Atividade 1ºano - Reconhecer diferenças e semelhanças físicas (fundamental 1)


**Atividade em PDF no final**

Questão 1
A questão avalia a habilidade de identificar as características físicas, percebendo semelhanças e diferenças entre as pessoas.  
Resposta: Alternativa B.
Caso o aluno marque a alternativa A, C ou D, possivelmente ele está com dificuldades em compreender quem é maior ou menor entre várias crianças. Nesse caso, promova atividades por meio das quais o aluno possa comparar apenas duas crianças por vez. Varie as duplas para que ele vá adquirindo elementos de comparação. Exemplo: um colega da turma pode ser maior que ele, no entanto, ele poderá ser maior que outros. Depois, introduza mais variáveis, aumentando os elementos de comparação.  

Questão 2
A questão avalia a habilidade de reconhecer diferenças e semelhanças físicas em relação ao tamanho de si e dos colegas de turma.
Resposta: Espera-se que o aluno identifique uma criança menor que ele. Nesse caso, será necessário conhecer todos os alunos da turma para que a correção da atividade seja assertiva. Se o aluno escrever o nome de um colega que não seja menor que ele, podem ser propostas atividades (como formar fila do menor ao maior aluno, e do maior ao menor aluno) que possam auxiliá-lo a refazer essas comparações e identificar diferenças entre o tamanho dos alunos da sala. 

Questão 3
A questão avalia a habilidade de reconhecer diferenças e semelhanças físicas em relação ao tamanho de si e dos colegas de turma.

Resposta: Espera-se que o aluno identifique uma criança maior que ele. Aqui, como na questão 2, será necessário conhecer todos os alunos da turma para que a correção da atividade seja assertiva. Caso o aluno escreva o nome de um colega que não seja maior que ele, proponha atividades de ordenação e seriação. Escolha 5 alunos da turma e peça que ele crie uma ordem, que poderá ser do maior ao menor aluno ou do menor ao maior aluno. Em seguida, troque 3 desses colegas, diferenciando as alturas para que a referência de altura mude. Outra possibilidade seria medir todos os alunos da turma com um barbante ou tira de papel e depois montar um painel, colando os barbantes ou tiras com uma etiqueta com o nome de cada aluno correspondente, respeitando uma ordem: do maior ao menor aluno ou do menor ao maior aluno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário