Plano de aula interdisciplinar 6ºano - Português e Artes - Filme Luzes da cidade


A sétima arte como objetivo e instrumento de aprendizagem

Apresentação
Neste plano de aula os alunos assistirão ao filme Luzes da cidade, de Charles Chaplin, a fim de que percebam e reflitam a respeito das características do cinema mudo. Além disso, participarão da elaboração de uma fanfic relacionada com trechos de outros filmes do cinema mudo que também irão assistir.

Objetivo de aprendizagem
Refletir sobre o cinema mudo, para aprender suas características e como recurso de aprendizado, percebendo que muitos de seus recursos continuam atuais.

Objetos de conhecimento/Habilidades
Língua Portuguesa
Produção de textos: Construção da textualidade. Relação entre textos
Habilidade (EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.

Arte
Artes Visuais: Contextos e práticas
Habilidade (EF69AR03) Analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais (cinema, animações, vídeos etc.), gráficas (capas de livros, ilustrações de textos diversos etc.), cenográficas, coreográficas, musicais etc.

Tempo previsto: 3 aulas 
Gestão dos alunos: em sala de aula, alunos em grupos e em duplas, com mediação do professor.

Recursos didáticos
Espaço físico: sala de aula
Materiais: Aparelho de DVD e televisão ou projetor multimídia e computador (se for possível), filme (DVD) Luzes da cidade, de Charles Chaplin, seleção de cenas de filmes de cinema mudo, folhas de papel sulfite A4, cola branca, tesoura, grampeador, grampos, lápis, borracha, caneta e lápis de cor.

Desenvolvimento 
Etapa 1 (2 aulas)  
Aula 1
Antes da primeira aula, selecione as cenas do filme Luzes da cidade que considerar mais adequadas a seus alunos. Também procure na internet trechos de filmes do cinema mudo e escolha os que eles deverão assistir como tarefa. Comece a aula escrevendo o nome de Charles Chaplin na lousa e perguntando se alguém o conhece. Ouça as respostas dos alunos e tente complementar as informações que eles forem dando. Incentive-os a escutar respeitosamente os outros, sem interrompê-los. 
Acrescente que Chaplin nasceu em Londres, Inglaterra, em 1889. Foi um dos ícones do cinema mudo e trabalhou não apenas como ator, mas também como produtor, roteirista e empresário cinematográfico. Conhecido mundialmente por "Carlitos", seu principal recurso era a utilização da mímica nas comédias. Morreu em 1977 em Vevey, Suíça.
A seguir, conte para os alunos o enredo do filme Luzes da cidade: um vagabundo se apaixona por uma jovem cega que trabalha vendendo flores na rua. Ele fica sabendo que a moça e sua avó estão a ponto de perder a casa onde moram e tenta, de várias maneiras, conseguir o dinheiro de que elas precisam, porém sem sucesso. Em um golpe de sorte, o vagabundo salva a vida de um milionário e recebe uma recompensa. Isso lhe permitirá ajudar a jovem. Em seguida, projete as cenas do filme Luzes da cidade que selecionou.

Após o término da projeção, faça algumas perguntas aos alunos, como:
– Vocês já tinham ouvido falar em “cinema mudo”?
– Qual a diferença entre esse tipo de filme e os a que assistimos atualmente?
– O que é importante nesse tipo de filmagem para que o telespectador consiga entender a narrativa?
Escreva na lousa os itens comentados pelos alunos e sugira que anotem, numa folha de papel, as características do cinema mudo que surgiram na troca de ideias. Algumas delas são: a importância da música para criar o “clima” das cenas na ausência de falas, a inclusão de algumas legendas para o espectador entender melhor a trama, as expressões dos rostos, as posturas corporais e os gestos dos atores para “dizerem” o que eles não falavam etc. Esclareça que o cinema mudo ainda é usado, em nossos dias, como linguagem artística e cultural. 
Para realizar a segunda etapa desta sequência, divida entre os alunos os filmes mudos que selecionou previamente e a que eles deverão assistir na internet como tarefa de casa.

Após assistirem, deverão registrar no papel as seguintes informações:
– Nome do filme.
– Duração.
– Personagens: Nome e principais características. 
– Enredo (entre 5 e 10 linhas).
– Recursos do cinema mudo presentes no filme (música, legendas, expressões faciais, movimentos corporais, gestos etc.).


Aula 2
Nesta aula, realize uma atividade oral com todos os alunos juntos. Agrupe os alunos que assistiram ao mesmo filme para que juntos elaborem um único texto, expondo e integrando as informações que cada um coletou e, principalmente, a descrição do enredo e dos recursos.
Cada grupo nomeará um representante que deverá expor esse texto elaborado em conjunto para os outros grupos. Oriente-os para que, durante as exposições, todos respeitem a exposição do colega, sem interrompê-lo.
Enquanto os alunos desenvolvem suas apresentações, escreva na lousa adjetivos e locuções adjetivas que forem mencionados. Por fim, chame a atenção deles para a importância da utilização desses recursos na construção de sentido de suas apresentações. 
A seguir, retome as características do cinema mudo e a facilidade com que o entendemos. Saliente, mais uma vez, a importância da música, dos gestos e das expressões das personagens e dos textos escritos.

Etapa 2 (1 aula)
Nesta segunda etapa, os alunos deverão elaborar uma fanfiction (termo que, em português, literalmente, significa "ficção de fã"). Trata-se de uma narrativa de ficção que os fãs de um gênero ou obra escrevem e depois publicam na internet, em blogs, sites etc., e na qual utilizam as personagens e tramas de outras obras, como seriados, filmes, histórias em quadrinhos, videogames etc. Dessa forma, constroem uma continuação ou enredo diferente do original, mas que “conversa” diretamente com ele pelos elementos que tem em comum. Ao mesmo tempo, o gênero serve para aproximar os fãs desses gêneros ou obras.
Em sala de aula e em duplas, os alunos deverão produzir uma fanfic, tomando como base os enredos e personagens dos filmes mudos a que assistiram. Estabeleça um mínimo de 20 e um máximo de 30 linhas.
A dupla poderá misturar enredos e personagens, criando uma verdadeira “salada de ideias”. 
Oriente os alunos para que coloquem elementos de narrativa de aventura em sua fanfic. Neste momento, relembre a estrutura desse gênero literário: situação inicial, conflito, clímax e desfecho e peça que escolham um título original para sua fanfic.
Depois, cada dupla trocará sua fanfic com a de outros alunos para a sua leitura e comentários entre os quatro.

Para encerrar, você pode promover uma atividade de reflexão com toda a classe, baseada nas perguntas a seguir:
– Você acha que a criatividade está intimamente relacionada ao acesso às tecnologias? Por quê? 
– Qual é o legado de Charles Chaplin ao cinema mundial? 
– Você acha que a ausência de som era um empecilho para que as pessoas se divertissem ao assistir aos filmes da época do cinema mudo? Por quê? 

Acompanhamento da aprendizagem
A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure perceber, no decorrer das atividades, os seguintes itens:
• Interesse em conhecer as características e objetivos do cinema mudo.
• Uso da linguagem oral adequada ao expor suas ideias.
• Fundamentação de suas ideias ao expô-las.
• Coerência e coesão textual em sua produção escrita.
• Participação individual e coletiva.
• Envolvimento com o tema e as propostas durante o desenvolvimento da SD.
• Organização e criatividade na execução dos trabalhos.
• Espírito de equipe e colaboração com os colegas.
• Respeito à opinião dos outros.

Além das observações anteriores, seguem algumas questões relativas às habilidades desenvolvidas nesta sequência didática.

1. Quais são as características do cinema mudo?
[Resposta esperada: O cinema mudo, ao não ter falas, se caracteriza pela apresentação de situações por meio do comportamento, gestos e expressões das personagens, com o marco dos cenários, da música e das legendas.]

2. Quem foi Charles Chaplin?
[Resposta esperada: Charles Chaplin nasceu em Londres, Inglaterra, em 1889. Foi um dos ícones do cinema mudo e trabalhou como ator, mas também como produtor, roteirista e empresário cinematográfico. Conhecido mundialmente por "Carlitos", seu principal recurso era a utilização da mímica nas comédias. Morreu em 1977 em Vevey, Suíça.]

3. O que é uma fanfic?
[Resposta esperada: Uma fanfiction ou fanfic é uma narrativa de ficção que os fãs de um gênero ou obra escrevem e depois publicam na internet, em blogs, sites etc., e na qual utilizam as personagens e tramas de outras obras como seriados, filmes, histórias em quadrinhos, videogames etc. Dessa forma, constroem uma continuação ou enredo diferente do original, mas que conversa diretamente com ele pelos elementos que tem em comum. Ao mesmo tempo, o gênero serve para aproximar os fãs desses gêneros ou obras.]

Após o trabalho com a sequência didática, apresente aos alunos a autoavaliação a seguir. Se preferir, reproduza as questões na lousa e peça aos alunos que as copiem e respondam. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário