Apostila de português para 2ºano do fundamental com orientações ao professor (PDF)


ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR 

Questão 1
Esta questão avalia a habilidade do aluno de identificar as letras que compõem o alfabeto da Língua Portuguesa e verificar quais estão faltando.
Resposta: Alternativa C.
Espera-se que o aluno complete o alfabeto com as letras C – L – P – T – U, respectivamente.
Caso ele não consiga completá-lo de forma correta, retome com todos os alunos o alfabeto, escrevendo-o no quadro e pedindo para que eles falem letra por letra. Depois, peça que recortem de revistas ou jornais palavras iniciadas com cada uma das letras do alfabeto e as colem no caderno em ordem alfabética.

Questão 2
Esta questão avalia a habilidade do aluno de diferenciar as vogais e as consoantes.
Resposta: Alternativa D.
Essa habilidade é importante para auxiliar o aluno na compreensão das diferentes construções silábicas. Espera-se que o aluno identifique que o grupo 4, com as letras A – I – U, é o único que contém apenas vogais. Caso ele marque as alternativas A, B, ou C, é possível que ele não esteja distinguindo vogais de consoantes. Nesse caso, insira na lousa apenas as vogais e peça a ele que cite nomes de animais ou objetos que conheçam com vogais.

Questão 3
Esta questão avalia a habilidade do aluno de deduzir o significado de uma palavra de acordo com o contexto em que está inserida. 
Resposta: Alternativa A. 
Caso o aluno marque as alternativas B, C e D, possivelmente esteja com dificuldade em deduzir o significado da palavra de acordo com o contexto. Espera-se que ele identifique a palavra destacada no texto (cirandar) e deduza o significado desse termo, nesse caso, movimentar-se em roda. A leitura dos versos 3 e 4 poderão ajudar o aluno a chegar à resposta correta. As demais alternativas também apresentam ações, mas que não se adequam ao contexto em questão. 
Para esclarecer possíveis dúvidas, proponha a seguinte atividade: distribua alguns dicionários para a turma e peça que pesquisem a palavra cirandar. Anote as definições encontradas na lousa e converse com os alunos sobre qual a melhor definição de acordo com o contexto da cantiga “Ciranda, cirandinha”. Explique que uma mesma palavra pode ter diferentes significados e que o contexto é importante para deduzir o significado de um termo desconhecido. Além disso, anote na lousa a parlenda “Uai, uai, uai! / Quem tropica também cai”. Destaque o termo tropica e pergunte à turma qual o significado dessa palavra, de acordo com o contexto da parlenda. Converse sobre as possíveis respostas e anote a conclusão na lousa.

Questão 4
Esta questão avalia a habilidade do aluno de identificar a mesma palavra escrita em letras minúsculas e maiúsculas.
Resposta: Alternativa B.
Caso o aluno marque as alternativas A, D ou E, é possível que ele ainda não esteja conseguindo diferenciar letras maiúsculas e minúsculas. Sendo assim, peça a ele que escreva cinco palavras com letras de forma maiúsculas. Em seguida, solicite que as reescreva apenas com letras minúsculas.

Questão 5
Esta questão avalia a habilidade do aluno de identificar a função sociocomunicativa de textos presentes no cotidiano. 
Resposta: Alternativa B. 
Espera-se que o aluno leia e compreenda o bilhete, reconhecendo que o texto tem a finalidade de informar –a filha informa a mãe acerca da sua saída. Caso o aluno marque as alternativas A, C e D, ele pode estar com dificuldades para interpretar o texto e, consequentemente, não consegue identificar a finalidade do bilhete. Além disso, ele pode não ter compreendido que a filha deixou o bilhete para a mãe, porque precisou se ausentar e não pôde avisá-la pessoalmente. A fim de esclarecer possíveis dúvidas, apresente alguns bilhetes simples para a turma e realize atividades de leitura e interpretação dos textos, explorando as situações comunicativas. 

Questão 6
Esta questão avalia a habilidade do aluno de identificar elementos do gênero textual bilhete para que possa utilizá-lo em seu cotidiano.
Resposta: Espera-se que o aluno pinte de vermelho “mamãe” e de azul “João”.
Caso ele não consiga identificar quem escreveu o bilhete e quem o recebeu, peça que escreva um bilhete para alguém de sua família ou um amigo, seguindo a mesma estrutura de bilhete da atividade. Além disso, oriente os alunos para que se dividam em duplas e elas enviem bilhetes umas para as outras, com base em situações cotidianas. Em seguida, os bilhetes devem ser lidos para os colegas.

Questão 7
Esta questão avalia a habilidade do aluno de localizar informações pontuais em textos lidos pelo professor. 
Resposta: Alternativa C. 
Espera-se que o aluno identifique que o cão estava atravessando uma ponte quando percebeu seu reflexo na água e perdeu o osso ao latir para si mesmo. A informação que responde à questão está na 1ª linha do texto. 
Caso o aluno marque as alternativas A, B e D, ele pode estar com dificuldades em interpretação de texto. O cão não estava no parque nem estava cavando. Não há outros cães na história, apenas o cão que está carregando o osso e seu reflexo na água. Para esclarecer possíveis dúvidas, apresente alguns pequenos textos para a turma e realize atividades de leitura e interpretação, com questões de entendimento do texto e localização de informações pontuais. Peça que identifiquem as personagens e o espaço onde acontece a história. 

Questão 8
Esta questão avalia a habilidade do aluno de escrever e perceber uma lista com nomes de objetos agrupados de acordo com o assunto que ela representa. 
Resposta: espera-se que o aluno circule o item “lista de material escolar” e escreva as seguintes palavras no quadro: apontador, livro, lápis e régua. 
Espera-se que o aluno observe as imagens e as identifique como objetos de material escolar. Caso ele tenha dificuldade em escrever os nomes dos objetos agrupados na lista, proponha a seguinte atividade: escolha alguns objetos de material escolar e peça a ele que cite o nome de cada objeto e anote as palavras no caderno. Além disso, realize um breve ditado com a turma, dizendo o nome de objetos escolares. Em seguida, corrija a atividade. 


Questão 9
Esta questão avalia a habilidade do aluno de diferenciar letras maiúsculas de minúsculas e identificar quando a letra maiúscula é utilizada em início de frase e em nomes próprios. 
Resposta: espera-se que o aluno circule as letras maiúsculas das palavras Maria, Faremos, Joana, Atenciosamente e Michele. Em seguida, deverá identificar as palavras que iniciam frases – Faremos e Atenciosamente; e os nomes de pessoas – Maria, Joana e Michele.
Caso o aluno não consiga realizar a distinção entre letras maiúsculas e minúsculas, peça que circule em revistas e jornais as letras maiúsculas. Depois, solicite que realize a separação das palavras iniciadas em letras maiúsculas, conforme a tabela desta atividade. Explore também os nomes e sobrenomes dos alunos da turma, além de outras palavras nos mais variados contextos.

Questão 10
Esta questão avalia a habilidade do aluno de relacionar as letras minúsculas e maiúsculas do alfabeto. 
Resposta: espera-se que o aluno escreva as letras maiúsculas A, C, R, T, P e B nos espaços correspondentes. Espera-se que ele relacione as letras minúsculas às maiúsculas e saiba escrever cada letra. 
Caso o aluno tenha dificuldade em relacionar as letras minúsculas e maiúsculas do alfabeto, realize a seguinte atividade: divida a lousa em duas partes, de um lado escreva todo o alfabeto com letras maiúsculas e, de outro, o alfabeto com letras minúsculas. Peça aos alunos que identifiquem as letras correspondentes, analisando uma de cada vez. Além disso, se possível, disponibilize para a turma um ou mais computadores (com programa de edição de texto), nos quais poderão visualizar, nos teclados, as letras maiúsculas, e mantenha a tecla caps lock desativada, a fim de que escrevam algumas palavras e possam perceber a correspondência entre as letras que digitam e as que aparecem na tela. 

Questão 11
Esta questão avalia a habilidade do aluno de completar as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem correta. 
Resposta: espera-se que o aluno complete o quadro com as seguintes letras: K, O, R, W e Z e recite o alfabeto na ordem correta, de A a Z. 
Caso o aluno tenha dificuldade em completar as letras do alfabeto, reforce com ele a ordem alfabética. Anote cada letra na lousa e peça a ele que cite uma palavra que comece com cada letra, seguindo a ordem alfabética. Se necessário, disponibilize um dicionário, a fim de que ele possa consultar com o seu auxílio e pesquisar palavras com as letras iniciais indicadas. Além disso, convide a turma para cantar músicas diversas que exploram a recitação do alfabeto – se possível, selecione previamente algum(ns) vídeo(s) na internet. 


Questão 12
Esta questão avalia a habilidade do aluno de completar palavras de acordo com as letras que estão faltando e diferenciar as vogais das consoantes. 
Resposta: ESTOJO, PRESENTE e PIRULITO. Espera-se que o aluno reconheça que usou consoantes para completar as palavras. 
Caso ele tenha dificuldade em completar as palavras com as letras que estão faltando, disponibilize jornais ou revistas e peça a ele que pesquise imagens de objetos. Em seguida, oriente-o para que cole as imagens no caderno e escreva o nome de cada objeto. Caso a dificuldade seja em identificar que as palavras que anotou são consoantes, proponha a seguinte atividade à turma: peça a cada aluno que diga seu nome em voz alta e os demais deverão responder se o nome começa com vogal ou consoante. Anote os nomes na lousa para que a turma reconheça a letra inicial. 

Questão 13
Esta questão avalia a habilidade do aluno de acompanhar a leitura de pequenos textos, inferir informações sobre o texto e escrever palavras.
Resposta: Espera-se que o aluno interprete as adivinhas e complete os quadros com as palavras nome e dente, respectivamente.
Caso não consiga interpretá-las, chegando às respostas corretas, traga outras adivinhas para que os alunos façam o exercício de interpretá-las e registrar as respostas por escrito, no caderno.
Questão 14
Esta questão avalia a habilidade do aluno de relacionar palavras ao contexto das cantigas lidas. 
Resposta: espera-se que o aluno complete a quadrinha 1 com a palavra peixinho e a quadrinha 2 com o termo brilhantes. 
Espera-se que o aluno, lendo os textos, identifique o contexto e complete-o com as palavras corretas. As cantigas são conhecidas, portanto, mesmo que o aluno tenha dificuldade para ler os textos, é provável que ele se recorde delas. Caso ele tenha dificuldade em relacionar as palavras do quadro ao contexto, proponha a seguinte atividade: anote alguns termos na lousa, por exemplo, mar, casa e escola. Peça à turma que cite palavras relacionadas aos termos anotados na lousa. Em seguida, solicite que elaborem frases oralmente utilizando as palavras citadas anteriormente. Além disso, proponha o jogo da corrente, no qual um aluno escolhe uma palavra e a diz em voz alta, depois o próximo aluno deve repetir essa palavra e escolher outra relacionada ao mesmo contexto; o próximo aluno deve fazer o mesmo e assim por diante. 

Questão 15
Esta questão avalia a habilidade do aluno de identificar vogais e consoantes no início de palavras.
Resposta: espera-se que o aluno circule as imagens de arroz, iogurte e apontador e marque com um X jarra, livro e presente. Em seguida, o aluno deve escrever três palavras iniciadas com vogais e mais três iniciadas com consoantes.
Caso ele não consiga distinguir vogais e consoantes, peça que escreva uma lista de palavras iniciadas com vogais e outra com consoantes. Deixe-o consultar o dicionário, se necessário.



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