Exercício sobre A Primeira Guerra Mundial com gabarito - Entente Cordiale (Habilidade EF09HI10)


Caricatura do Kaiser tentando golpear uma rocha, com a inscrição “Entente cordiale”, publicada na revista Punch em 2 ago. 1911.

Observe a imagem e explique o que foi a Entente Cordiale, considerando as disputas entre nações europeias no período.
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GABARITO E COMENTÁRIOS

Objeto(s) de conhecimento
O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial e A Revolução Russa

Habilidade
(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.

Correção

100%
O aluno explicou o que foi a Entente cordiale sabendo contextualizá-la no período do neocolonialismo. Ao identificar as nações envolvidas no conflito, Alemanha, Inglaterra e França, e ao apontar um conflito interno (ou seja, no território europeu) e um conflito externo, ele destacou a importância da influência europeia em territórios estratégicos como a África e Ásia, e a participação de grupos desses continentes no embate. O aluno deve lembrar da disputa entre a Alemanha e França sobre o território da Alsácia-Lorena, rico em recursos, que fez com que a conquista alemã sobre a região fomentasse o sentimento de revanchismo francês. A questão externa, relacionada às influências extracontinentais dessas três nações, está ligada diretamente à imagem trabalhada: a Questão Marroquina. O aluno deve explicar o acordo entre França e Inglaterra, em que o primeiro teria controle do Marrocos enquanto o segundo teria o controle do Egito, protegendo um ao outro, o que foi designado como Entente Cordiale. Esse acordo fez com que a Alemanha reagisse, uma vez que tinha interesses na região.

50%
O aluno acerta a questão parcialmente se citar de forma correta apenas a questão das disputas internas ou externas ou se somente explicar a Entente cordiale sem contextualizá-la. Ele deve, pelo menos, enumerar as nações envolvidas no conflito: Alemanha, Inglaterra e França.

0%
O aluno erra a questão se apontar incorretamente quais são as três nações (Alemanha, Inglaterra e França); se não for capaz de explicar nem a Questão Marroquina nem a questão que envolve o território da Alsácia-Lorena; não compreender a importância dos territórios africanos e seus recursos para o continente europeu.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

O objetivo da questão é fazer com que o aluno perceba corretamente as pautas espaciais que envolvem os conflitos que desembocam na Primeira Guerra Mundial. O aluno erra a questão quando não associa as disputas nacionais com os avanços imperialistas que a Europa vinha empreendendo no século XIX. Além disso, o aluno não compreende a relação entre a progressiva industrialização e transformação do mundo, como observado na Belle Époque, que envolve a busca por territórios com recursos naturais disponíveis para essas indústrias. Para isso, divida os alunos em quatro grandes grupos e peça uma pesquisa em casa sobre as seguintes regiões: Marrocos, Egito, Golfo Pérsico e Alsácia-Lorena no período da Primeira Grande Guerra. A pesquisa deve identificar as importâncias econômicas e políticas sobre a região e deve ser apresentada em sala de aula, após ser concluída. Esperase que, dessa forma, o aluno consiga compreender a relação entre o desenvolvimento do capitalismo industrial e o seu envolvimento com a busca por novos territórios.

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