Imperialismo: gabarito dos exercícios para 9ºano


ACESSE aqui os exercícios e questões deste gabarito

GABARITO
1. 
máquinas a vapor
eletromagnetismo
termodinâmica
cientificismo

2. V - V - V - F - F

3. As condições de trabalho dos operários eram extremamente precárias. Legalmente não havia nada que garantisse os direitos desses trabalhadores, tais como jornadas justas, salário fixo, contrato de trabalho, seguro desemprego, aposentadoria, etc. Essas condições e incertezas em que viviam, fazia com que todos os membros das famílias, inclusive crianças, fossem obrigados a trabalhar, pois se algo acontecesse isso podia lhes custar à vida.

4.
a) A expulsão dos operários dos centros urbanos deu origem à segregação geográfica das classes sociais (burguesia e operariado – ricos e pobres não poderiam conviver no mesmo espaço).
b) Em busca de trabalho, esse grupo deu início a um intenso êxodo rural, resultando na ocupação e na ampliação das vilas operárias que mais tarde se tornaram bairros.

5. 
a) A política externa representada na imagem é o imperialismo ou neocolonialismo, pois identificamos diversos líderes políticos de países industrializados interessados em expandir seus domínios.

b) Fatores econômicos, políticos, sociais e culturais. O imperialismo foi uma saída encontrada pelos países que se encontravam vivendo uma crise que enfraqueceu os mercados e a confiança nos governos e fortaleceu os conflitos sociais e o sentimento de missão civilizatória.

6.
I – Diferenciação.
II – Assimilação.

7. Apesar da livre concorrência durante a expansão imperialista no Oriente, a Grã-Bretanha se fortaleceu muito após a Revolta dos Sipaios, na Índia, e a Guerra do Ópio, na China.

8. O termo Belle Époque é dado a um período entre o século XIX e XX , no qual a sociedade elitista viveu momentos de progresso cientificistas, causando uma grande euforia e otimismo, refletidos principalmente no meio cultural, por essa parcela da população.

9. 
a) Cubismo – esse movimento buscava se afastar da arte tradicional realista, libertando-se dos padrões. Eles utilizavam formas geométricas e ângulos diferentes como inspiração.

b) Impressionismo – esse movimento rompeu com o realismo clássico, por sua temática com ambientes abertos, sempre pintados sob a influência da luz. Utiliza cores fortes, e sua técnica não atende a contornos devido à pinceladas soltas e aparentes. 

c) Cinema – esse movimento artístico foi o mais inovador de todos os tempos, ele consiste na colagem de imagens em sequência, dando a impressão de movimento. Essa foi a invenção mais popular e lucrativa, podendo ser reproduzida em qualquer lugar simultaneamente por meio de suas cópias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário