Geografia 1ºano - Identificar e localizar seres e objetos - Habilidade EF01GE09 (referenciais espaciais)


GABARITO E ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR

ATIVIDADE 1
• Dentro do porta-lápis há três lápis e fora há um lápis. 
• Em cima da escrivaninha há folhas, porta-lápis e lápis. 
• O objeto embaixo do menino é um tapete. 
• O objeto que está em frente ao menino é uma cama. 
• O número que aparece atrás da camiseta do menino é o 10.
Caso os alunos apresentem dificuldade ou cometam erros na localização dos objetos, proponha mais atividades que trabalhem esses referenciais espaciais. Uma estratégia interessante e que pode ser muito eficiente é usar os próprios objetos do material escolar dos alunos, assim como a disposição das carteiras na sala de aula, para dar exemplos mais concretos e próximos à realidade deles.
ATIVIDADE 2
Alternativa D
Os alunos devem identificar os referenciais espaciais direita e esquerda, tomando por base o cachorro que está de costas. Verifique se eles não confundem diferentes referenciais, como em cima e embaixo com direita e esquerda.
Se houver dificuldades na localização dos elementos solicitados, proponha mais atividades que trabalhem a lateralidade e depois retome essa questão para sanar as últimas dúvidas.

ATIVIDADE 3
Espera-se que a flor seja desenhada do lado direito e a bola do lado esquerdo do cachorro.
Verifique se não houve inversão ou erro nos desenhos dos alunos. Você pode ampliar a discussão dessa questão pedindo aos alunos que citem, após terem feito os desenhos, quais elementos ficaram do lado direito e quais ficaram do lado esquerdo do cachorro. 
Se os alunos tiverem dificuldades com as noções de lateralidade e as terminologias direita e esquerda, reforce a utilização de referências corporais para a fixação de tais noções. A mão que é mais utilizada para fazer coisas e a presença de pintas ou outros sinais particulares em um ou outro lado do corpo podem ajudar.

HABILIDADE
EF01GE09: elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário