir jogos na educação, apresentando um argumento válido.
50%
O aluno identifica o argumento, mas não explica o porquê de ser utilizado no começo do texto nem de que tipo é, ou expõe sua opinião de forma simplista, sem apresentar um argumento para embasá-la.
0% 
O aluno não identifica corretamente o argumento utilizado, não informa se está de acordo com ele e não apresenta um argumento válido acerca do tema.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados 

Leve outros artigos de opinião sobre educação ou outros temas relacionados ao dia a dia dos alunos e, após a identificação do assunto ou da opinião presente e dos argumentos apresentados, promova um debate na turma, em que metade dos alunos deve apresentar argumentos favoráveis à questão e a outra metade, argumentos contrários à questão. Depois da definição dos argumentos, todos devem debater e buscar justificar oralmente seu posicionamento. 

Questão 2 

Prática de Linguagem: Produção de textos
Objeto(s) de conhecimento: Textualização de textos argumentativos e apreciativos 

Habilidade (EF08LP03) 
Produzir artigos de opinião, tendo em vista o contexto de produção dado, a defesa de um ponto de vista, utilizando argumentos e contra-argumentos e articuladores de coesão que marquem relações de oposição, contraste, exemplificação, ênfase. 

Grade de correção
100%
O aluno produz um artigo de opinião apresentando argumentos consistentes e coerentes e empregando articuladores textuais, como “entretanto”, “todavia”, “contudo”, “mas”, “assim”, “ainda”, etc., para conectar orações e/ou parágrafos. 
50% 
O aluno escreve um artigo de opinião relativamente coerente, mas não emprega articuladores para estabelecer a coesão.
0%
O aluno foge ao gênero textual solicitado e/ou não utiliza articuladores textuais para conectar as orações e/ou partes do texto, construindo uma argumentação insatisfatória/incompreensível.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Retome as características do gênero artigo de opinião e, se possível, selecione um exemplo bem construído para substituir, em uma atividade oral com a turma, os articuladores textuais empregados por outros, de sentidos diferentes, chamando a atenção dos alunos para as mudanças de significado de todo o trecho e destacando a importância desses elementos. Outra possibilidade é retirar os articuladores presentes, solicitando aos alunos que os reintroduzam adequadamente, levando em conta as relações estabelecidas.

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