Escrita pictográfica dos astecas - Exercício com gabarito 6ºano (códices astecas)

Detalhe de um códice asteca. Fotografia de 2017. 

Uma das principais fontes para o estudo da história dos povos astecas são os chamados códices, documentos produzidos pelos próprios astecas com diversas finalidades. Observe a imagem abaixo e responda ao que se pede.

a) Quais materiais eram utilizados para a produção dos códices astecas?

b) O tipo de escrita empregado é pictográfico ou fonético? Por quê?

RESPOSTAS E COMENTÁRIOS 

Habilidades avaliadas
EF06HI02: Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
EF06HI07: Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.

a) Os estudantes devem identificar que a escrita pictográfica dos astecas era feita com tinta em papiros. 
b) Observando a imagem, é possível identificar que as histórias eram narradas por meio de símbolos e não de uma escrita que reproduzisse a fonética desses povos, indicando, portanto, a pictografia. É importante retomar com os estudantes a ideia de que havia diferentes formas de registro da História na América, sendo os códices astecas apenas um entre vários, incluindo-se aí a tradição oral. Destaca-se que o códice é uma produção própria dos astecas, um registro, portanto, de sua cultura material.



Nenhum comentário:

Postar um comentário