15 atividades de português 3ºano com gabarito comentado (fundamental 1)


** Atividades em PDF no final**

GABARITO COMENTADO

Questão 1
Esta questão avalia a habilidade do aluno de reconhecer a ordem alfabética. 
Resposta: amora; castelo; garrafa; homem; travesseiro.
Nessa questão, o aluno deve ser capaz de ler as palavras e organizá-las em ordem alfabética. Caso não consiga, é possível que ele ainda não domine a sequência em que as letras aparecem no alfabeto. Proponha atividades de explorar oralmente a sequência alfabética, de completar a sequência alfabética e de procurar palavras no dicionário.

Questão 2
Esta questão avalia a habilidade do aluno de reconhecer a ordem alfabética, observando a segunda letra das palavras. 
Resposta: panela; peteca; picolé; pomba; punho.
Nessa questão, o aluno deve ler as palavras e organizá-las em ordem alfabética, atentando-se para a segunda letra, uma vez que a primeira é igual em todas elas. Conhecer a ordem alfabética é importante, entre outras situações, para saber pesquisar palavras no dicionário. Caso o aluno não consiga ordenar as palavras, é possível que ele ainda não domine a sequência em que as letras aparecem no alfabeto ou ainda não tenha percebido que a segunda letra indica a ordem em que elas devem ser organizadas. Proponha atividades de procurar palavras no dicionário, de colocar em ordem alfabética as consoantes separadas das vogais e de completar palavras partindo de famílias silábicas.

Questão 3
Esta questão avalia a habilidade do aluno de conhecer como o dicionário é organizado, para que possa recorrer a ele para esclarecer dúvidas sobre a escrita das palavras.
Resposta: Alternativa B.
Nessa questão, espera-se que o aluno marque a alternativa que indica que o dicionário é organizado em ordem alfabética. Caso não marque essa alternativa, é possível que ele ainda não tenha compreendido como funciona a busca por palavras em um dicionário. Proponha atividades em que o aluno possa explorar o dicionário e perceber como as palavras estão dispostas nele. Por exemplo: dite uma palavra para o aluno, que deverá procurá-la no dicionário. Quanto mais o aluno manusear esse recurso, mais poderá se interessar por procurar novas palavras, ampliando seu vocabulário e aperfeiçoando sua escrita.

Questão 4
Esta questão avalia a habilidade do aluno de reconhecer o uso da ordem alfabética no dicionário, para que consiga pesquisar no dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita das palavras.
Resposta: Alternativa A. 
Nessa questão, o aluno precisa reconhecer a escrita das palavras, atentando-se à palavra que vem antes e a que vem depois da palavra em destaque; nesse caso, gaveta. Caso marque a alternativa B, C ou D, é possível que o aluno ainda não tenha compreendido a ordem em que as palavras estão dispostas no dicionário. Ofereça atividades em que ele precise colocar as palavras em ordem alfabética, considerando a primeira e a segunda letras.

Questão 5
Esta questão avalia a habilidade do aluno de ler palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas: c/qu.
Resposta: cabelo – a; comida – o; cueca – u; querido – e; quiabo – i.
Nessa questão, o aluno deve ler palavras com correspondências regulares contextuais nas sílabas ca, co, cu, que e qui. Caso o aluno não consiga identificar as vogais, é possível que ele ainda não tenha percebido os contextos de uso de c/qu para representar o som /k/. Proponha atividades em que o aluno precise escrever ou completar com vogais algumas palavras com c e qu.

Questão 6
Esta questão avalia a habilidade do aluno de ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas: c/qu. 
Resposta: cavalo; coco; cubo; queijo; quinze.
Nessa questão, o aluno deve escrever as palavras a partir da leitura de imagens, reconhecendo que elas se iniciam com ca, co, cu, que (sílaba quei) e qui (sílaba quin). Caso não consiga registrá-las, é importante retomar com ele a escrita de diferentes palavras com esses contextos; por exemplo, ler imagens e completar com ca, co, cu, que e qui.

Questão 7
Esta questão avalia a habilidade do aluno de identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros.
Resposta: sono/abandono; dormir/sentir.
Nessa questão, o aluno deve identificar em quais palavras há rimas. Caso não consiga, é possível que ele não tenha compreendido o conceito de rima. Proponha atividades de expressão oral em que a rima apareça, como a leitura de textos poéticos. É interessante também propor atividades em que, a partir da visualização de uma imagem, o aluno escreva uma palavra que rime com o nome dessa imagem.

Questão 8
Esta questão avalia a habilidade do aluno reconhecer o conceito de verso e compreender uma característica estrutural do gênero quadrinha: ser constituída por quatro versos.
Resposta: Alternativa C.
Ouvir, ler e interpretar poemas é uma atividade que amplia o vocabulário de forma lúdica. Nessa questão, para responder corretamente, o aluno precisa conhecer o conceito de verso numa quadrinha. Caso o aluno marque a alternativa D – 1 verso –, é possível que ele tenha confundido o conceito de verso com o de estrofe. Proponha atividades de interpretação de texto e de contagem de versos e estrofes em quadrinhas, poemas e cantigas.


Questão 9
Esta questão avalia a habilidade do aluno de identificar o número de sílabas das palavras e também ler e escrever corretamente palavras com a seguinte formação silábica: CV, CVC, V, CCV, VC, VV, CVV.
Resposta: nó – 1 sílaba; be-lo – 2 sílabas; gra-va-ta – 3 sílabas; en-de-re-ço – 4 sílabas; Eu-ro-pa – 3 sílabas; co-e-lho – 3 sílabas.
Para responder essa questão, o aluno precisa segmentar corretamente as palavras. Outro ponto importante a ser analisado nessa questão são as diversas composições silábicas, que favorecem a observação das regularidades e das irregularidades ortográficas. Caso o aluno não consiga segmentar as palavras de forma adequada, proponha atividades em que ele possa, primeiramente, classificar a quantidade silábica para, depois, separá-las. Proponha também atividades lúdicas de bater palmas separando as palavras silabicamente.

Questão 10
Esta questão avalia a habilidade do aluno de identificar o número de sílabas das palavras e também ler e escrever corretamente palavras com sílabas formadas a partir da seguinte composição: CV, CVC, V, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
Resposta: pó – vermelho
ja-ca-ré – vermelho (todas as sílabas)
pre – marrom; sen – azul; te – vermelho
es – laranja; tá – vermelho; tu – vermelho; a – roxo
ou – amarelo; ro – vermelho
mão – verde
Nessa questão, o aluno deve ler e identificar, a partir da legenda, o processo silábico das palavras. É importante que ele perceba que todas as sílabas contêm vogais. Caso não o perceba, proponha atividades em que você dê o comando da formação da sílaba e o aluno responda oralmente. Depois, proponha atividades de pintar conforme a formação das sílabas após a separação.

Questão 11
Esta questão avalia a habilidade do aluno de ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas r/rr.
Resposta: carro; peruca; barriga; ferrugem; genro; borracha; rapaz; careca.
Nessa questão, o aluno precisa perceber as correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas r/rr, preenchendo as lacunas corretamente. Caso não consiga, é possível que ele ainda não domine as regularidades e irregularidades da escrita. Proponha atividades em que o aluno precise escrever palavras com r/rr em diversos contextos, como jogos ortográficos, palavras cruzadas e caça-palavras.


Questão 12
Esta questão avalia a habilidade do aluno de ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas r/rr.
Resposta: Alternativa D.
Nessa questão, o aluno deve ser capaz de ler as correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas r/rr, identificando o conjunto de palavras em que a letra r tem o mesmo som, por estar na mesma posição na sílaba. Caso não consiga responder corretamente, é provável que ainda não domine as regularidades e irregularidades da escrita. Sendo assim, peça que ele releia as palavras de todas as alternativas em voz alta, comparando o som representado pela letra r. Proponha atividades em que o aluno precise escrever palavras com a letra R em posições silábicas variadas, completando espaços ou escrevendo palavras a partir da leitura de imagens.

Questão 13
Esta questão avalia a habilidade do aluno de identificar o número de sílabas das palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
Resposta: Alternativa B.
Para responder corretamente à questão, o aluno precisa identificar a classificação silábica das palavras; nesse caso, as polissílabas. Ao marcar a alternativa incorreta, é possível que o aluno tenha segmentado a palavra de forma errada. Caso marque as alternativas A ou D, é provável que ele tenha considerado somente a primeira palavra, e desconsiderado a seguinte. Proponha atividades em que ele precise separar palavras em sílabas e classificá-las, além de atividades de separação silábica a partir da leitura de imagens. 

Questão 14
Esta questão avalia a habilidade do aluno de identificar o número de sílabas das palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
Resposta: Alternativa C.
Para responder corretamente essa questão, o aluno precisa ler e segmentar a palavra e classificá-la de acordo com a quantidade de sílabas que ela tem. Caso tenha marcado a alternativa A, é possível que ele tenha considerado moe como única sílaba, tornando a palavra dissílaba. Caso tenha marcado a alternativa B, é possível que tenha considerado a palavra água como monossílaba. Se a opção foi a alternativa D, é provável que ele tenha segmentado a palavra pão em duas sílabas – pã-o. Dessa forma, é importante retomar com o aluno atividades de identificação silábica a partir de palavras vistas no dicionário. Proponha também atividades em que o aluno complete cruzadinhas silábicas.

Questão 15
Esta questão avalia a habilidade do aluno de ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas g/gu. 
Resposta: galo; gota; guitarra; foguete; agulha.
Nessa questão, o aluno precisa escrever palavras a partir da leitura de imagens, levando em consideração as sílabas ga, go e gu; gue e gui. Caso não consiga, é possível que ele ainda não domine a regularidade do uso das letras g/gu, dependendo do contexto, para representar o fonema /g/. Proponha atividades em que o aluno possa reconhecer e completar palavras com g/gu, além de jogos ortográficos, palavras cruzadas e caça-palavras.



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