Exercícios de geografia para 6ºano com respostas e habilidades- Prontos para imprimir em PDF


**Exercícios em PDF no final**

Questão 1
Habilidade avaliada
(EF06GE02) Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

Resposta e comentário para o Professor
Espera-se que os estudantes identifiquem muitas diferenças quanto aos tipos de habitação, embora em algumas regiões possa haver proximidades e aí podem-se trabalhar heranças indígenas ou mesmo aproveitar para que esses estudantes relatem melhor tais proximidades, assim estabelecendo um diálogo profícuo com outras realidades. As diferenças residem desde o tipo de material utilizado para a construção até o entorno delas, pois, sendo os indígenas silvícolas, habitam e compreendem a floresta como parte de sua condição, e não como algo a ser explorado ou mesmo como um entrave ao desenvolvimento. Vale destacar que nessa maloca residem muitas famílias juntas, outra característica diferente dos tempos atuais.

Questão 2
Habilidade avaliada
(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

Resposta e comentário para o Professor
Espera-se que a questão traga, antes de tudo, a oportunidade do conversar como modo de aprender e de melhor compreender a realidade em que se vive, trocando experiências e conhecimentos a partir do diálogo, da cumplicidade de revelar ao outro detalhes e momentos marcantes de uma outra época, de outras paisagens vividas. O professor deve estimular a conversa não meramente como uma lição de casa, mas como uma oportunidade de buscar outros modos de desenvolver o raciocínio geográfico. Posteriormente, com os cotidianos devidamente registrados e sistematizados, o desenvolvimento da comparação deverá ser acompanhado por hipóteses ou relações (com temas já trabalhados) que ajudem a compreender as modificações nas paisagens e nos hábitos de outrora.

Questão 3
Gabarito: c

Resposta e comentário para o Professor
A questão avalia a capacidade de comparar as paisagens por meio de fotografias que retratam o mesmo local em diferentes tempos. A ideia é que os estudantes possam observar as mudanças ocorridas ao longo dos anos, como a inserção de novos elementos e usos na paisagem.
As fotografias dessa questão permitem mostrar as modificações da paisagem do Vale do Anhangabaú ao longo dos últimos anos. O texto da alternativa C deve ser assinalado como incorreta por afirmar que não houve modificações na paisagem. Ao comparar as duas imagens, os estudantes poderão observar que houve um aumento dos elementos culturais, tais como edifícios, entre as décadas de 1950 e 2010, e a inserção de elementos naturais, como árvores e áreas verdes. Apesar das modificações, o Vale do Anhangabaú ainda é bastante utilizado por veículos e pedestres, isto é, elementos que podem ser observados nas duas fotografias. 

Questão 4
Habilidade avaliada
(EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

Resposta para o Professor
Espera-se que os estudantes compreendam que se trata de um rio canalizado, cujas margens estão sendo utilizadas por automóveis. Paisagem típica de uma grande ou média cidade, com prédios ao fundo e, à direita, o que parece ser uma fábrica. Embora não possa haver certeza absoluta, a probabilidade maior é a de que o rio esteja inutilizado para pesca e mesmo para transporte, sendo talvez utilizado como despejo de lixos diversos e esgotos.

Questão 5
Habilidade avaliada
(EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

Resposta para o Professor
Aqui será interessante se os estudantes trouxerem as embalagens ou pelo menos fotos dos produtos, de modo que o professor identifique os produtos e consiga orientar melhor a pesquisa necessária para responder à questão. De qualquer modo, espera-se que os estudantes identifiquem que, para que o produto chegasse até eles, foi preciso um longo caminho: plantar e colher, transportar até uma fábrica ou ao supermercado (uma hortaliça, por exemplo), cuidado com os animais e posterior procedimento de abate e preparo da carne para comercialização, ser embalado eventualmente pode haver um outdoor com propaganda do produto; enfim, que eles percebam que esse longo caminho, aos poucos ou abruptamente, é feito de elementos culturais que permitem a produção, o transporte e a comercialização dos mais diversos produtos. 

Questão 6
Habilidade avaliada
(EF06GE08) Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.

Resposta e comentário para o Professor
Os estudantes precisam compreender que, quanto maior for o denominador – por exemplo, 1:100.000 –, menor será a escala: menor o detalhamento da área representada e maior a área representada; por exemplo, um mapa-múndi. Por sua vez, quanto menor for o denominador – por exemplo, 1:500 –, maior será a escala: maior o detalhamento da área representada e menor a área representada; a planta baixa de uma casa, por exemplo. Caso as dúvidas permaneçam, ofereça diversos mapas com escalas diversificadas, ampliando a possibilidade de compreensão sobre o assunto.

Questão 7
Habilidade avaliada
(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
Gabarito: b

Resposta para o Professor
Unidades de Conservação são espaços territoriais e seus respectivos recursos ambientais, incluídas também as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos. Portanto, referem-se a áreas com patrimônio ecológico relevante, podendo também servir para conservação de modos de vida tradicionais. A preservação de monumentos e cidades históricas fica a cargo do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional).


Questão 8
Habilidade avaliada
(EF06GE11) Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.

Resposta para o Professor
É preciso esclarecer que a energia elétrica oriunda de Usinas Hidrelétricas gera outros impactos socioambientais que, por sua vez, são diferentes dos impactos gerados pelo uso de combustíveis fósseis, por exemplo. A superfície inundada pelo represamento necessário ao funcionamento de UHE é, sem dúvida, o maior impacto, afetando a fauna, a flora e a população ribeirinha que habita as margens e áreas a serem inundadas. Muitas vezes a distância entre a UHE e os centros urbanos pode encarecer o custo da energia produzida e gerar instabilidades nas redes de transmissão. Finalmente, fica-se na dependência da vazão dos rios e no regime pluviométrico da região. As vantagens referem-se à não poluição atmosférica e ao aproveitamento natural do fluxo dos rios.
Questão 9
Habilidade avaliada
(EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.

Resposta para o Professor
O trecho destacado inicia com as pessoas que ocupam os bairros citados no começo do texto: os “sem-profissão”, os “inadaptados”, os que migraram da seca do sertão fugindo da sede e da fome. Portanto, indícios de bairros de população mais pobre e com pouca ou nenhuma infraestrutura. Casas construídas em um ambiente inóspito, os manguezais, menosprezados pelo mercado imobiliário e, portanto, ocupados apenas por aqueles que não têm condições melhores de vida. Paisagens ocupadas por populações pobres e que marcam o início do avassalador processo de urbanização brasileira, profundamente desigual.

Questão 10
Habilidade avaliada
(EF06GE06) Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.
Gabarito: a

Resposta e comentários para o Professor
Por meio de duas afirmativas que apresentam proposições verdadeiras com relações entre si (causa e efeito), a questão avalia a capacidade de identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária.
A escolha da alternativa A indica que o estudante consegue estabelecer a relação de causa (o desenvolvimento da agropecuária) e efeito (as características das paisagens transformadas), entre as proposições apresentadas no enunciado da questão. A escolha da alternativa B indica que o estudante não reconhece a relação entre as duas proposições. A opção pelas duas outras alternativas (C e D) demonstra que não reconhece as proposições como verdadeiras.
O professor poderá ilustrar as transformações ocorridas na paisagem a partir do desenvolvimento da agropecuária, utilizando os povos antigos, tais como os egípcios e os mesopotâmicos, como exemplo. Ele poderá demonstrar que esses povos criaram novas formas de estabelecer relações com a natureza, com base no processo de domesticação de animais e plantas, e provocaram as primeiras transformações mais significativas na paisagem do local onde se estabeleceram.



Nenhum comentário:

Postar um comentário