Exercícios sobre A era do imperialismo com respostas (9ºano)


1. Complete as lacunas do texto com as palavras corretas:

Durante a Primeira Revolução Industrial, vimos o trabalho manual dos artesãos serem supridos pelas _________. Na Segunda Revolução Industrial, elas foram substituídas por novas tecnologias, possibilitadas pelas novas fontes de energia, como o __________ e a___________, responsáveis pelos motores elétricos e a vapor.
O mundo estava vivendo uma onda de ___________ , na qual a capacidade humana, o progresso e a técnica dominaram e transformaram o modo de vida europeu.

2. Leia as frases a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
( ) A relação da sociedade com os meios de transporte e de comunicação foram profundamente transformados na Segunda Revolução Industrial, responsável pela invenção do telefone e do automóvel.
( ) As indústrias químicas, ferroviárias e metalúrgicas foram as grandes responsáveis pelos processos de industrialização e modernização, desencadeados pela Segunda Revolução Industrial.
( ) Em alguns países, como Alemanha e Japão, o sucesso da industrialização foi reflexo dos investimentos em educação, que formou uma classe trabalhadora especializada e nacional.
( ) A precoce industrialização da Rússia fez com que ela se tornasse rapidamente uma das principais potências industriais da época, destacando seu desenvolvimento na indústria têxtil e metalúrgica.
( ) Assim como na Primeira Revolução Industrial, a Segunda manteve como única potência hegemônica a Inglaterra, fazendo com que outros países como Estados Unidos investissem em políticas de incentivo à imigração.

3. Leia atentamente o trecho da obra “A Era do Capital”, de Eric J. Hobsbawn, sobre a Segunda Revolução Industrial e responda: quais eram as condições de trabalho que os operários viviam?

“Eles não sabiam no princípio da semana quanto iriam levar para casa na sexta-feira. Eles não sabiam quanto tempo iria durar o emprego presente ou, se viessem a perdê-lo, quando voltariam a encontrar um novo trabalho e em que condições. Eles não sabiam que acidentes ou doenças iriam afetá-los, e embora soubessem que algum dia no meio da vida – talvez 40 anos para os trabalhadores não especializados, talvez 50 para os especializados – iriam se tornar incapazes para o trabalho pleno e adulto, não sabiam o que iria acontecer então entre este momento e a morte” 

HOBSBAWN, Eric J. A era do capital, p. 227

4. O processo de industrialização também ocorreu nas áreas rurais, fazendo surgir uma pequena burguesia agrária integrada pelos poucos grandes proprietários. Com isso, milhares de trabalhadores ficaram sem suas terras. Essa “limpeza” que ocorreu nas áreas rurais também ocorreu nas metrópoles. A burguesia urbana realizou grandes projetos de revitalização (renovação) das cidades, afastando o operariado dos centros.

a) Quais foram as consequências da expulsão dos operários dos centros urbanos? Justifique
sua resposta.

b) Quais foram as consequências da expulsão dos trabalhadores rurais? Justifique sua resposta.

5. Analise a imagem e responda:


a) Qual é a política externa representada na imagem? Justifique sua resposta.
b) Quais fatores a impulsionam? Justifique sua resposta.

6.  Leia atentamente as descrições das políticas coloniais de assimilação e diferenciação e associe-as da maneira correta:
I – Política que aproveitava a estrutura e a organização e as lideranças já existentes na colônia como base da nova administração. Aplicadas por alemães e britânicos.
II – Política que buscava enraizar suas próprias características culturais como língua, religião e valores europeus sobrepondo às culturas locais, buscando incorporá-los a suas nações como colaboradores.


7.  Sobre a expansão imperialista para o Oriente, assinale a alternativa correta:
a) ( ) A Inglaterra obteve hegemonia total durante todo período imperialista no Oriente, especialmente na China, Índia e Austrália.
b) ( ) Apesar da livre concorrência durante a expansão imperialista no Oriente, a Grã-Bretanha se fortaleceu muito após a Revolta dos Sipaios, na Índia, e a Guerra do Ópio, na China.
c) ( ) Muito diferente da conquista da África, que ocorreu de modo violento e invasivo, incluindo a resistência dos povos nativos; a expansão imperialista Oriental foi apática, sem a existência de oposição a ela.
d) ( ) A Guerra do Ópio ocorreu em consequência da livre concorrência de mercadoria entre comerciantes chineses e britânicos e teve como resultado o Tratado de Nanjing, que estabeleceu os parâmetros de venda da droga.
e) ( ) Revolta dos Sipaios, na Índia, e a Guerra do Ópio, na China, foram conflitos entre esses respectivos países aliados a Grã-Bretanha como uma forma de combater a entrada de outras nações no império britânico.

8.  Explique o termo Belle Époque.

9. Observe as obras de arte a baixo e identifique os movimentos a qual cada uma pertence e qual a contribuição para o meio artístico: 




ACESSE aqui o GABARITO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário