Atividades simples de português para fazer com a família - 1ºano fundamental


OBJETIVOS
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
Identificar informação explícita no texto.
Identificar informação implícita.
Reconhecer letras do alfabeto.
Reconhecer letras do alfabeto.
Realizar inferências a partir de título de livro.
Reconhecer letras do alfabeto.
Estabelecer relação entre unidades sonoras e suas representações gráficas.
Reconhecer palavra composta.
Realizar inferência sobre palavra composta.
Identificar informação explícita no texto.
Identificar informação explícita no texto.
Estabelecer relação entre significante e significado.
Reconhecer grupos de letras em vocábulos/Identificar a extensão de palavras. 
Reconhecer grupos de letras em vocábulos.
LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 1 A 4.

PEDRO PEREIRA 
PEDIU PERMISSÃO
PARA PASSAR PELO PORTÃO
PARA PEGAR PINTO PELADO
PELO PESCOÇO.

DA TRADIÇÃO POPULAR

1. QUAL É A PERSONAGEM PRINCIPAL DO TEXTO?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

2. O QUE PEDRO PEREIRA QUERIA? POR ONDE ELE TERIA QUE PASSAR?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

3. A QUEM O PEDRO PEREIRA PODE TER PEDIDO PERMISSÃO?
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
4. QUAL É A LETRA DO ALFABETO QUE SE REPETE VÁRIAS VEZES? 
ESCREVA UMA PALAVRA QUE COMECE COM ESSA LETRA.
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

5. LEIA A PALAVRA ABAIXO:
PESCOÇO

A) QUANTAS LETRAS HÁ NESSA PALAVRA?
______________________________________________________________________________

B) QUAL É A LETRA QUE APARECE MAIS DE UMA VEZ?
______________________________________________________________________________

OBSERVE O TÍTULO DE LIVRO ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 6 A 10.

MUITO CANSADO E BEM ACORDADO

6.  QUE LETRA APARECE SOZINHA NO TÍTULO DO LIVRO?
______________________________________________________________________________

7. MARQUE A ALTERNATIVA EM QUE O NOME DO ANIMAL ESTÁ ESCRITO INCORRETAMENTE.
A) RAPOSA  
B) BURRU     
C) PELICANO   
D) FOCA
8. ESCREVA DE FORMA CORRETA A PALAVRA QUE VOCÊ IDENTIFICOU. 
______________________________________________________________________________

9. QUE LETRA VOCÊ MUDOU PARA CORRIGIR A PALAVRA?
______________________________________________________________________________

10. EM QUAL ALTERNATIVA O SOM DO O É IGUAL AO SOM DO O EM FOCA?
A) ACORDADO.
B) PELICANO.
C) COBRA. 
D) RAPOSA.

LEIA O TRAVA-LÍNGUAS ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 11 E 12.

A ROSA PERGUNTOU À ROSA QUAL ERA A ROSA MAIS ROSA. A ROSA RESPONDEU PARA A ROSA QUE A ROSA MAIS ROSA ERA A ROSA COR-DE-ROSA.
DA TRADIÇÃO POPULAR


11. MARQUE A ALTERNATIVA QUE MOSTRA QUAL ERA A ROSA MAIS ROSA.
A) A ROSA MENOS ROSA.
B) A ROSA MUITO ROSA.
C) A ROSA COR-DE-ROSA.
D) A ROSA MAIS QUE ROSA.
12. O QUE A ROSA RESPONDEU PARA A ROSA?
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

LEIA E RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 13 A 15.

O COZINHEIRO COCHICHOU QUE HAVIA COZIDO CHUCHU CHOCHO NUM TACHO SUJO.
DA TRADIÇÃO POPULAR

13.  MARQUE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE MOSTRA O QUE O COZINHEIRO HAVIA PREPARADO. 
A) CHOCHO
B) CHUCHU
C) SUJO 
D) TACHO

14. QUAL É A MAIOR PALAVRA NO TEXTO QUE POSSUI O GRUPO CH? ESCREVA-A ABAIXO.
______________________________________________________________________________

15. ESCREVA ABAIXO AS DUAS PALAVRAS DO TEXTO QUE TÊM O GRUPO CH REPETIDO EM SUA ESTRUTURA.
_______________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário