Geografia 8ºano - Habilidade EF08GE05 - Exercício com resposta - Reorganização do continente africano


Leia a manchete a seguir:


CONFRONTO entre milícias gera novo banho de sangue na Líbia. Terra, 3 set. 2018.
Disponível em: 

Com base nessa manchete e considerando que a situação de muitos países africanos é conflituosa, como a da Líbia, explique a influência da reorganização que aconteceu no território desse continente no século XX.

GABARITO E COMENTÁRIOS

Objeto de conhecimento:
Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
Habilidade (EF08GE05) 
Aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra.

RESPOSTA
Espera-se que os alunos apontem que a reorganização do continente africano, ao longo do século XX, foi estabelecida pelas potências europeias sem considerar a organização tradicional africana, que mantiveram, em um mesmo território, povos com culturas divergentes, o que ensejou conflitos internos, principalmente, pelas inúmeras divergências presentes nesse território.

O objetivo da questão é aferir a habilidade dos alunos de compreender os conflitos contemporâneos no continente africano, principalmente os relativos à definição de fronteiras e soberania política. Se os resultados, em geral, não tenham sido os esperados, com o auxílio de um projetor, exiba para os alunos um mapa que represente o território africano antes da partilha artificial da África e, também, um mapa que retrate a divisão atual. Caso o recurso de projeção não esteja disponível, utilize as imagens presentes no livro do estudante. Após apresentar os mapas, estimule uma discussão com os alunos sobre a influência que a mudança da organização desse território gerou sobre os grupos que vivem nele e qual é a relação com diversos conflitos existentes, atualmente, na África. A atividade ora proposta permite reforçar o conteúdo em análise, de modo que os alunos assimilem a atual organização político-administrativa do continente africano e seus conflitos internos.

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