Português 4ºano - Apostila com 15 atividades em PDF e gabarito com orientações ao professor


**Arquivo com atividades em PDF no final**

GABARITO COMENTADO 

Questão 1
Esta questão avalia a habilidade do aluno de reconhecer que a letra h inicial não representa fonema e praticar a escrita de palavras iniciadas pela letra h.
Resposta: Hidrante, helicóptero, ovo, abacate, elefante, hipopótamo, igreja, homem.
Para responder a esta questão corretamente, o aluno precisa compreender que h é a única letra do nosso alfabeto sem valor fonético (sem som) quando aparece no início das palavras. Caso o aluno escreva as palavras hidrante, helicóptero, hipopótamo e homem sem inserir o h, é possível que ainda não tenha se familiarizado com a escrita de palavras que iniciam com essa letra. Dessa forma, realize atividades em que o aluno possa completar palavras com h e peça que faça buscas no dicionário. 

Questão 2
Esta questão avalia a habilidade do aluno de inferir informações implícitas em textos.
Respostas:
a) Não, o galo apenas fingiu ter acreditado na raposa.
b) Dizendo que estava vendo alguns cães se aproximarem e que eles também poderiam querer festejar a paz entre os animais.
c) Porque a raposa ficou com medo que os cães o atacassem.
d) Resposta pessoal. 
Nesta questão, o aluno deverá ser capaz de inferir sobre as informações implícitas, ou seja, ler as entrelinhas da fábula e, uma vez compreendido o texto, terá condições de emitir uma opinião sobre a moral que consta ao final. Caso o aluno não consiga responder, ou não se aproxime dessas respostas, é possível que não tenha compreendido a ironia da raposa e a estratégia usada pelo galo para se livrar de sua inimiga. Retome a leitura do texto com o aluno, enfatizando os diálogos, e auxilie-o a chegar às conclusões necessárias para a compreensão global da fábula.

Questão 3
Esta questão avalia a habilidade do aluno de reconhecer verbos de enunciação em textos narrativos para conseguir empregar diálogos e representar falas de personagens em seus próprios textos.
Resposta: Alternativa B.
Para responder corretamente, o aluno precisa identificar os verbos de enunciação do texto proposto. 
Os verbos de enunciação são aqueles que introduzem ou anunciam a fala. De acordo com a fábula O galo e a raposa, o aluno deverá responder alternativa B, ou seja, se dirigiu e respondeu. Caso responda marcando as alternativas A ou C, é possível que tenha reconhecido somente o último verbo (se dirigiu ou respondeu) como verbo de enunciação, desconsiderando o outro verbo que acompanha a alternativa. Caso tenha marcado a alternativa D como correta, é provável que ainda não tenha compreendido o significado e uso dos verbos de enunciação. Retome com ele o significado e analise a aplicação desses verbos em diálogos presentes em textos diversos. 
Questão 4
Esta questão avalia a habilidade do aluno de perceber o tipo de discurso empregado em uma narrativa, a fim de se familiarizar com ele e empregá-lo em suas produções textuais.
Resposta: Discurso direto, porque na fábula as falas estão reproduzidas exatamente como se as personagens estivessem falando.
Para responder corretamente, o aluno precisa identificar que os diálogos, introduzidos na fábula com dois-pontos e travessão, representam exatamente as falas das personagens. Caso o aluno não responda da forma esperada, é possível que ele não tenha compreendido a diferença entre discurso direto e discurso indireto (neste último, as falas das personagens são transmitidas pelas palavras do narrador). Retome a fábula com ele, evidenciando as partes da narrativa que representam as falas das personagens. Em seguida, proponha atividades de produção textual em que ele possa empregar esse tipo de discurso.

Questão 5
Esta questão avalia a habilidade do aluno de identificar na leitura os sinais de pontuação que costumam ser empregados no discurso direto para que possa utilizá-lo com segurança em suas produções textuais.
Resposta: Alternativa C.
Para responder corretamente a esta questão, o aluno precisa identificar os sinais de pontuação empregados no discurso utilizado na fábula, ou seja, dois-pontos e travessão. Caso marque as alternativas A ou D, é possível que tenha levado em consideração somente o sinal de travessão desconsiderando o outro sinal descrito na alternativa. Caso tenha marcado a alternativa B, é provável que tenha reconhecido os dois-pontos como marca de pontuação da narrativa, confundindo o ponto e vírgula. Retome a narrativa com o aluno em partes em que apareçam as duas marcas de pontuação corretas, ou seja, travessão e dois-pontos. Explique o que cada sinal de pontuação representa na narrativa. Proponha que produza uma narrativa e utilize os sinais indicados.

Questão 6
Esta questão avalia a habilidade do aluno de analisar a grafia de palavras em que os ditongos ai, ei e ou, na oralidade, podem ser reduzidos a vogal e vice-versa, e escrevê-las corretamente.
Resposta: Beijo, nascer, encaixar, besouro, peixe, doze, bombeiro, janeiro, mexer, tesouro.
Para responder corretamente, o aluno deverá ler e analisar a escrita de palavras, cujo ditongo, na pronúncia, pode ser reduzido a vogal e vice-versa, e completar as palavras com a ou ai; e ou ei; o ou ou. Caso o aluno reduza a vogal nas palavras beijo, bombeiro, encaixar, besouro, janeiro e peixe (ou que ele registre um ditongo que não existe nas palavras nascer, doze e mexer), é possível que marcas de oralidade estejam refletindo na sua escrita. Trabalhe com o aluno atividades em que ele exercite a grafia das palavras, como as de completar e escrever, com ou sem o apoio de imagens.


Questão 7
Esta questão avalia a habilidade do aluno de ler e escrever palavras com ditongos que podem, na pronúncia, ser reduzidos a vogal.
Resposta: Alternativa A.
Caso o aluno tenha marcado as alternativas B ou C, é possível que tenha levado em consideração, principalmente, as duas primeiras palavras da sequência, desconsiderando as demais palavras. Caso tenha marcado a letra D, é provável que sua escrita esteja influenciada por marcas de oralidade, pois é comum, na fala, algumas palavras terem o ditongo reduzido a vogal. Proponha atividades relacionadas à escrita de palavras com ditongo crescente e decrescente. Palavras cruzadas ou caça-palavras também auxiliam nesse processo de reconhecimento da escrita dos ditongos.
Questão 8
Esta questão avalia a habilidade do aluno de identificar uma informação explícita em um texto.
Respostas: 
a) Porque está com frio.
b) Fazendo rendinha para o casamento.
c) Porque quer casar.
Para as respostas serem consideradas corretas, o aluno deverá conseguir localizar as informações solicitadas, que estão explícitas no texto. Analise as respostas do aluno, percebendo se estão próximas às respostas sugeridas ou se destoam delas. Caso o aluno não consiga responder, oriente-o a reler a letra da cantiga e encontrar as respostas. Saber localizar respostas em um texto é uma habilidade necessária para que o aluno identifique relações entre as partes e as informações do texto como um todo.

Questão 9
Esta questão avalia a habilidade do aluno de reconhecer um verbo de enunciação em um texto, para saber como empregá-lo em suas produções textuais.
Resposta: Verbo dizer (diz).
Para o aluno responder corretamente a esta questão, deverá identificar como verbo de enunciação empregado nessa cantiga o verbo dizer na flexão diz (“diz que está com frio”; “diz que quer casar”). Caso o aluno não consiga identificar, é possível que ainda não tenha compreendido que um verbo de enunciação indica uma fala, nesse caso a fala do sapo. Proponha atividades em que o aluno precise identificar o verbo de enunciação, sublinhando-o. Faça lista de verbos de enunciação comumente utilizados, por exemplo: falar (falou); chamar (chamou); responder (respondeu), entre outros.


