Ciências 7ºano - Exercícios com as habilidades EF07CI06 e EF07CI11 (com gabarito comentado)


Leia o texto e observe a tabela para responder às questões.

Seis pessoas saíram juntas do mesmo local de trabalho e usaram diferentes meios de transporte para chegar a uma reunião. Observe os dados da tabela.

Questão 1 – EF07CI11
É possível afirmar que:
a) todos chegaram no mesmo horário à reunião.
b) todos realizaram a mesma trajetória.
c) todos partiram da mesma posição inicial e chegaram à mesma posição final.
d) todos percorreram a mesma distância.

Questão 2  ‒ EF07CI06
Considere os diferentes meios de transporte utilizados e responda:
a) Qual é o meio de transporte mais econômico? A que você atribui isso?
b) Qual dos transportes apresentou velocidade média maior?
c) Se você fosse prefeito dessa cidade, em qual meio de transporte investiria? Justifique sua resposta.

HABILIDADES BNCC
(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).
(EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.


GABARITO COMENTADO

Questão 1
RESPOSTA:  C
COMENTÁRIO: Os alunos devem analisar os dados da tabela a fim de comparar parâmetros como tempo, custo, distância percorrida, trajetória, além da posição inicial e final de cada pessoa. Esses dados correspondem a conceitos importantes do estudo dos movimentos e permitem contextualizar situações cotidianas relacionadas a diferentes meios de transporte que costumam ser utilizados, principalmente, em centros urbanos.

Questão 2
RESPOSTA:
a) Bicicleta ou a pé, ambos sem custo em dinheiro. Esses meios de transporte não requerem o uso de combustível.
b) Trilhos (trem ou metrô).
c) Resposta pessoal.
COMENTÁRIO: Os alunos devem levar em consideração a velocidade média dos meios de transporte a fim de verificar qual deles foi o mais veloz. Para isso, eles precisam considerar as diferentes distâncias percorridas por cada um dos meios de transporte para chegar ao mesmo local. Devem levar em consideração também o uso de recursos (combustível), o custo do transporte e a quantidade de pessoas transportadas para avaliar que tipo de transporte eles acham mais eficiente para a população. Explore esses aspectos para aprofundar o debate do item c, de forma que os alunos considerem em suas respostas o desenvolvimento de novos materiais e tecnologias, as prováveis consequências ambientais e a qualidade de vida da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário