História 1ºano - Atividades sobre crescimento - EF01HI01


GABARITO E ORIENTAÇÕES

ATIVIDADE 1
A parte pintada representa seu tempo de vida ou a sua idade.
Os alunos devem interpretar corretamente o comando da questão, pintando os espaços que representam o ano de seu nascimento, o ano atual e os anos presentes nesse intervalo. É possível que a maioria dos alunos tenha nascido no mesmo ano. 
Caso os alunos não cheguem à resposta correta, apresente outras linhas do tempo pessoais, como a sua própria, fazendo-os compreender que ela começa no ano de nascimento e se estende até os dias atuais, marcando a passagem da vida de uma pessoa.

HABILIDADE
Compreender aspectos da passagem do tempo por meio da elaboração e da interpretação de linhas do tempo pessoais.

BNCC
EF01HI01: identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família.

ATIVIDADE 2
Alternativa B.
Para o caso de os alunos terem assinalado as demais opções, verifique se eles compreenderam o que pede a questão e se identificaram como se organizam acontecimentos ao longo do tempo, nos mesmos moldes do que é feito em uma linha do tempo. Caso tenham respondido a alternativa D (1, 2, 3, 4), pode ser que tenham feito a correspondência com a ordem numérica, em desacordo com o comando da questão.
Verifique, ainda, se eles reconheceram as etapas de passagem do tempo em cada item. Se necessário, utilize outros exemplos de passagem do tempo, como o crescimento de plantas e de animais e a organização dos eventos entre antes e depois.

HABILIDADE
Organizar temporalmente imagens de diferentes momentos da vida de uma criança.

BNCC
EF01HI01: identificar aspectos do seu crescimento, por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família.



Nenhum comentário:

Postar um comentário