Avaliação diagnóstica de matemática 2ºano fundamental (modelo 1)


Abaixo segue um modelo de avaliação diagnóstica de matemática para o 1º bimestre. No caso deste modelo não corresponder ao perfil de sua turma, veja outros modelos no tópico "avaliações diagnósticas" no índice do blog.

**PDF no final**

GABARITO COMENTADO

1. O aluno deverá cercar dois grupos de 10 e restarão 4 bonecos.
Caso algum aluno tenha cercado uma quantidade diferente de figuras, verifique se ele sabe o significado da palavra dezena; se for necessário, retome as relações de troca de unidade e dezena com o ábaco e veja se ele se lembra que uma dezena equivale a 10 unidades. Em seguida, peça que repita a contagem observando se relaciona corretamente a contagem e a quantidade de objetos. Sugerimos colocar determinada quantidade de objetos em cima da mesa e pedir ao aluno que faça a contagem, separando uma dezena de objetos e verificando quantos sobraram.

2. alternativa B
Caso algum aluno tenha marcado a alternativa incorreta, verifique se ele reconhece as figuras geométricas que os objetos da ilustração lembram: esfera, cubo, cilindro e paralelepípedo. Se for necessário, apresente objetos da sala de aula que lembram essas figuras. Em seguida, peça-lhe que refaça a contagem de objetos.

3. alternativa A
Caso algum aluno tenha marcado outro item, verifique se ele reconhece as notas do sistema monetário brasileiro. Mostre-lhe as reproduções das notas de real em um material que as represente. Retome com ele o valor de cada nota e sua imagem.

4. 
a) Resposta esperada: A regra da sequência é começar com o número 2 e sempre aumentar 2 unidades até chegar ao 20.
b) Resposta de acordo com a regra acima: 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20
Considere 50% do valor da questão para cada item.
Se algum aluno apresentar outra regra para a sequência, e essa apresentar lógica, a resposta deve ser aceita. Se o aluno detectar a regra, provavelmente acertará o item b.
Caso os alunos não acertem nem um dos itens, apresente mais sequências numéricas para eles e acompanhe a descoberta das regras junto com eles.

5. 
a)
b)
c) A jovem de saia longa com o celular na mão.
Para cada item, considere 33,3% da questão.
Caso algum aluno tenha errado algum item, sugerimos organizar alguns alunos da classe em fila e fazer questionamentos como: “Quem ocupa o primeiro lugar da fila? E o segundo? E o último?”; “[Nome do aluno] ocupa que lugar na fila?”.

6. 
a) Carol tem 5 reais, Lívia e Giovane têm 2 reais cada um.
b) 9 reais.
Considere 25% do valor da questão para o item a e 75% da questão para o item b.
Caso algum aluno tenha errado o item a, peça-lhe que faça novamente a contagem das moedas. Caso ele tenha errado o item b, solicite que refaça o problema utilizando material concreto, como o material dourado, e acompanhe a realização da adição das três parcelas.

7. A placa com a distância do restaurante (500 m) indica medida; o número do sócio (105) na carteirinha do clube indica código; o pódio indica ordem (1º, 2º, 3º); o número (13) na caixa de livros indica quantidade.
Considere 25% do valor da questão para cada item correto.

8. alternativa C
Caso algum aluno tenha marcado a alternativa incorreta, verifique se ele compreendeu que deve realizar a subtração 10 – 2. Se necessário, apresente a situação utilizando material concreto.

9. Marcela; 9 reais a mais.
Caso algum aluno tenha errado a questão, verifique se primeiro ele obteve o valor economizado por Lúcia e Marcela: 41 reais e 50 reais, respectivamente. Em seguida, veja se ele compreendeu que poderia ter feito a contagem do valor das notas.

10. 
a) Luís.
b) 4 filmes.
Para cada item, considere 50% do valor da questão.
Caso algum aluno tenha errado o item a, retome com ele a leitura de um gráfico de barras, indicando seus elementos: título, eixos e fonte. Questione-o: “A quantos filmes Paula assistiu? E Pedro?”. Depois de esclarecer as dúvidas, peça-lhe que retome a questão.
Caso algum aluno tenha errado o item b, verifique se ele identificou que Paula assistiu a 14 filmes e Ana, a 10. Verifique, também, se ele entendeu que foi pedido a subtração 14 – 10.

11. Verifique se os alunos relacionaram corretamente.
Na coluna da esquerda, temos os seguintes moldes, nesta ordem: paralelepípedo, cone, cilindro e pirâmide de base quadrada. Na coluna da direita, as seguintes representações de figuras geométricas: cone, pirâmide de base quadrada, paralelepípedo e cilindro.
Considere 25% do valor da questão para cada relação correta.
Caso algum aluno não tenha acertado a questão inteira, retome as figuras geométricas não planas e seus moldes para fazer os modelos. Providencie os recortes das figuras e peça-lhe que construa seu molde. Em seguida, peça que relate como é a lateral e a base das figuras e relacione-os com os moldes.

12. alternativa A
Caso algum aluno tenha assinalado a alternativa incorreta, verifique se ele compreendeu o enunciado da questão. Questione: “Quantas páginas tem o livro?”; “Quantas páginas Luciana já leu?”. Verifique se ele compreende que deve considerar o total de 57 páginas e subtrair as que Luciana já leu. Se for preciso, retome com ele as ideias da subtração.

13. alternativa D
Caso algum aluno tenha assinalado a alternativa incorreta, verifique se compreendeu o enunciado, fazendo alguns questionamentos: “Quantos alunos gostam mais de uva? E de banana? E de maçã?”. E assim por diante. Em seguida, peça a ele que adicione as quantidades que representam as escolhas dos alunos em cada item da tabela, indicando a resposta correta.

14. alternativa C
Caso algum aluno tenha assinalado outro item, escreva uma sequência de números no quadro de giz, por exemplo: 31, 34, 37, 40, 43, e peça-lhe que identifique o padrão dessa sequência: sempre aumentar 3 unidades. Em seguida, diga-lhe que acrescente dois números após o último: 46 e 49. Retome a atividade da avaliação verificando se, então, ele consegue identificar o padrão da sequência para completá-la.

15. alternativa B
Caso algum aluno tenha assinalado a alternativa incorreta, retome a composição e a decomposição com unidades e dezenas, preferencialmente utilizando material concreto, como o material dourado.


HABILIDADES AVALIADAS

Questão 1 
Escrever números de 0 a 99 para representar quantidades.

Questão 2 
Reconhecer que há objetos no mundo físico que lembram algumas figuras geométricas não planas.

Questão 3
Reconhecer, nomear e comparar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.

Questão 4
Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número.

Questão 5
Trabalhar com números que indicam ordem até o 19º em situações de classificação, ordem e posição.

Questão 6
Adicionar números aplicando a ideia de juntar e acrescentar.

Questão 7
Reconhecer que os números são utilizados para indicar quantidade, medida, ordem ou código.

Questão 8
Subtrair números aplicando a ideia de tirar, completar e comparar.

Questão 9
Adicionar números aplicando a ideia de juntar e acrescentar. Subtrair números aplicando a ideia de comparar.

Questão 10
Adicionar números aplicando a ideia de juntar e acrescentar.
Subtrair números aplicando a ideia de tirar, completar e comparar.

Questão 11
Reconhecer figuras geométricas não planas (paralelepípedo, cubo, pirâmide, cilindro e cone) a partir de moldes (planificação da superfície).

Questão 12
Subtrair números aplicando a ideia de tirar, completar e comparar.

Questão 13
Adicionar números aplicando a ideia de juntar e acrescentar.

Questão 14
Completar sequências numéricas.
Representar números na reta numérica.

Questão 15
Escrever números de 0 até 99 para representar quantidades.






Nenhum comentário:

Postar um comentário