15 Atividades de matemática 4ºano com gabarito comentado (PDF)


**Atividades em PDF no final**

GABARITO COMENTADO

1. As afirmações assinaladas devem ser “Não é possível sortear a segunda posição.” e “Talvez sorteie a primeira posição.”.
O aluno que respondeu corretamente sabe identificar, em eventos familiares aleatórios, os resultados possíveis. O aluno que marcou uma das outras afirmações não desenvolveu a habilidade, retome  conteúdos que tratam de problemas que envolvem análise de eventos aleatórios e os resultados possíveis.

2. Deve ser circulado o atleta que está com o número 244.
O aluno que respondeu corretamente sabe ler e identificar características do sistema de numeração decimal envolvendo números naturais até a ordem das unidades de milhar. O aluno que não desenvolveu a habilidade pode ter calculado o dobro ou errado no cálculo da adição. O aluno que marcou o 1 263, ignorou que o número deve ter três dígitos. O aluno que marcou o 255, ignorou que o algarismo da unidade teria que ser menor que 5. O aluno que marcou o 362, ignorou que o algarismo da centena deve ser par. Para os alunos que não desenvolveram ou desenvolveram parcialmente a habilidade, retome conteúdos que tratam de situações que envolvem reflexão sobre o sistema de numeração decimal, como posição, classes, decomposição e ordenamento. 


3. 
O aluno que respondeu corretamente sabe ordenar números naturais até a ordem das unidades de milhar. O aluno que não desenvolveu a habilidade pode ter posicionado as datas sem considerar as marcações na reta. Para os alunos que não desenvolveram ou desenvolveram parcialmente a habilidade, retome as atividades que tratam de situações que envolvem reflexão sobre o sistema de numeração decimal, como posição, classes, decomposição e ordenamento. 
4. 
a) 2 pacotes de 1 000 lápis;
b) 6 pacotes de 100 lápis;
c) 5 lápis ficam sem empacotar;
d) 2 605 = 2 unidades de milhar + 6 centenas + 0 dezenas + 5 unidades.
O aluno que respondeu corretamente sabe compreender o sistema de numeração decimal decompondo números com algarismos até a ordem da unidade de milhar por meio de adições de potências de dez. O aluno que desenvolveu parcialmente a habilidade pode ter trocado dezenas ou milhar por centena ou unidade. Para o aluno que não desenvolveu ou desenvolveu parcialmente a habilidade, retome conteúdos que tratam de situações que envolvem reflexão sobre o sistema de numeração decimal, como posição, classes, decomposição e ordenamento. 

5. Exemplo de resposta:
    600 + 400 = 1 000
    60 +40 = 100 e 100 – 2 = 98
    1 000 + 98 = 1 098
O aluno que respondeu corretamente sabe utilizar as relações entre adição e subtração para ampliar as estratégias de cálculo. O aluno que desenvolveu parcialmente a habilidade pode ter mostrado outra estratégia, mas sem utilizar a aproximação de 438 com 440. Para o aluno que não desenvolveu ou desenvolveu parcialmente a habilidade, retome conteúdos que tratam de situações que envolvem reflexão sobre estratégias de adição que fazem uso de arredondamentos e subtrações. 

6. 
a) Aparece no visor o número 259. 
b) 259 + 368 = 627 – 368
O aluno que respondeu corretamente sabe reconhecer as relações inversas entre as operações de adição e de subtração. Para o aluno que não desenvolveu ou desenvolveu parcialmente a habilidade, retome conteúdos que tratam de situações que envolvem reflexão sobre a possibilidade de usar uma subtração para verificar se a adição foi realizada corretamente (autoconferência). 

7. 


A igualdade permanece.
O aluno que respondeu corretamente sabe reconhecer e mostrar que uma igualdade não se altera quando se adiciona ou subtrai o mesmo número a seus dois termos. Para o aluno que não desenvolveu ou desenvolveu parcialmente a habilidade, retome conteúdo que trata de situações que envolvem balanças e reflexões sobre o que acontece ao se adicionar e subtrair o mesmo número dos dois termos de uma igualdade. 

8. 
a) 14 + 10 = 24 e 24 + 1 = 25
b) 38 + 10 = 48 e 48 + 1 = 45
c) 49 – 10 = 39 e 39 – 1 = 38
d) 68 – 10 = 58 e 58 – 1 = 57
O aluno que respondeu corretamente sabe utilizar a decomposição de números para estratégias de cálculo. Para o aluno que não desenvolveu ou desenvolveu parcialmente a habilidade, retome conteúdos que tratam de situações que envolvem reflexão sobre o sistema de numeração decimal, como posição, classes, decomposição e ordenamento. 

9.
As perguntas que devem ser assinaladas são “Quantos quilogramas podem pesar, no máximo, uma sucuri e um jacaré-açu juntos?” e “Quando a serpente e o jacaré alcançam o comprimento máximo, quantos metros um tem a mais que o outro?”.
Resposta pessoal. 
O aluno que respondeu corretamente sabe elaborar a questão e resolver problemas que envolvem adição. O aluno que não desenvolveu ou desenvolveu parcialmente a habilidade pode ter assinalado a pergunta que envolve dados da girafa, que não são dados nas fichas ou fazer uma pergunta que não pode ser respondida com as informações das fichas. Para os alunos que não desenvolveram ou desenvolveram parcialmente a habilidade, retome conteúdos que tratam de propor reflexões sobre a resolução de situações-problema que envolvem adição e subtração em diferentes contextos, como quantidade de animais, alunos e objetos. A reflexão proposta refere-se à presença ou não de informações suficientes para a resolução.
10. Alternativa B.
O aluno que selecionou a alternativa B sabe resolver problemas de adição com números de até 3 algarismos, com significado de juntar, usando diferentes estratégias. O aluno que selecionou a alternativa A pode ter errado por não reagrupar as dezenas obtidas da adição das ordens das unidades e apresentar o resultado da adição destas justapondo ao lado do resultado da adição das ordens das dezenas e centenas, desse modo desenvolveu parcialmente a habilidade. O aluno que selecionou alternativa C pode ter errado por não reagrupar as dezenas obtidas da adição das ordens das unidades e desenvolveu parcialmente a habilidade. O aluno que selecionou a alternativa D pode ter errado por ter subtraído os valores do problema e não desenvolveu a habilidade. Para os alunos que não desenvolveram ou desenvolveram parcialmente a habilidade, retome conteúdos que tratam de situações-problema que envolvem adição em diferentes situações, como compra, percurso, objetos adquiridos em situações que envolvem também a ideia de juntar.

11. Alternativa C.
O aluno que selecionou a alternativa C sabe compor número natural, mostrando compreender o sistema de numeração decimal. O aluno que selecionou a alternativa A pode ter errado por não compreender as ordens do sistema de numeração e não desenvolveu a habilidade. O aluno que selecionou a alternativa B pode ter errado por trocar as 8 centenas por 8 dezenas e desenvolveu parcialmente a habilidade. O aluno que selecionou a alternativa D pode ter errado por trocar as 3 unidades por 3 dezenas e desenvolveu parcialmente a habilidade. Para o aluno que não desenvolveu ou desenvolveu parcialmente a habilidade, retome conteúdos que tratam de situações que envolvem reflexão sobre o sistema de numeração decimal, como posição, classes, decomposição e ordenamento. 

12. Alternativa D.
O aluno que selecionou a alternativa D sabe resolver problema de subtração com números de até 3 algarismos, com significado de comparação, usando diferentes estratégias. O aluno que selecionou a alternativa A pode ter errado por adicionar os valores e, desse modo, não desenvolveu a habilidade. O aluno que selecionou a alternativa B pode ter errado por identificar um dos valores que aparece no texto do problema e não desenvolveu a habilidade. O aluno que selecionou a alternativa C pode ter errado ao utilizar o algoritmo da subtração e não realizado adequadamente o desagrupamento e, desse modo, desenvolveu parcialmente a habilidade. Para os alunos que não desenvolveram ou desenvolveram parcialmente a habilidade, retome conteúdos que tratam de situações-problema que envolvem subtração em diferentes situações, como compra, percurso e objetos adquiridos.
13. Alternativa D.
O aluno que selecionou a alternativa D sabe resolver problema de adição com números de até 3 algarismos, com significado de juntar, usando diferentes estratégias. O aluno que selecionou a alternativa A pode ter errado por comparar as quantias recebidas das tias Márcia e Joana, realizando a subtração dos valores, e desse modo desenvolveu parcialmente a habilidade. O aluno que selecionou a alternativa B pode ter errado por apenas identificar a quantia recebida pela tia Marcia e desenvolveu parcialmente a habilidade. O aluno que selecionou a alternativa C pode ter errado por ter levado em conta os valores das cédulas, considerando uma cédula de cada valor, e não desenvolveu a habilidade. Para os alunos que não desenvolveram ou desenvolveram parcialmente a habilidades, retome conteúdos que tratam de situações-problema que envolvem adição em diferentes situações, como compra, percurso e objetos adquiridos em situações que envolvem também a ideia de juntar.

14. Alternativa A.
O aluno que selecionou a alternativa A sabe ler e identificar características do sistema de numeração decimal para números naturais até a ordem das unidades de milhar. O aluno que selecionou a alternativa B pode ter errado por trocar a centena e a unidade por dezena e centena e não desenvolveu a habilidade. O aluno que selecionou a alternativa C pode ter errado por ter ignorado a unidade de milhar e ainda escrever a centena e a dezena justapostas e não desenvolveu a habilidade. O aluno que selecionou a alternativa D pode ter errado por escrever a ordem das unidades de milhar de modo justaposto e desenvolveu parcialmente a habilidade. Para os alunos que não desenvolveram ou desenvolveram parcialmente a habilidade, retome conteúdos que tratam de situações que envolvem reflexão sobre o sistema de numeração decimal, como posição, classes, decomposição e ordenamento. 

15. Alternativa D.
O aluno que selecionou a alternativa D sabe ler e interpretar os dados de gráfico pictóricos. O aluno que selecionou a alternativa A pode ter errado por considerar apenas a quantidade de árvores plantadas e desenvolveu parcialmente a habilidade. O aluno que selecionou a alternativa B e C pode não ter compreendido a interpretação de que a imagem de uma árvore equivale a 15 árvores e, por isso, ter errado ao calcular a quantidade de árvores. Para o aluno que não desenvolveu ou desenvolveu parcialmente a habilidade, o professor pode retomar conteúdos tratam de situações que envolvem análise e interpretação de tabelas de dupla entrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário