Revolução Industrial - Exercícios 8ºano com gabarito comentado - Habilidades EF08HI02 e EF08HI03


Questão 1
Por que a Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra?

Questão 2
A Revolução Industrial provocou grandes mudanças na vida das pessoas e deu origem a uma nova forma de organização social, chamada sociedade industrial. Nessa sociedade, surgiram dois grupos muito diferentes entre si. São eles:
a) a burguesia, grupo formado pelos grandes proprietários de terras e de fábricas, que controlavam o dinheiro e as ações do governo; e os camponeses, grupo que trabalhava sob o regime de servidão nas terras dos burgueses.
b) a burguesia, grupo formado pelos grandes proprietários de terras e fábricas, que controlavam o dinheiro e as ações do governo; e o proletariado, formado pelos trabalhadores que atuavam nas fábricas pertencentes aos burgueses e dependiam dos salários pagos por eles para sobreviver.
c) a nobreza, formada pelos grandes proprietários de terras e pelos exércitos, que eram aliados ao rei e detinham o poder político; e o proletariado, formado pelos trabalhadores que atuavam nas fábricas pertencentes aos nobres e dependiam dos salários pagos por eles para sobreviver.
d) a burguesia, grupo formado pelos grandes proprietários de terras e de fábricas, que controlavam o dinheiro e as ações do governo; e os escravizados, grupo formado pelos trabalhadores que atuavam nas fábricas e nas terras dos burgueses e eram considerados mercadoria.
GABARITO COMENTADO

Questão 1
RESPOSTA: Em razão das mudanças sociais provocadas pelas guerras civis, na Inglaterra havia todas as condições que favoreciam a criação de novas formas de produção e organização do trabalho. Em primeiro lugar, desde o fim do século XVII o governo estava sob comando dos grandes comerciantes e produtores, que controlavam o Parlamento, diminuindo as barreiras comerciais e a interferência na economia. Isso permitiu grande crescimento do comércio e da demanda por tecidos. De outro lado, essa demanda por tecidos levou à centralização das terras sob o comando dos grandes criadores de ovelha, que produziam lã, em um processo conhecido como cercamento. Os camponeses expulsos do campo foram obrigados a procurar emprego nas cidades, local onde uma nova forma de organização da produção de tecidos havia sido estabelecida pelos comerciantes: a manufatura. Nela, o grande comerciante contratava diversos artesãos para trabalhar em larga escala, e ao longo do processo cada um tornava-se responsável por apenas uma etapa da produção. Esse ambiente era extremamente favorável ao emprego de máquinas e à substituição de artesãos por trabalhadores sem especialização, fatores presentes no século XVIII.
COMENTÁRIO: Nessa questão, propõe-se aos alunos relacionar a Revolução Industrial às particularidades do contexto político-social da Inglaterra. O objetivo é levar a uma reflexão sobre o porquê de a Revolução Industrial ter ocorrido na Inglaterra, e não em outro país europeu. Nesse sentido, são trabalhadas as habilidades EF08HI02 e EF08HI03, pois os alunos devem identificar os desdobramentos da Revolução Gloriosa e relacioná-los com os impactos da Revolução Industrial na produção e na circulação de produtos e de pessoas. Destaca-se ainda, na questão, o trabalho com o procedimento básico do processo de ensino e aprendizagem 1 de História, descrito na BNCC, por meio da sistematização de eventos, organizando-os e situando-os no tempo e no espaço. Caso haja alunos com dificuldades de relacionar as particularidades do contexto político-social da Inglaterra com a Revolução Industrial, sugira a pesquisa de textos e de imagens que abordem esses conteúdos. Peça a eles que se organizem em duplas e troquem os materiais pesquisados; em seguida, solicite que expliquem para o colega o que compreenderam a respeito dos textos e das imagens que pesquisaram. Oriente-os a criar legendas explicativas para as imagens.

Questão 2
RESPOSTA: B
Os dois grupos sociais típicos da sociedade industrial são a burguesia, detentora dos meios de produção, e o proletariado, trabalhadores assalariados que vendem sua força de trabalhado para sobreviver. As alternativas a, c e d estão incorretas pois não apresentam as definições corretas dos dois grupos sociais típicos da sociedade industrial.
COMENTÁRIO: Nessa questão, propõe-se que o aluno identifique as duas principais classes sociais que surgiram com a Revolução Industrial e analise as definições correspondentes a cada uma delas. O objetivo é que reconheçam os impactos da Revolução Industrial na sociedade e os articulem aos grupos sociais que emergiram desse processo histórico. Destaca-se, assim, o trabalho com a habilidade EF08HI03. Dessa forma, nesta atividade, trabalha-se com o procedimento básico do processo de ensino e aprendizagem 1 de História, descrito na BNCC ao levar o aluno a situar cronologicamente o surgimento de grupos, de eventos ou fenômenos e caracterizar os diferentes sujeitos, as rupturas, as permanências e os movimentos da população. Uma proposta metodológica para os alunos que tiverem dificuldade em compreender a definição de burguesia e proletariado é a criação coletiva de uma tabela comparativa, em que o aluno registrará as definições referentes a cada grupo e as diferenças entre eles.

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