Numeração decimal -Exercícios 6ºano com gabarito - Habilidades EF06MA02, EF06MA03


1. Em relação às características do sistema de numeração decimal, considere as seguintes afirmativas e marque um X na alternativa correta.
a) No sistema de numeração decimal, usamos a base 5 e o valor de cada algarismo na representação da quantidade depende da posição que ele ocupa no quadro de ordens.
b) Os números no sistema de numeração decimal são agrupados de 12 em 12 e o valor de cada algarismo na representação da quantidade depende da posição que ele ocupa no quadro de ordens.
c) No sistema de numeração decimal, usamos agrupamentos de 60 em 60 e o valor de cada algarismo na representação da quantidade depende da posição que ele ocupa no quadro de ordens.
d) O sistema de numeração decimal usa agrupamentos de 10 em 10 e o valor de cada algarismo na representação da quantidade depende da posição que este ocupa no quadro de ordens.

2. Segundo o último censo de 2010, a população do Estado de São Paulo era de 11 253 503 habitantes. Marque um X na alternativa que contém o arredondamento desse número para a unidade de milhão mais próxima.
a) 10 000 000
b) 11 200 000
c) 11 000 000
d) 11 300 000

HABILIDADES
EF06MA02: Reconhecer o sistema de numeração decimal, como o que prevaleceu no mundo ocidental, e destacar semelhanças e diferenças com outros sistemas, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.

EF06MA03: Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.


GABARITO COMENTADO

1. Esta questão avalia a habilidade de reconhecer algumas características do sistema de numeração decimal. Seu estudo contribui para o desenvolvimento da habilidade EF06MA02 da BNCC.
Resposta: Alternativa D.
Os alunos que assinalaram as alternativas A, B ou C demonstram que, possivelmente, não tenham se apropriado das características do sistema de numeração decimal ou não reconhecem os agrupamentos de 10 em 10.
É de fundamental importância que os alunos compreendam tais características para que possam ampliar noções a respeito do número. Neste caso, retomar as regras de agrupamento e reagrupamento na base 10, o trabalho com o ábaco, com o quadro de ordens e com a composição e decomposição dos números, que podem contribuir para que os alunos compreendam o valor posicional do número e a função do zero. Proponha a resolução de problemas de caráter investigativo em que os alunos possam observar padrões e regularidades na composição do sistema de numeração. Essa ação poderá ajudar os alunos a perceber tais características.

2. Esta questão avalia a habilidade de arredondar números naturais para a unidade de milhão mais próxima. Seu estudo contribui para o desenvolvimento da habilidade EF06MA03 da BNCC.
Resposta: Alternativa C.
É possível que os alunos indiquem as alternativas B ou D por considerarem que devem arredondar para a centena de milhar mais próxima. A escolha da opção A, talvez, mostre que os alunos arredondaram para a dezena de milhão mais próxima. Nestes casos, os alunos demonstram que não houve apropriação do significado de arredondamento. Leve alguns recortes de jornais e revistas em que aparecem números compostos de 8 ordens e discuta com eles sobre arredondamento. Analise com eles alguns valores, ouça as hipóteses que eles têm e conforme o conhecimento demonstrado, faça as intervenções. Proponha novas tarefas, com números menores que 1 000 para fazer arredondamentos e depois proponha outros maiores que 1 000. O processo de negociação de significados durante os diálogos ajuda na elaboração dos conhecimentos dos alunos.

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