Português 1ºano Fundamental - Apostila em PDF com 15 atividades e manual do professor


MANUAL DO PROFESSOR

Língua Portuguesa – 1º ano 

RESPOSTAS 

Questão 1
Esta questão avalia a habilidade de diferenciar as letras de outros símbolos gráficos.
Resposta: alternativa D.
Caso o aluno selecione as alternativas A, B ou C, que trazem apenas placas de trânsito com símbolos gráficos, isso evidencia que ele ainda não consegue reconhecer e diferenciar as letras de outros símbolos gráficos. Sendo assim, mostre o alfabeto exposto na sala – caso não haja um alfabeto em local visível na sala de aula, essa é uma oportunidade para inseri-lo, pois ele pode servir de apoio para inúmeras atividades. Realize, também, uma atividade prática: apresente outros exemplos de placas com ou sem letras e peça ao aluno que circule as letras. Se ele encontrar dificuldade na realização da atividade, escreva as letras do alfabeto na lousa – ou retome o alfabeto da sala – para que ele consiga identificá-las nas placas com maior facilidade.

Questão 2
Esta questão avalia a habilidade de diferenciar as letras de outros símbolos gráficos.
Resposta: “Letras” – A, C, F, B, E, D; “Números” – 4, 2, 7, 1, 5.
Caso o aluno ainda não consiga diferenciar as letras de outros símbolos gráficos, apresente letras móveis e peças de números e solicite que identifique quais são letras e quais são números.

Questão 3
Esta questão avalia as habilidades de escrever as letras que foram ditadas pelo professor e de reconhecer a escrita como representação dos sons da fala.
Resposta: Professor ou responsável, dite as letras B, C, E e F. Com base nas letras ditadas, o aluno poderá desenhar os seguintes animais: baleia, boi, borboleta, cachorro, coelho, cavalo, elefante, ema, formiga, foca, entre outros. Em seguida, ele deverá escrever o nome do animal desenhado.
Caso o aluno não consiga realizar a atividade, disponibilize revistas e jornais para que ele circule as palavras iniciadas com as letras que o aluno não conseguiu identificar. Em seguida, peça que escreva essas palavras no caderno. Por fim, solicite que escreva outras palavras que se iniciam com essas letras. Caso seja necessário, auxilie-o para que busque as palavras no dicionário.

Questão 4
Esta questão avalia a habilidade de completar palavras com letra inicial, de acordo com o desenho. 
Resposta: BICICLETA, SABONETE, JARRA, PRESENTE. 
Espera-se que o aluno reconheça o que está representado na imagem e identifique a primeira letra que falta em cada palavra. Caso o aluno tenha dificuldade em identificar a primeira letra do nome de cada imagem, proponha a seguinte atividade: anote todas as letras do alfabeto na lousa e peça à turma que identifique e cite, oralmente, uma palavra que comece com cada letra do alfabeto. Podem ser criadas classificações, como: animal com a letra A; nome de pessoa com a letra B; comida que começa com a letra C, etc. Essa lista de palavras pode ficar por algum período exposta na sala, a fim de ser consultada sempre que necessário.

Questão 5
Esta questão avalia a habilidade de completar palavras com letra inicial ou medial de acordo com a escuta.
Resposta: TESOURA, CADERNO, BOLA, SABONETE.
Caso o aluno não consiga identificar a letra necessária para completar cada uma das palavras, realize atividades semelhantes a essa com o uso de letras móveis. Incentive-o para que faça tentativas de preenchimento da letra faltante, de acordo com suas hipóteses. A cada tentativa feita, questione-o e peça que leia em voz alta a palavra formada. Use a lista de nomes da turma para que o aluno possa confirmar ou rever suas hipóteses iniciais.

Questão 6
Esta questão avalia a habilidade de segmentar, oralmente, as palavras e perceber a quantidade de sílabas que ela possui.
Resposta: alternativa A.
Caso o aluno marque as alternativas A, C ou D, é possível que ele ainda não esteja conseguindo perceber as sílabas que constituem as palavras. Nesse caso, será necessário avaliar em qual hipótese de escrita o aluno se encontra, pois é possível que esteja na hipótese pré-silábica. A partir dessa avaliação, será possível criar estratégias para que o aluno desenvolva consciência silábica, que é uma parte importante da consciência fonológica, rumo à aquisição da escrita alfabética. Uma estratégia possível é escolher imagens de animais e de brinquedos conhecidos por ele. Depois, escreva em uma cartolina as sílabas que formam os nomes desses animais e brinquedos e recorte-as, formando peças. Mostre as imagens ao aluno e solicite que use as peças para formar as palavras. Depois de montadas, peça que leia essas palavras em voz alta e perceba quantas vezes é preciso abrir a boca para pronunciá-la. A fim de favorecer essa percepção, dê uma pequena batida na mesa ou bata uma palma a cada sílaba pronunciada. A atividade de montar palavras a partir de sílabas pode ser retomada em trios, assim os alunos terão a oportunidade de trocar experiências e conhecimento.

Questão 7
Esta questão avalia a habilidade de segmentar, oralmente, as palavras e perceber a quantidade de sílabas que ela possui. 
Resposta: alternativa C. 
Caso o aluno marque as alternativas A, B e D, possivelmente esteja com dificuldade em reconhecer as sílabas da palavra. Anote a palavra “banana” na lousa, apresentando a separação em sílabas desse termo e propondo a contagem das sílabas. 
Escreva algumas palavras na lousa ou numa folha de sulfite e solicite a ajuda da turma ou do aluno (em caso de isolamento social) para fazer a separação de sílabas. Para cada sílaba pronunciada, toda a turma deve bater palmas em conjunto. 


Questão 8
Esta questão avalia a habilidade de comparar palavras identificando semelhanças entre sons de sílabas finais. 
Resposta: espera-se que o aluno relacione as imagens: bola/cola; carro/jarro; peteca/boneca; mão/pião. 
Caso o aluno não consiga fazer alguma dessas correspondências, possivelmente esteja com dificuldade em identificar semelhanças entre sons de sílabas finais. Nesse caso, proponha a seguinte atividade: anote na lousa algumas palavras com sons finais semelhantes e peça para os alunos identificarem os termos que rimam. Além disso, leia para a turma alguns poemas infantis, a fim de que reconheçam os termos que rimam, ou seja, que apresentam sons de sílabas finais semelhantes. 

Questão 9
Esta questão avalia a habilidade de comparar palavras identificando semelhanças entre sons de sílabas iniciais. 
Resposta: alternativa D. 
Espera-se que o aluno identifique que, nas imagens que apresentam o boné e o bolo, as palavras começam com a sílaba BO. Nas alternativas A, B e C, os nomes das imagens iniciam-se com as sílabas BA, JOR e COM. Caso algum aluno marque essas alternativas, possivelmente esteja com dificuldade em reconhecer sons iniciais semelhantes em palavras. Nesse caso, proponha a seguinte atividade: anote as sílabas BO, BA, CA, NA e DA na lousa, dividindo-a em cinco colunas. Peça que citem palavras que começam com essas sílabas e anote os termos citados nas colunas correspondentes. Se possível, deixe um dicionário disponível para consulta, para que eles possam pesquisar e citar mais termos, caso não consigam se lembrar de palavras iniciadas com as sílabas anotadas na lousa. Auxilie-os na consulta ao dicionário.

Questão 10
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer a escrita como representação dos sons da fala. 
Resposta: alternativa A. 
Caso o aluno marque as alternativas B, C e D, possivelmente ele esteja com dificuldade em reconhecer a escrita como representação dos sons da fala. Nesse caso, proponha a seguinte atividade: distribua revistas e jornais para a turma, a fim de que encontrem e recortem imagens cujos nomes iniciam com a letra N. Se não for possível distribuir material para recorte, apresente imagens que começam com a letra N. Peça que digam em voz alta o nome da imagem e anote as palavras na lousa.

Questão 11 
Esta questão avalia a habilidade de reconhecer a escrita como representação dos sons da fala. 
Resposta: alternativa B.
Caso o aluno marque as alternativas A, C ou D, possivelmente ele esteja com dificuldades em diferenciar as letras apresentadas e/ou reconhecer o som correspondente a cada uma delas. As letras das alternativas A e D formam palavras próximas do nome do objeto da imagem (barro e jarro), apenas com a primeira letra diferente. 
A fim de auxiliar o aluno, realize uma atividade semelhante, apresentando objetos escolares ou brinquedos e peça que identifique a letra inicial de cada objeto. Além disso, retome a lista de palavras escritas com cada letra do alfabeto, proposta na questão 4.


Questão 12 
Esta questão avalia a habilidade de escrever o próprio nome, dos responsáveis e o endereço. 
Resposta: espera-se que o aluno complete a ficha com seus dados pessoais. Verifique se ele preencheu as lacunas corretamente, sem inverter as respostas. 
Caso o aluno tenha dificuldade em preencher a ficha, peça que consulte seus dados pessoais na agenda ou em outro documento disponível. Como atividade complementar, proponha aos alunos que entrevistem os colegas e preencham, no caderno, as informações pessoais uns dos outros, para que se familiarizem com esse tipo de texto e possam compreender o que são os dados pessoais. 

Questão 13 
Esta questão avalia a habilidade de ler palavras conhecidas, como nome do mês e do dia da semana. 
Resposta: espera-se que o aluno pinte de azul a palavra “outubro” na parte superior central do calendário e circule o dia da semana correspondente à data de realização da questão. 
Espera-se que o aluno reconheça o nome do mês e a estrutura comum de um calendário, com os dias separados de acordo com o dia da semana. Caso ele tenha dificuldade em identificar as palavras a serem marcadas, trabalhe com a turma os nomes dos meses e dos dias da semana, anotando-os na lousa, para que possam reconhecer essas palavras. Faça o preenchimento do calendário diariamente, na presença dos alunos, como parte da rotina diária. Dessa forma, eles perceberão o uso real desse instrumento e aprenderão os nomes dos meses e dos dias da semana de forma significativa.

Questão 14
Esta questão avalia a habilidade de escrever as letras em resposta à letra que lhe foi dita. 
Resposta: Espera-se que o aluno complete as duas primeiras letras do alfabeto (A e B) e as três últimas (X, Y e Z). 
Caso ele não consiga associar o nome da letra à respectiva grafia, escreva as letras do alfabeto na lousa e, em seguida, dite uma letra do alfabeto para que ele a circule. Realize a atividade até que todas as letras do alfabeto tenham sido circuladas. Sempre que possível, peça aos alunos que se organizem segundo a ordem alfabética dos nomes, entre outras atividades práticas que retomem o alfabeto.
Questão 15
Esta questão avalia a habilidade de escrever o próprio nome e relacionar outras palavras que iniciam com as mesmas letras que o compõem.
Resposta: espera-se que o aluno consiga escrever o próprio nome com o auxílio do alfabeto. Também é esperado que ele identifique as letras inicial e final de seu nome.
Caso o aluno escreva o nome com falta ou sobra de letras, é importante identificar em qual hipótese de escrita ele se encontra, por exemplo, pré-silábica, silábica sem valor sonoro, silábica com valor sonoro, etc. A partir dessa avaliação, será possível criar estratégias para que ele avance até que se torne alfabético. Uma estratégia possível é trabalhar com a turma os nomes dos colegas da sala. Peça que escrevam nomes de três colegas da sala. Em seguida, escreva na lousa, com ajuda dos alunos, os nomes que eles escolheram escrever. Aproveite esse momento para questioná-los acerca de suas hipóteses e solucionar possíveis dúvidas.



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