Atividade 1ºano - Habilidade de identificar as posições de direita e esquerda (lateralidade)

 

Questão 1
A questão avalia a habilidade de identificar as posições de direita e esquerda em relação à posição do corpo, explorando referenciais espaciais. 
Resposta: Espera-se que o aluno observe a posição da ilustração e consiga relacioná-la com sua mão direita e esquerda, tendo seu corpo como referência. Caso isso não ocorra, e ele faça a inversão das cores, oportunize atividades que necessitem localizar as mãos direita e esquerda, primeiramente na mesma posição em que ele observa a imagem (de costas), depois inversamente (de frente). Por exemplo: cada aluno recebe um balão vermelho, o qual segura na mão direita, e um balão verde, o qual segura na mão esquerda. Escreva em duas folhas de papel sulfite os nomes DIREITA e ESQUERDA, como se fossem duas placas. Fique de costas para os alunos, segure as placas nas respectivas mãos (direita e esquerda) e levante a placa da mão direita. Os alunos deverão levantar o balão de cor vermelha. Essa atividade também poderá apresentar variações: levantamento da placa de forma lenta, acelerada, em dupla. Depois, em diferentes posições: de frente para os alunos, os alunos em duplas, um de frente para o outro, em círculo no pátio da escola, etc. 

Questão 2
A questão avalia a habilidade de identificar as mãos direita e esquerda, auxiliando na construção da lateralidade.  
Resposta: Alternativa A.
Caso o aluno marque a alternativa B, ele possivelmente apresenta dificuldades de distinguir os lados direito e esquerdo, confundindo-se com as posições das mãos e não identificando as quantidades corretas. Nesse caso, retome com o aluno atividades de representação das mãos com desenhos identificando os lados do dedo polegar. Se o aluno marcar a alternativa C ou D, possivelmente ele não ficou atento à posição das mãos apresentadas. Avalie se esse erro ocorreu por falta de atenção ou pelo fato de ele compreender que a posição da mão já indicava “direita” e “esquerda”. Nesse caso, proponha atividades de concentração e atenção, como encontrar objetos perdidos em imagens com muitos elementos, jogos de memória, brincadeiras como careca e cabeludo, morto e vivo, entre outras. Depois, retome as noções de direita e esquerda para estimular a lateralidade, com base no corpo do aluno e de seus colegas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário