Linguagem formal e informal - Atividade 3ºano com gabarito comentado - PDF (fundamental)



GABARITO COMENTADO (PDF no final)

Questão 1
Esta questão avalia a habilidade de identificar fatores determinantes do registro linguístico (formal e informal), como: contexto, ambiente e grau de intimidade entre os falantes. 
Resposta: Alternativa C. 
Caso o aluno marque as alternativas A, B ou D, possivelmente ele está com dificuldade em identificar os fatores determinantes do registro linguístico. Espera-se que ele leia o diálogo entre Paulo e Maurício e perceba as marcas do registro informal, como e aí, tá, tô e valeu. Espera-se também que ele reconheça o diálogo como uma conversa entre amigos, na qual se emprega a linguagem informal. O grau de intimidade entre os falantes é um fator importante para que o aluno identifique o registro adequado. As alternativas A, B e D apresentam situações nas quais é mais adequado empregar o registro formal da língua, com base no contexto, ambiente e grau de intimidade entre os falantes. 
Para esclarecer possíveis dúvidas, proponha a seguinte atividade: apresente para a turma exemplos de textos que empregam o registro formal e informal da língua. Analise os textos com os alunos, identificando as marcas de registro linguístico. Além disso, peça que escrevam no caderno dois e-mails, um empregando a linguagem formal, relacionado a um contexto formal, e outro empregando a linguagem informal, relacionado a um contexto/ambiente informal. Em seguida, solicite que leiam seus textos. 

Questão 2
Esta questão avalia a habilidade de identificar fatores determinantes do registro linguístico (formal, informal), como: contexto, ambiente e grau de intimidade entre os falantes. 
Resposta: Em um e-mail convidando o amigo para ir ao clube: registro informal. Em um texto de opinião para ser publicado no jornal da escola: registro formal. Em um bilhete para os familiares: registro informal. Em uma carta para o governador do estado: registro formal.
Por meio das situações descritas, o aluno deve reconhecer o contexto, o ambiente e o grau de intimidade entre os falantes para identificar o registro linguístico adequado. Caso ele tenha dificuldade em identificar os fatores determinantes do registro linguístico, realize a seguinte atividade: anote na lousa algumas situações cotidianas e peça aos alunos que identifiquem o registro adequado. Converse com a turma sobre as situações apresentadas, analisando o contexto, o ambiente e o grau de intimidade entre os falantes. Além disso, peça aos alunos que formem duplas, criem uma situação e identifiquem o registro linguístico adequado.


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