Números naturais - Exercícios com gabarito comentado 6ºano - Habilidade EF06MA01


1. Na reta numérica a seguir, as medidas das distâncias entre duas marcas consecutivas são as mesmas, e um número é sempre maior que os demais à sua esquerda. Marque um X na alternativa que contém o número que está indicado pelo quadrinho vazio na reta numérica.


a) 40
b) 25
c) 35
d) 31

2. Sabendo que as medidas das distâncias entre duas marcas consecutivas são as mesmas, em qual das alternativas a reta numérica está correta?




GABARITO COMENTADO

1. Esta questão avalia a habilidade de localizar números naturais na reta numérica. Seu estudo contribui para o desenvolvimento da habilidade EF06MA01 da BNCC.
Resposta: Alternativa C.
Alguns equívocos poderão acontecer caso os alunos tenham dificuldades em identificar a regularidade na reta numérica, dada pelos múltiplos de 5. Alguns alunos podem, ainda, assinalar a alternativa D, possivelmente por relacionar o sucessor de 30 ao número indicado pelo quadrinho vazio. Já os alunos que assinalaram a alternativa B, possivelmente subtraíram 30 e 5 ao invés de adicionar, ou marcaram aleatoriamente.
Analise as respostas e os registros realizados pelos alunos e verifique os diferentes raciocínios. Marcações ou cálculos na folha podem auxiliar nessa interpretação. Com base nisso, organize atividades de intervenção. Convém retomar os números naturais na reta numérica e os conceitos de múltiplo de um número. A utilização de alguns recursos didáticos, como fitas de papel fracionadas, poderão contribuir para retomar conceitos iniciais de reta numérica. Os alunos poderão numerar a fita de 1 em 1, 2 em 2, 10 em 10 de modo que a reta numérica possa ser representada em várias escalas. A retomada da questão proposta na avaliação também contribui para esclarecer as dúvidas.

2. Esta questão avalia a habilidade de localizar e comparar números naturais na reta numérica. Seu estudo contribui para o desenvolvimento da habilidade EF06MA01 da BNCC.
Resposta: Alternativa C.
Alguns equívocos poderão acontecer caso os alunos tenham dificuldades em identificar a regularidade ou comparar os números. Os alunos que assinalaram a alternativa A, provavelmente, não consideraram que as medidas das distâncias entre duas marcas consecutivas representam uma regularidade nos números. Os alunos que assinalaram as alternativas B ou D talvez não estejam conseguindo comparar nem ordenar os números na reta partindo do princípio de que a sequência é crescente da esquerda para a direita.
Para auxiliar os alunos na superação de alguma dificuldade, é importante retomar o trabalho com a reta numérica. Proponha outros problemas que envolvam a localização de diferentes números naturais na reta numérica. Talvez seja necessário retomar a sequência numérica, as regularidades presentes na construção do sistema de numeração decimal, o conceito de ordem e comparação de números. A proposta de resolver e elaborar problemas contextualizados em situações práticas poderão auxiliar os alunos a ampliar significados, por exemplo, relacionar a reta numérica à construção de uma linha do tempo registrando fatos históricos, ano, século, milênios. Vale a pena retomar as possibilidades de representar números na reta numérica em escalas diferentes (1 em 1, 2 em 2, 5 em 5, 10 em 10, etc.).

HABILIDADE
EF06MA01: Comparar, ordenar, ler e escrever números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta numérica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário