Avaliação de História 5ºano com gabarito comentado - EF05HI01 Processos de formação das culturas e dos povos


**Avaliação em PDF no final**

1. Resposta correta: o Homo sapiens evoluiu a partir de espécies de hominídeos que têm primatas por ancestrais.
Os estudos científicos indicam que o homo sapiens descende de outras espécies de hominídeos do gênero Homo (como homo habilis, homo erectus e homo neanderthalensis), que teriam se originado há cerca de 2 milhões de anos. A origem dos hominídeos está ligada a um grupo de mamíferos, os primatas, que surgiram na África há cerca de 70 milhões de anos. As pesquisas mais recentes indicam que o Homo sapiens teria surgido entre 190 e 150 mil anos atrás, no continente africano. (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

2. Resposta correta: a iluminação (noturna, de lugares escuros, etc.), o aquecimento, modificação das formas de preparar alimentos, proteger-se de animais perigosos. 
Entre as mudanças favorecidas pelo domínio do uso do fogo, os alunos poderão citar a iluminação, o aquecimento, o preparo de alimentos, proteção etc. Esta atividade pode favorecer o desenvolvimento da habilidade (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

3. Resposta correta: no período Paleolítico, a maior parte das ferramentas e utensílios produzidos pelos grupos humanos era feita de pedra (lascada). No Neolítico, passaram a ser fabricadas ferramentas feitas de pedra polida, metais e cerâmica. 
Os alunos poderão citar as diferentes técnicas empregadas pelos seres humanos para produzir instrumentos e ferramentas. Poderão também utilizar outra denominação (mais antiga) para distinguir os períodos, considerando as técnicas de pedra lascada e pedra polida. Os materiais e técnicas para fabricação de ferramentas na Pré-história fazem parte dos critérios utilizados para delimitar esse período histórico. Esta questão atende a habilidade (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

4. Resposta correta: A.  Nomadismo.
A prática humana de viver sem habitação fixa, deslocando-se de um espaço para outro, é chamada de nomadismo. A atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

5. Resposta correta: B. Sedentarismo. 
A prática humana de fixar moradia em um espaço determinado é chamada de sedentarismo. Esse modo de vida é, tradicionalmente, relacionado ao surgimento de formas de organização social relacionadas à formação do Estado. Esta questão contribui para o desenvolvimento das habilidades (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado e (EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado.
6. Resposta correta: B. Período em que a humanidade desenvolveu a agricultura, domesticando e selecionando plantas e estabelecendo a criação de animais.
A Revolução Neolítica, também conhecida como Revolução Agrícola, corresponde ao período em que os grupos humanos desenvolveram a agricultura. Leia pausadamente as alternativas com os alunos caso eles tenham dificuldade em compreendê-las. Se preciso, explique cada uma das características dos grupos e práticas citados nas alternativas. A atividade contribui para o desenvolvimento das habilidades (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado e (EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado.

7. Resposta correta: A. Aumentou a quantidade de alimento disponível, permitiu um aumento populacional, práticas de sedentarismo e um maior planejamento da vida. 
O desenvolvimento da agricultura impactou fortemente as formas de organização e as condições de vida de diversos grupos humanos. As novas formas de obter alimento e planejar o uso do tempo e do espaço favoreceram o aumento populacional, surgimento de práticas de sedentarismo. Esta atividade procura favorecer o desenvolvimento das habilidades (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado e (EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado.

8. Resposta correta: a invenção da agricultura e a domesticação de animais favoreceram a criação de aldeias neolíticas. 
Os alunos poderão identificar a agricultura e a domesticação de animais como fatores fundamentais para a fixação humana e a construção das primeiras aldeias. A necessidade de abrigo e de proteção também poderão ser citadas pelos alunos. A atividade contribui para desenvolver as habilidades (EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e (EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos. 

9. Resposta correta: isso significa que algumas famílias e pessoas começaram a ocupar posições ou cumprir funções específicas dentro dos grupos, como o chefe da tribo, o guerreiro, o sacerdote, camponeses, artesãos, etc. 
Os alunos poderão relacionar a fixação humana, o desenvolvimento da agricultura e a possibilidade de administrar recursos às práticas de divisão do trabalho, estabelecimento de funções específicas dentro dos grupos e distinção entre as famílias com posições e funções diferentes em uma mesma sociedade. Com isso, ele estará atendendo às habilidades (EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e (EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.

10. Resposta correta: D. Trocados por mercadorias de outras aldeias. 
O acúmulo de excedente permitiu que alimentos e outros produtos pudessem ser trocados com outros grupos. A atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade (EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado.  

11. Resposta correta: uma das maneiras de estudar esses povos é por meio da análise dos objetos e vestígios que compunham sua cultura material. 
É possível conhecer a história de povos que não possuíam registros escritos por meio do estudo de sua cultura material e de muitos outros fatores, como estruturas linguísticas, mitos, fósseis. Mas espera-se que os alunos citem especialmente os elementos de cultura material. A atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade (EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

12. Resposta correta: E. I, II e III. 
Para auxiliar a identificação das alternativas, leia a questão com os alunos, verificando se todos compreenderam o que se pede. Eles poderão citar, também, outros exemplos de objetos relacionados à cultura material de um povo. A atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade (EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

13. Resposta correta: os exemplos de cultura material dos grupos humanos da Pré-história podem incluir: pontas de flecha, restos de fogueira, restos humanos, cerâmica, pequenos objetos de pedra e metal, construções, roupas, etc.
Espera-se que os alunos relacionem alguns exemplos de cultura material de grupos humanos da Pré-história; entre eles, poderão citar: vestígios de ferramentas, armas, roupas etc. A atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade (EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

14. Resposta correta: os alunos poderão citar exemplos como: hieróglifos, escrita cuneiforme, pictoglíficas, alfabetos fonéticos como grego, fenício entre outros.
Espera-se que os alunos identifiquem tipos de escritas diferentes desenvolvidas e empregadas na Antiguidade. A atividade contribui para o desenvolvimento da habilidade (EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

15. Resposta correta: os sambaquis são montes de restos de conchas e moluscos fossilizados. Nessas formações, também existem restos mortais (ossos humanos) e utensílios das populações que os formaram. Os sambaquis podem ser considerados parte da cultura material dos povos que os formaram, pois tanto os objetos acumulados nesses locais, quanto os próprios agrupamentos de materiais (que podem alcançar mais de 30 metros de altura) tinham ligação direta com o modo como esses povos viviam. 
Nesta questão, os alunos deverão identificar, compreender e expressar uma definição dos sambaquis, hoje sítios arqueológicos importantes para o estudo das ocupações humanas na América, os sambaquis são compostos de vestígios como moluscos fossilizados, instrumentos e ossos humanos. Espera-se que os alunos identifiquem essas formações como parte da cultura material dos povos que as produziram. A atividade favorece o desenvolvimento da habilidade (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado e (EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário