Exercícios de História com gabarito para treinar


**Gabarito no final**

Questão 1
O período conhecido como Primeira República (1889-1930) é marcado por diversas disputas entre dois atores sociopolíticos: as oligarquias e os militares. Das afirmações abaixo, qual melhor descreve a posição desses atores?
(a) Os militares defendiam a volta de um governo monárquico, enquanto as oligarquias eram favoráveis a um regime parlamentar.
(b) Pensando em seus interesses particulares, as oligarquias defendiam um governo federalista, no qual as elites regionais tivessem mais autonomia.
(c) Os militares tinham como principal interesse a descentralização do poder, pois acreditavam que essa era a melhor forma de o exército exercer sua autoridade.
(d) Por se tratar de um período de muita instabilidade política, as oligarquias resolveram se unir em torno de apenas um interesse: centralizar o poder em suas mãos.
(e) Ambos os atores tinham exatamente o mesmo interesse político, apenas o projeto de sociedade de cada um era diferente.

Questão 2
O coronelismo é uma das grandes marcas políticas da Primeira República. Em relação ao tema, assinale a alternativa correta:
(a)  Era um meio usado pelas elites regionais para conseguir manipular as eleições, impedindo que houvesse candidaturas de oposição.
(b) Com o intuito de ampliar o direito a voto das camadas menos favorecidas da sociedade, o coronelismo é um marco da democracia brasileira.
(c) O ato de cancelamento das eleições, devido às notícias falsas que circulavam nos jornais da época, é o que ficou conhecido como coronelismo.
(d) O coronelismo representa a manipulação eleitoral feita pelas elites regionais em seus municípios, funcionando como forma de manutenção das oligarquias no poder político.
(e) Era a forma de os coronéis limitarem o voto apenas ao próprio grupo militar.

Questão 3
Episódios como o da Revolta da Chibata expressam a insatisfação das camadas mais vulneráveis da sociedade, em especial da população negra, com as condições de vida às quais eram submetidas. Dos motivos listados abaixo, qual melhor explica a situação social dos negros na Primeira República:
(a) O fato de o movimento negro recusar-se a manter relações com as oligarquias impedia-o de ter qualquer tipo de progresso.
(b) Como os setores negros da sociedade recusavam-se a tomar as vacinas obrigatórias, eles acabavam sendo excluídos e marginalizados.
(c) A dificuldade em se adaptar à modernização proposta pelo governo republicano pode explicar as péssimas condições de vida dessa parcela da população.
(d) O exército dava preferência em suas ações às populações negras, que eram as únicas a aceitar as condições oferecidas.
(e) Apesar de a escravidão ter sido abolida em 1888, a Primeira República carrega uma herança muito forte do escravismo.

Questão 4
Uma das grandes marcas do período conhecido como Era Vargas é o trabalhismo. Ao se aproximar da classe trabalhadora, o presidente encontrou uma grande base de apoio para seu governo. Com as medidas trabalhistas, pode-se afirmar que Getúlio Vargas:
(a) amenizou diversos conflitos sociais, com medidas de conciliação de classes, onde ao mesmo tempo em que ele concedia vantagem aos trabalhadores, cada vez mais também os tinha sob a tutela do Estado.
(b) concedeu apenas benefícios às classes trabalhadoras, sempre ampliando liberdades e melhorias para estas parcelas sociais.
(c) como grande populista, apenas agravou as desigualdades sociais inerentes às condições de trabalho, favorecendo unicamente os patrões, detentores dos meios de produção.
(d) consolidou sua relação com as massas trabalhadoras, acabando por retirar direitos trabalhistas para que os patrões pudessem ter condições ideais e autônomas para contratação de seus funcionários, e, assim, favoreceu ambos os lados.
(e) estabeleceu medidas como a criação da CLT, que trouxe diversos benefícios à classe trabalhadora, porém gerou mais conflitos entre empregados e patrões.

Questão 5
Considerando o slogan “Queremos Constituição com Getúlio”, assinale a alternativa correta sobre o movimento queremista:
(a) A vontade dos militares era manter Getúlio Vargas no poder federal.
(b) Getúlio Vargas foi responsável por inúmeras manipulações políticas.
(c) A vontade de Vargas era redemocratizar a política brasileira.
(d) A efetividade das políticas populistas de Getúlio o levou aos braços das massas trabalhadoras.
(e) A impopularidade de Getúlio Vargas comprometeu seu governo.


Questão 6
Criado em 1910, o Serviço de Proteção ao Índio (SPI) durara até o ano de 1967, abrangendo a boa parte da Primeira República e a Era Vargas como um todo. Comandada pelas altas patentes militares, qual o posicionamento do Exército quanto à questão indígena no Brasil Republicano?
(a) Por meio da SPI, o Exército conseguiu durante anos proteger os territórios indígenas, lutando pelas áreas que originalmente lhes pertenciam.
(b) Os militares enxergavam o Brasil como um país heterogêneo, no qual a particularidade de cada povo integrante da nação deveria ser respeitado. 
(c) O Exército seguia o ideal de incorporar as populações indígenas à lógica da República, tendo a SPI uma “missão civilizadora”, mesmo que fosse necessário desrespeitar as particularidades de cada povo indígena.
(d) Por anos o Exército combateu os grandes proprietários de terra, que tinham como intuito usurpar as terras indígenas.
(e) Ao exercer a lógica de “missão civilizadora”, o Exército levou apenas melhorias para as populações indígenas, que, a partir de então, passaram a ser incorporadas de maneira pacífica e voluntária à sociedade brasileira.

Questão 7
Organização típica do sertão no início do século XIX, o cangaço tem um papel fundamental no Nordeste brasileiro. Das características abaixo, qual melhor explica a formação desses ajuntamentos considerados criminosos?
(a) Os cangaceiros eram constituídos por elementos que praticavam saques e furtos unicamente pelo prazer do ato.
(b) O cangaço pode ser compreendido como uma das diversas oligarquias que disputavam o poder regional brasileiro.
(c) Pode-se dizer que o movimento do cangaço iniciou-se com a reunião de pessoas que acreditavam na solução de problemas relacionados aos grandes latifúndios unicamente de maneira pacífica.
(d) Movimento de reação popular à exclusão política e à exploração econômica, o cangaço surge como uma forma de enfrentamento do poder dos grandes coronéis, encontrando nos saques e roubos uma solução.
(e) O cangaço surge como uma dissidência política dos diversos movimentos operários surgidos no início do século XX.

Questão 8
Episódios como a Greve Geral de 1917, além de responsável pela formação de diversas organizações operárias no início do século XX, tiveram grande influência dos imigrantes europeus. Qual a contribuição desses estrangeiros para que os movimentos operários tivessem tanta importância no cenário político da época? Quais eram as reivindicações dessas organizações?

Questão 9
A reurbanização do Rio de Janeiro, junto de medidas como a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola, foi uma iniciativa que alterou a paisagem urbana e o cenário social da antiga capital brasileira. Qual impacto esse tipo de política teve para as camadas sociais cariocas mais vulneráveis, em especial à população negra?

Questão 10
Assegurado em 1932, durante o governo provisório de Getúlio Vargas, o sufrágio universal feminino foi uma das grandes conquistas políticas encabeçadas por mulheres no Brasil no século XX. Cite duas mulheres que tiveram participação fundamental nessa conquista e descreva a importância do direito ao voto feminino no país.

GABARITO COMENTADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário