Questões de História com gabarito comentado



Gabarito comentado

1. Alternativa B
A questão objetiva esclarecer os interesses da classe política que dominou a Primeira República. Se o aluno assinalar a alternativa A, talvez ele não tenha compreendido que o movimento republicano é, na verdade, uma tentativa de rompimento político com o passado. No caso de assinalamento das alternativas C e D, o aluno provavelmente inverteu os interesses de ambas as elites políticas. Já com a opção pela alternativa E, é provável que ele não tenha compreendido que havia distintos projetos políticos para o Brasil no período.

2. Alternativa D
A questão trabalha com o conceito de coronelismo e tem por intuito esclarecer sobre essa prática política. Com o assinalamento da alternativa A, talvez o aluno demonstre que não compreendeu o conceito de voto de cabresto, uma manipulação eleitoral própria ao coronelismo, e não um meio de impedimento de opositores a concorrer ao pleito. Ao assinalar as alternativas C e E, o aluno talvez não tenha compreendido que na Primeira República vigorava uma democracia, mesmo que limitada e manipulada, na qual o voto era fundamental para a legitimação dos políticos no poder. No caso de ter assinalado a alternativa B, é provável que o aluno não tenha entendido que, apesar de o regime republicano ter orientação democrática, a política era controlada pelas oligarquias, que queriam o voto limitado o máximo possível, justamente para que houvesse maior controle sobre as eleições.

3. Alternativa E
A questão objetiva demonstrar a continuidade histórica do escravismo. Ao assinalar as alternativas A, B, C e D, o aluno talvez esteja indiretamente atribuindo suas condições sociais às dos negros, não percebendo as permanências advindas do período escravista, que impunha determinadas situações a essas populações.

4. Alternativa A
A questão pretende enfatizar o caráter muitas vezes contraditório das medidas políticas tomadas por Getúlio Vargas, principalmente ao se falar das contribuições trabalhistas. Ao assinalar as alternativas B, C e E, talvez o aluno não tenho compreendido o caráter conciliador das medidas getulistas. Com o assinalamento da alternativa D, provavelmente o aluno não compreendeu o caráter estadista e centralizador de Vargas. 

5. Alternativa D
A questão procura exemplificar o alcance do populismo e das medidas trabalhistas getulistas. Ao assinalar a alternativa A, talvez o aluno não tenha compreendido a oposição militar à Vargas. Com a alternativa B, o aluno talvez não tenha compreendido a base do movimento queremista. Já no caso de o aluno assinalar a alternativa C, provavelmente ele não entendeu as pressões sofridas para que Vargas saísse do poder. Se o aluno assinalou a alternativa E, é provável que não tenha entendido a popularidade de Getúlio Vargas.

6. Alternativa C
A questão pretende demonstrar a lógica de exclusão imposta às populações indígenas, desvalorizando práticas não ocidentais e desrespeitando a diversidade cultural dos povos originais do território que hoje habitamos. Ao assinalar as alternativas A e D, talvez o aluno não tenha compreendido as tentativas de inserção das populações indígenas na sociedade brasileira, na qual predominavam os interesses de terceiros, mas não dos próprios povos originários. Com o assinalamento da alternativa B, provavelmente o aluno não compreendeu a lógica de exclusão praticada contra tudo o que não era considerado “civilizado”. Já no caso de o aluno ter assinalado a alternativa E, é possível que ele não tenha notado como a lógica de incorporação à “civilização” trouxe inúmeros danos às populações indígenas, desrespeitando as particularidades e vontades destes, ao privilegiar apenas os interesses dos colonizadores.

7. Alternativa D
A questão tem como objetivo demonstrar formas de resistência às oligarquias políticas e aos coronéis, exemplificando a não passividade popular ante à exploração, mesmo que muitas vezes incorrendo em alternativas ilegais. Ao assinalar as alternativas A e B, muito provavelmente o aluno não compreendeu o caráter de resistência do movimento cangaceiro. Com o assinalamento da alternativa C, o aluno talvez não tenha captado o modo de operação muitas vezes violento exercido pelos cangaceiros. Tendo assinalado a alternativa E, é provável que o aluno não tenha compreendido o caráter rural dessas organizações.

8. 
A questão destaca que a chegada dos imigrantes europeus trouxe não somente mudanças étnicas e demográficas para o Brasil, mas teve impacto econômico, político e cultural. Espera-se que o aluno mencione que parte dos imigrantes europeus trouxe ideais políticos como o anarquismo, o sindicalismo e o comunismo de seus países de origem, além de citar reivindicações como melhores condições de trabalho, carga horária máxima de expediente etc.

9.  
A questão repercute o impacto da herança escravista na vida da população negra. Espera-se que o aluno descreva, a partir dos exemplos do enunciado, como a influência do escravismo e do racismo moldou as relações dos africanos recém-alforriados e seus descendentes com o território urbano carioca, marginalizando essas populações e aprofundando cada vez mais as diferenças sociais já existentes.

10.
A questão destaca o protagonismo feminino, salientando que a história não se resume aos feitos dos homens – a presença da mulher também foi fundamental na conquista de direitos. Espera-se que o aluno consiga mencionar duas figuras de participação ativa quanto ao sufrágio feminino universal (como Dionísia Gonçalves Pinto, Auta de Souza, Celina Guimarães Vianna, Bertha Lutz, entre outras), relacionando suas contribuições à sociedade brasileira.



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