Questão 10
Esta questão avalia a habilidade do aluno de identificar, em textos, o tipo de discurso empregado, a fim de possibilitar o uso desse recurso em suas produções textuais.
Resposta: Alternativa B.
Para responder corretamente, o aluno precisa compreender o que significa o discurso em um texto, ou seja, a forma como a fala das personagens é apresentada. Caso o aluno marque as alternativas A ou D, é possível que ele tenha interpretado que o narrador é o sapo e a mulher do sapo. Caso faça a opção pela alternativa C, é provável que o aluno entenda que a cantiga ora apresenta fala do narrador, ora fala do sapo. Proponha escrita de textos em que o aluno possa revezar os tipos de discurso, ora escrevendo de forma direta, ora de forma indireta. Realize, também, atividades em que ele deva transformar o discurso direto em indireto, por exemplo: alterar de “A menina disse: – Estou com fome!” para “A menina disse que estava com fome”.

Questão 11
Esta questão avalia a habilidade do aluno de reconhecer a escrita de palavras iniciadas pela letra h.
Resposta:
Para responder corretamente, o aluno deve ser capaz de identificar palavras em diagramas, atentando-se ao uso da letra h e palavras que iniciam com vogal. Caso não consiga, oriente como realizar a procura de palavras, marcando, por exemplo, a letra inicial da palavra, depois a seguinte e assim por diante até encontrar todas as letras da palavra. Caso inicie sem a letra h, releia com o aluno as palavras e peça que observe sua escrita. Proponha também, atividades de completar palavras com h inicial.

Questão 12
Esta questão avalia a habilidade do aluno de grafar palavras iniciadas pela letra h, associando as palavras derivadas às primitivas.
Resposta: Humorístico – humor; horário – hora; horroroso – horror.
Nesta questão, o aluno precisa escrever substantivos primitivos iniciados por h. Caso ele não consiga, leve-o a compreender o sentido das palavras primitivas e suas derivações. Proponha atividades de encontrar em diagramas palavras derivadas, por exemplo: humano– deverá encontrar humanidade; honra – deverá encontrar honroso; helicóptero – deverá encontrar heliporto, assim por diante.


Questão 13
Esta questão avalia a habilidade do aluno de escrever corretamente palavras que possuem ditongos, que na oralidade costumam ser pronunciados como vogais.
Resposta: Caixa; feijão; vassoura. 
Para responder corretamente, o aluno precisa identificar as imagens e escrever seus nomes, registrando os ditongos ai, ei, ou nas palavras. Caso o aluno escreva “caxa”, “fejão” e “vassora”, é provável que esteja registrando conforme a pronúncia, na qual é comum haver a redução do ditongo à vogal. Nesse caso, proponha atividades em que ele deva completar palavras a partir de um ditongo proposto.
Questão 14
Esta questão avalia a habilidade do aluno de associar o significado de uma palavra ao contexto em que ela foi empregada.
Resposta: Alternativa A.
Para o aluno responder corretamente, é importante que associe a palavra ao contexto, assinalando a alternativa que apresenta o significado da palavra gorjeiam, ou seja, cantam. Caso o aluno não assinale a alternativa correta, é possível que tenha tido dificuldade em associar a palavra ao contexto. Nesse caso, explore com o aluno alguns textos em que haja palavras pouco usuais, solicitando a ele que deduza o significado dessas palavras somente pela compreensão do texto. Amplie o vocabulário do aluno, utilizando o dicionário para pesquisar desde palavras simples a palavras mais complexas ou pouco utilizadas.

Questão 15
Esta questão avalia a habilidade do aluno de inferir o assunto do texto, demonstrando a compreensão global dele.
Resposta: Alternativa C.
Para responder corretamente a esta questão, o aluno precisa ser capaz de interpretar o assunto principal do texto, ou seja, sobre o que ele trata. Para identificar o assunto, é necessário que ele relacione as diferentes informações para construir o sentido global do texto. Caso não consiga, é importante retomar com o aluno as partes do texto que apresentam as belezas naturais de uma terra; no caso, o Brasil, o qual Gonçalves Dias exaltava enquanto esteve no exílio. Proponha atividades em que o aluno possa inferir sobre temáticas implícitas ou explícitas em textos diversos.


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