Atividade 1ºano - Reconhecer e aplicar a função do nome e do sobrenome na identificação de coisas (EF01HI02)


**Arquivo em PDF no final**

GABARITO E ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR

1. Os alunos deverão circular de azul todas as imagens e de vermelho apenas as pessoas representadas.
Verifique se os alunos apresentaram dificuldade na compreensão e na aplicação de algum dos conceitos trabalhados nessa questão. Se necessário, na sala de aula, apresente uma a uma as ilustrações, deixando claro que tudo tem um nome e que as pessoas, além do nome, têm sobrenome. Dar outros exemplos, comparando nomes de coisas e de pessoas, pode ajudar os alunos a diferenciá-los.

2. Alternativa C.
Verifique se os alunos reconhecem que para resolver essa situação a professora deve realizar a chamada mencionando os nomes e sobrenomes dos alunos. Os alunos devem perceber que começar a chamada por outra letra do alfabeto (alternativa A), fazer a chamada separando meninos de meninas (alternativa B) ou, ainda, pedir às crianças que usem uniformes (alternativa D) não resolveria o problema.
Avalie se os alunos compreenderam os conceitos de nome e sobrenome e sua aplicação em situações do dia a dia como modo de identificação e diferenciação de pessoas. Se considerar válido, reproduza a situação dos quadrinhos em sala de aula, chamando alunos homônimos (se houver) primeiro por nome e depois por nome e sobrenome.

HABILIDADE RELATIVA À BNCC
EF01HI02: identificar a relação entre as suas histórias e as histórias das famílias.




Nenhum comentário:

Postar um comentário