Verbos 6ºano - Atividade com interpretação (gabarito)

Resposta esperada: “Foi” está no passado; “é”, no presente; e “será”, no futuro. Esses tempos são usados para mostrar o relógio como uma herança de família que vai passando de geração para geração.
Essa questão avalia os efeitos de sentido obtidos pelo uso de diferentes tempos verbais na narrativa de acordo com as habilidades (EF06LP04) e (EF69LP47) da BNCC.
A dificuldade da questão está mais em compreender o efeito de sentido obtido pelo uso dos verbos do que em propriamente identificar em que tempo verbal estão sendo utilizados. Nesse caso, destacar o aspecto conciso do período e como cada um dos tempos verbais está relacionado com o período em que viveram os membros da família: o pai e o avô no passado, ele no presente e seu filho no futuro.

Questão 2
Resposta esperada: “Na hora” refere-se ao momento em que um desconhecido foi conversar com o narrador em alguma ocasião durante sua infância. Isso fica evidente no período anterior, em que ele fala do mistério que esse encontro representou para ele quando criança. 
Essa questão avalia a capacidade do(a) estudante de compreender o funcionamento de mecanismos de coesão de acordo com a habilidade (EF67LP36) da BNCC.
É possível que o(a) estudante tenha dificuldade para relacionar a locução adverbial com a situação referida por ela. Provavelmente, o maior desafio para o(a) estudante é redigir a resposta de maneira clara, especialmente a explicação sobre como chegou à conclusão. Nesse caso, procure apresentar outros exemplos similares e evidenciar de que forma um mecanismo de coesão retoma algum elemento anterior no texto.

Questão 3
Resposta certa: A.
Essa questão exige que o(a) estudante conheça as diferentes maneiras de introduzir as falas das personagens em textos narrativos de acordo com a habilidade (EF69LP47) da BNCC.
A escolha da alternativa B pode indicar que o(a) estudante não compreendeu que no discurso direto há a transcrição fiel da fala da personagem sem a interferência do narrador. Nesse caso, retomar o conceito e apresentar outros exemplos desse tipo de discurso.
A escolha da alternativa C pode indicar que o(a) estudante não compreendeu a mistura que ocorre entre fala do narrador e fala da personagem presentes no discurso indireto livre. Nesse caso, cabe ressaltar que esse conceito costuma ser desafiador para alunos nessa faixa etária e pouco presente nos textos lidos até então. Retomar o conceito e mostrar outros casos em que o discurso indireto livre aparece.
A escolha da alternativa D pode indicar que o(a) estudante não compreendeu que o discurso direto e o discurso indireto têm marcas distintas. Retomar essas marcas e apresentar outros exemplos de cada um dos discursos.

Questão 4
Resposta esperada: A intencionalidade discursiva do narrador é partilhar com o leitor episódios de sua infância (reais ou imaginários), como fica evidente no trecho “Já contei várias proezas, aventuras, peripécias, tropelias (e algumas lorotas) do tempo em que eu era menino”.
A questão avalia a capacidade de o(a) estudante identificar e compreender as intenções envolvidas quando da produção de um discurso por meio de diferentes estratégias e recursos de acordo com as habilidades EF67LP28 e EF69LP47 da BNCC.
É possível que o(a) estudante apresente inicialmente dificuldade em identificar a intencionalidade do narrador, pois os dois primeiros parágrafos contam o momento presente, fato corroborado pelo uso dos verbos nesse tempo. Depois disso, chamar a atenção dos(as) estudantes para os verbos que estão no passado sinalizando que os fatos narrados se referem à infância do narrador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário