Geografia 8ºano - Exercício com gabarito - Habilidade EF08GE11 - Definição de fronteiras e soberania política


Explique o que indica a presença de um muro na fronteira entre esses dois países.

GABARITO E COMENTÁRIOS

Objeto de conhecimento: 
Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
Habilidade (EF08GE11) 
Analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latinoamericano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários.

RESPOSTA
Espera-se que os alunos expliquem que a presença de um muro na fronteira entre Estados Unidos e México indica a tentativa de barrar algum fluxo que acontece de um país para outro. No caso retratado na imagem da questão, existe a tentativa de bloqueio do fluxo migratório.

É possível que surjam respostas que não indiquem o papel desse tipo de barreira física para o controle do fluxo de pessoas nem como ela é significativa, no caso, na fronteira entre México e Estados Unidos.

O objetivo da questão é analisar a habilidade dos alunos de identificar a definição de fronteiras e soberania política, com foco na situação da fronteira entre México e Estados Unidos da América. Caso o rendimento, de modo geral, mostre-se insatisfatório, separe três textos que contemplem diferentes casos de muros que dividem populações do mundo –México e Estados Unidos; Israel e Palestina; Ceuta e Melilla, etc. Divida a turma em três grupos e selecione um texto para cada grupo. Oriente os alunos a ler e discutir a influência desse tipo de bloqueio físico para as populações. Posteriormente, promova um pequeno debate, no qual os grupos devem expor as conclusões levantadas e apresentar opiniões favoráveis e contrárias a esse tipo de situação. Essa atividade tem o intuito de propiciar aos alunos o contato com diferentes exemplos relacionados a esse tema, com vistas também ao desenvolvimento da capacidade de argumentação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário