Português e artes - Atividades interdisciplinares para 6ºano com gabarito e habilidades (PDF)


**Exercícios em PDF no final**

Questão 1
Esta questão avalia a capacidade do aluno de reconhecer um gênero textual partindo de seu resumo, de acordo com a Habilidade EF69LP42. 
Resposta: Alternativa B.
Caso algum aluno marque as alternativas A, C ou D, pode ser que ele não tenha entendido a citação da fonte do texto. Então, comece pedindo para ele lê-la e analisá-la. De onde foi extraído o texto? Ao responder a essa pergunta, o aluno poderá concluir que ele pertence ao espaço universitário, ou seja, ao mundo acadêmico. Ressalte aos alunos a necessidade de sempre lerem a fonte de um texto para analisar sua procedência, credibilidade, importância etc.
No caso de ele marcar a alternativa A, pergunte de onde são extraídos normalmente os textos jornalísticos, como as reportagens. Com a resposta, o aluno chegará à conclusão de que os jornais, as revistas, os sites de notícias geralmente não publicam dissertações de mestrado.
Se o aluno responder a alternativa C, pergunte a ele se há elementos do texto que poderiam constar em uma biografia. Apesar da presença desses dados, peça para os alunos observarem no texto que, depois dos dados biográficos, encontramos as fontes da “pesquisa”, nas quais se afirma que constituem um conjunto “não anteriormente submetido ao estudo acadêmico”. Mesmo que uma biografia exija uma pesquisa prévia, ela não seria igual à exigida no âmbito universitário.
No caso de o aluno marcar a alternativa D, pergunte a ele quais elementos do texto têm relação com a atividade teatral (o título – “teatro e crítica” –, atividade como fomentador das artes cênicas, “construção de uma identidade teatral no período estudado”, “peças teatrais”). Por fim, pergunte a ele se o conjunto desses elementos pode formar uma peça teatral. Com a resposta negativa, o aluno poderá concluir que a alternativa D está errada. 

Questão 2
Esta questão avalia a capacidade do aluno de identificar em um resumo as partes que o compõem e de reconhecer que esse gênero textual não contém opiniões, de acordo com a Habilidade EF69LP42. 
Resposta: 

Questão 3
Esta questão avalia a capacidade do aluno de identificar uma informação específica dentro do texto, de acordo com a Habilidade EF67LP37.
Resposta: Espera-se que os alunos identifiquem que o trabalho de Heloísa Hirai Hecker traz uma nova perspectiva da obra de Mesquita que antes não tinha sido estudada no âmbito universitário. Trata-se de uma pesquisa apoiada em textos históricos e críticos, e tem como centro as próprias obras de Alfredo Mesquita: livros, relatos de viagens, peças teatrais.
Se os alunos tiverem dificuldades para responder à pergunta, peça que eles releiam o resumo e que identifiquem nele as informações que, por um lado, se referem ao conteúdo da obra resumida, e, por outro, as relacionadas à metodologia do trabalho de pesquisa feito nela. Os alunos deverão procurar pistas que possam evidenciar o caráter inovador do trabalho: há alguma pista nas informações sobre o conteúdo? E na metodologia? Com a resposta, os alunos conseguirão focar na segunda parte.
Questão 4
Esta questão avalia a capacidade do aluno de identificar a categoria a que pertence uma palavra e sua função dentro do texto, de acordo com a Habilidade EF06LP06.
Resposta: Alternativa C.
A alternativa C é a correta, porque foi Alfredo Mesquita quem realizou a iniciativa de modernização.
Se o aluno marcar as alternativas A ou B, pergunte a ele se “sua” é um pronome adjetivo ou um pronome substantivo. Para responder a essa pergunta, peça para ele determinar se “sua” acompanha ou não um substantivo. Com a resposta, o aluno vai descobrir que acompanha o substantivo “iniciativa”. Portanto, sendo um pronome adjetivo, as duas primeiras alternativas são incorretas.
Se o aluno marcou a alternativa D, pergunte se um período de tempo pode ter uma iniciativa de modernização. Com a resposta no sentido de que se trata de um simples cenário temporal, o aluno vai perceber que a resposta não está certa.

Questão 5
Esta questão avalia a capacidade do aluno de integrar o conhecimento que ele já tem sobre as intervenções artísticas ou urbanas com a informação do texto sobre a consequência que elas tiveram no teatro, de acordo com a Habilidade EF69AR25.
Resposta: Alternativa D.
A alternativa D é a correta, porque o texto fala, expressamente, que “o teatro e as artes que se manifestam nas ruas são importantes por representarem e transformarem um espaço que é real em palco de performances e intervenções artísticas”.
Se o aluno marcar a alternativa A, pergunte a ele se, nas peças teatrais apresentadas nas ruas, são os cidadãos que se expressam ou os artistas, para ele concluir que quem ganha esse espaço para se expressar são os segundos, e não os primeiros. Se ele marcar a alternativa B, pergunte se o texto fala em algum momento na popularização do teatro, tema que não é abordado. Se a resposta escolhida for a C, peça para o aluno reler o texto e responder se dele podemos concluir que um espaço substituiu o outro; dessa forma, ele vai concluir que um novo espaço foi ocupado, mas o antigo não foi abandonado.


Questão 6
Esta questão avalia a capacidade do aluno de descrever, usando suas próprias palavras, o patrimônio cultural de um povo, de acordo com a Habilidade EF69AR34.
Resposta: Espera-se que o aluno responda que o patrimônio cultural é o conjunto de bens e manifestações de um povo, com um importante valor histórico e cultural, constituído por construções, conjuntos urbanos, monumentos ou festas, tradições e produções artesanais, os quais contribuem para a formação de sua identidade e a preservação de sua memória, com valor afetivo, histórico e/ou artístico. Entre eles, são exemplos de bens de natureza material documentos, pinturas, esculturas, cidades históricas, edifícios, monumentos e paisagens. Bens imateriais são as práticas, manifestações artísticas, ofícios, formas de fazer e celebrações características de nosso país ou de uma região dele. 
Questão 7
Esta questão avalia a capacidade do aluno de identificar as diferentes partes do texto de uma lei, de acordo com a Habilidade EF69LP20.
Resposta: Alternativa A.
A alternativa A é a correta, porque o trecho transcrito contém os artigos 22 e 23 (indicados pela abreviatura “Art.”), ambos da Seção I, chamada “Das Disposições Gerais”, e o artigo 23 tem dois parágrafos (indicados pelo símbolo §), numerados como 1o e 2o.
Se o aluno marcar a alternativa B, pergunte quantas vezes aparece o termo “Seção” no trecho, para ele perceber que há uma única ocorrência, e, portanto, uma única Seção. Isso torna a alternativa incorreta, porém, é bom verificar também o segundo elemento da alternativa: pergunte ao aluno quantos parágrafos cada um dos artigos tem, para ele comprovar que o segundo tem dois.
Se ele marcar a alternativa C, faça a mesma pergunta que aparece em primeiro lugar, ao analisar a alternativa B, com a mesma resposta, e depois verifique também o segundo elemento da alternativa: 
A seção é formada por capítulos ou os capítulos são formados por seções? Peça para o aluno reler o texto da lei e, assim, ele concluirá que, na hierarquia de um texto legal, primeiro vem o capítulo, depois as seções que o integram.
Por fim, se o aluno escolher a alternativa D, pergunte se, no trecho, há somente dois parágrafos e se eles pertencem a artigos diferentes ou a um mesmo artigo. Relendo o texto da lei, ele poderá concluir que a alternativa é incorreta por haver, no trecho, mais de dois parágrafos, e que dois deles pertencem a um mesmo artigo.


Questão 8
Esta questão avalia a capacidade do aluno de interpretar um texto de lei, de acordo com a Habilidade EF69LP20.
Resposta: Alternativa B.
Se os alunos tiverem dificuldades em responder a esta pergunta, peça que leiam de novo os dois artigos e determinem primeiro qual dos dois se refere aos objetivos da educação básica. Uma vez determinado que é o 22, pergunte quem constitui o foco desse segmento da vida escolar: o professor, o aluno, o cidadão ou o trabalhador? Como no texto é mencionado o “educando”, basta estabelecer a relação de sinonímia para chegar à resposta correta e eliminar as outras alternativas. 
Caso o aluno não consiga relacionar essas duas palavras, pode fazer outras perguntas adicionais: O texto menciona o professor? O professor é o “educador” ou o “educando”? Com essa dedução, ele poderá eliminar a alternativa A. 
O texto faz referência ao cidadão como centro da educação básica? Ou se refere ao futuro exercício da cidadania por parte do educando? Respondendo negativamente à primeira pergunta e afirmativamente à segunda, o aluno poderá concluir que o foco desse segmento escolar não está no cidadão, eliminando a alternativa C. Além disso, o cumprimento dos deveres cívicos é próprio do cidadão, porém, não é o único objetivo da educação básica, que contempla também o desenvolvimento dos estudos e da profissão.
O mesmo acontece com o trabalhador, que não é mencionado no texto da lei, porque a referência é ao futuro trabalho do educando e a seu progresso profissional. Dessa forma, o aluno eliminará a alternativa D.
Questão 9
Esta questão avalia a capacidade do aluno de identificar as características de obrigatoriedade ou possibilidade nas prescrições de um texto de lei, de acordo com as Habilidades EF69LP28, EF67LP15 e EF06LP05.
Resposta: 

Questão 10
Esta questão avalia a capacidade do aluno de identificar os verbos que, semanticamente, indicam que uma ação prescrita por lei é obrigatória ou simplesmente possível, de acordo com as Habilidades EF69LP28, EF67LP15, EF06LP04 e EF06LP05. 
Resposta:



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