Reportagem - Produção de texto 8ºano - Habilidade EF89LP09


Leia o texto a seguir sobre o Museu Nacional e responda à questão.

O museu conta com um dos maiores acervos de antropologia e história natural do país – são cerca de 20 milhões de itens. Localizado na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, é o museu mais antigo e uma das instituições científicas mais importantes do Brasil.
Fundado por Dom João 6º no dia 6 de agosto de 1818, o museu tinha acabado de completar 200 anos quando aconteceu o incêndio. Muitas peças do acervo são exemplares únicos – de esqueletos de dinossauros a múmias egípcias, passando por milhares de utensílios produzidos por civilizações ameríndias durante a era pré-colombiana.

(Disponível em: <https://goo.gl/9CnCC2>)

Esse trecho é de uma reportagem. Crie sobretítulo, título e subtítulo para essa reportagem.

GABARITO COMENTADO

Prática de Linguagem: Produção de textos
Objeto(s) de conhecimento:  Estratégia de produção: textualização de textos informativos

Habilidade (EF89LP09) 
Produzir reportagem impressa, com título, linha fina (optativa), organização composicional (expositiva, interpretativa e/ou opinativa), progressão temática e uso de recursos linguísticos compatíveis com as escolhas feitas e reportagens multimidiáticas, tendo em vista as condições de produção, as características do gênero, os recursos e mídias disponíveis, sua organização hipertextual e o manejo adequado de recursos de captação e edição de áudio e imagem e adequação à norma-padrão.

Grade de correção
100%
Por se tratar de uma resposta criativa, aceite todas as respostas possíveis desde que estejam relacionadas ao que foi solicitado. O aluno deve elaborar tudo o que foi solicitado: sobretítulo, título e subtítulo.
50% 
O aluno que elaborar apenas dois itens, dentre os que foram solicitados, terá obtido 50% da questão.
0% 
Respostas que não estejam relacionadas ao texto suporte ou a elaboração de apenas um item ou nenhum levarão à nota zero.

Orientações sobre como interpretar as respostas e reorientar o planejamento com base nos resultados

Você pode retomar o conteúdo por meio da seguinte atividade: explique aos alunos a função do sobretítulo, título e subtítulo em uma reportagem. Solicite a eles que tragam uma reportagem e que criem novo sobretítulo, título e subtítulo para ela. Depois, forme duplas e peça ao aluno que analise a resposta do colega, se está correta ou não, além de sugerir outras respostas. Se for possível o acesso à internet, os alunos podem pesquisar as reportagens ou matérias em sites como Superinteressante, Galileu, Ciência hoje para crianças. Você pode expor os trabalhos dos alunos depois de corrigidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário