Exercícios de inglês para iniciantes com respostas - Cognatos e verbo to be


HABILIDADES

Questão 1
(EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.

Questão 2
(EF06LI08) Identificar o assunto de um texto, reconhecendo sua organização textual e palavras cognatas.

Questão 3
(EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.
(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.

Questão 4
(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.

Leia o texto e responda às questões 1 a 4.

The Nice People

“They certainly are nice people,” I assented to my wife’s observation, using the colloquial phrase with a consciousness that it was anything but “nice” English, “and I’ll bet that their three children are better brought up than most of--”
“Two children,” corrected my wife.
“Three, he told me.”
“My dear, she said there were two.”
“He said three.”
“You’ve simply forgotten. I’m sure she told me they had only two--a boy and a girl.”
“Well, I didn’t enter into particulars.”
“No, dear, and you couldn’t have understood him. Two children.”
[…]

BUNNER, Henry Cuyler. Short Sixes: Stories to be read while the candle burns. New York: PUCK Keppler & Schwartzmann, 1891. p. 129.

Questão 1
Quais números aparecem no texto?
a. (    ) 1 and 2.
b. (    ) 2 and 3.
c. (    ) 3 and 4.
d. (    ) 4 and 5.
e. (    ) 5 and 1. 

Questão 2
Observe o trecho retirado do texto e responda às perguntas.

“I assented to my wife’s observation, using the colloquial […].”

I. Quais são os cognatos presentes no trecho?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

II. Quais são os correspondentes em português dos cognatos que você identificou no trecho?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

Questão 3
Assinale a alternativa com o trecho em que o verbo to be é utilizado.
a. (    ) “He said three.”
b. (    ) “No, dear, and you couldn’t have understood him.”
c. (    ) “Well, I didn’t enter into particulars.”
d. (    ) “You’ve simply forgotten.”
e. (    ) “They certainly are nice people, […]”

Questão 4
Assinale a alternativa com a forma negativa do trecho “I’m sure she told me […]”. 
a. (    ) Am I sure she told me […].
b. (    ) I am not sure she told me […].
c. (    ) I isn’t sure she told me […].
d. (    ) I aren’t sure she told me […].
e. (    ) Are I sure she told me […].


GABARITO

Questão 1
Esta questão avalia a habilidade de localizar informações específicas em um texto.
Resposta: b
Caso os/as estudantes assinalem alguma das outras alternativas, pode ser interessante revisar os números em inglês, propondo atividades em que eles/elas contem elementos e identifiquem números em textos. Sugere-se elaborar um quadro com os números de 1 a 10 em inglês e deixá-lo disponível no mural da sala de aula para consulta.

Questão 2
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer palavras cognatas em um texto. 
Respostas:
I. Assented, observation, using e colloquial.
II. “Assenti”, “observação”, “usando” e “coloquial”. 
No momento da correção, sugere-se levar em conta que os/as estudantes podem desconhecer o verbo “assentir”, devido à sua formalidade, ou não reconhecer os tempos verbais empregados no texto. Nesses casos, aconselha-se aceitar a ausência da resposta “assenti” ou a indicação dos verbos em sua forma infinitiva nas respostas. Caso os/as estudantes não encontrem os outros cognatos, pode ser necessário revisar o conceito de cognatos e oferecer exemplos de palavras cognatas. Propõe-se realizar atividades de revisão com textos em que os/as estudantes possam localizar palavras cognatas.


Questão 3
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer o presente simples do verbo to be.
Resposta: e
Caso os/as estudantes assinalem outra alternativa, sugere-se revisar o uso do presente simples do verbo to be e propor atividades em que os/as estudantes identifiquem o uso do verbo em textos. Pode-se reler o texto desta questão e pedir aos/às estudantes que identifiquem e analisem outras ocorrências do verbo to be.

Questão 4
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer a forma negativa do presente simples do verbo to be.
Resposta: b
Caso os/as estudantes assinalem outra alternativa, sugere-se revisar a forma negativa do presente simples do verbo to be. Podem-se organizar os/as estudantes em duplas e entregar a cada dupla tiras de papel com frases que utilizem a forma afirmativa do verbo to be. Um/a estudante deve pegar uma tira, ler a frase em voz alta e dizer a mesma frase na forma negativa. O/A outro/a estudante da dupla deve dizer se a frase na negativa está correta ou não. Os/As estudantes devem continuar até que se acabem as tiras de papel.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário