Atividade com gênero textual diário para 4ºano


1. Leiam juntos o trecho de um diário. 

Diário de Fernanda

3 de fevereiro 2019.


Querido diário,
Ontem, dia 2, foi o primeiro dia de aula. É tão bom começar um ano novo.
Material novo... caderno novo... A letra fica até mais bonita!
Melhor ainda é rever os amigos! A Ju e a Isa continuam na minha sala!
Tá na hora de dormir porque amanhã pulo cedo da cama...
Cê acredita que dia 12 já temos prova?
Bjs, boa noite!

Agora, responda.
a) Quem é a pessoa que escreve o diário?
b) Escolha uma das frases que mostram o que anima bastante a narradora para começar as aulas e copie a seguir.

2. Releia o texto da questão anterior. A autora desse diário conversa com ele demonstrando carinho, como se fossem bastante amigos. Copie dois momentos do texto em que esse carinho e essa amizade são expressos.

3. No texto “Diário de Fernanda”, a menina revela carinho e amizade pelo diário. Leia novamente o texto e observe como a menina empregou a linguagem.

a) Qual é o tipo de linguagem mais empregada pela menina ao escrever: mais formal ou mais informal?
b) Copie uma palavra ou expressão para dar um exemplo da linguagem que você indicou.

4. Releia este trecho do diário:
Melhor ainda é rever os amigos! A Ju e a Isa continuam na minha sala!

Pinte as letras maiúsculas empregadas nesse trecho e marque com um X as alternativas que indicam porque foram empregadas maiúsculas onde você pintou.

a) Dar destaque a alguma ideia importante.
b) Início de frases.
c) Nomes próprios de pessoas.
d) Nomes próprios de lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário