Conto popular (narrativa) - Exercícios 6ºano com gabarito e habilidades



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Sugestão para 6º e 7º anos, podendo ser utilizadas em outras séries, de acordo com o nível dos alunos. 
O texto que os alunos devem ler contém algumas palavras cuja grafia mudou. Fale com eles antes da leitura e, depois da atividade, se julgar necessário, peça que as identifiquem e façam uma lista, colocando ao lado a grafia atual. As palavras são: “combuca”, “dous”, “á”, “vêr”, “quiz”, “metteu-a”, “sómente”, “janella”, “ridiculo”, “mattas”, “aquella”, “Brazil”.

Leia o conto a seguir, e, com base nele, responda às questões de 1 a 4.

A combuca de ouro e os marimbondos
(Pernambuco)

Havia dous homens, um rico e outro pobre, que gostavam de fazer peças um ao outro. Foi o compadre pobre a casa do rico pedir um pedaço de terra para fazer uma roça. O rico, para fazer peça ao outro, lhe deu a pior terra que tinha. Logo que o pobre teve o sim, foi para a casa dizer á mulher, e foram ambos vêr o terreno. Chegando lá nas matas, o marido viu uma combuca de ouro, e, como era em terras do compadre rico, o pobre não a quiz levar para casa, e foi dizer ao outro que em suas mattas havia aquella riqueza. O rico ficou logo todo agitado, e não quiz que o compadre trabalhasse mais nas suas terras. Quando o pobre se retirou, o outro largou-se com sua mulher para as matas a vêr a grande riqueza. Chegando lá, o que achou foi uma grande casa de marimbondos; metteu-a numa mochila e tomou o caminho do mocambo do pobre,
e logo que o avistou foi gritando: “Ó compadre, fecha as portas, e deixa sómente uma banda da janella aberta!” O compadre assim fez, e o rico chegando perto da janella, atirou a casa de marimbondos dentro da casa do amigo, e gritou: “Fecha a janella, compadre!” Mas os marimbondos bateram no chão, transformaram-se em moedas de ouro, e o pobre chamou a mulher e os filhos para as ajuntar. O ricaço gritava então: “Ó compadre, abra a porta!” Ao que o outro respondia: “Deixe-me que os marimbondos estão me matando!” E assim ficou o pobre rico e o rico ridiculo.

ROMERO, Sílvio. Contos populares do Brazil. 1885. Domínio público.

Questão 1
Marque um X na alternativa que justifica que a narrativa anterior é um conto.
(A) Trata-se de uma história real, transmitida oralmente de geração em geração e desenvolvida em um único espaço.
(B) Trata-se de uma história de ficção, com vários conflitos paralelos, mas desenvolvidos em um curto período de tempo.
(C) Trata-se de uma história de ficção, com um único conflito desenvolvido somente em um dia e poucas personagens.
(D) Trata-se de uma história de ficção, com muitas personagens e desenvolvida em um longo período de tempo.

Questão 2
Levando em consideração que o conto apresentado é um conto popular, descreva as características desse tipo de narrativa e o papel que coube ao autor.

Questão 3
Identifique no conto acima os quatro diferentes momentos da ação, preenchendo o quadro a seguir. Depois, responda à pergunta.


O conto traz algum ensinamento? Se sim, qual? 

Questão 4
Marque um X na alternativa que justifica o uso das aspas no conto acima. 
( A ) Inclusão de termos em língua estrangeira.
( B ) Transcrição de falas.
( C ) Indicação do pensamento das personagens.
( D ) Uso de termos em um sentido diferente do habitual.

Questão 5
A identidade cultural de um povo é definida pelo encontro de manifestações culturais das diferentes origens que o formam. Explique a origem da capoeira e as diferentes visões que a sociedade teve e tem dela.
Questão 6
O cinema surgiu no fim do século XIX a partir do desenvolvimento da fotografia. Marque um X na alternativa que apresenta as características dos filmes mudos.
( A ) As expressões das personagens são fundamentais para a compreensão das cenas.
( B ) Não havendo falas, as personagens não são necessárias.
( C ) Assim como nos filmes sonoros, a música não é importante.
( D ) Eram sempre coloridos para compensar a falta de falas.

Questão 7
Para se fazer cinema, são necessários diferentes profissionais. Coloque, ao lado de cada descrição da função na realização de um filme, o nome do correspondente responsável.


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