Revolução Inglesa e Revolução Gloriosa - Exercício respondido - Habilidade EF08HI02


EXERCÍCIO (responda e depois consulte o gabarito)
Defina Revolução Inglesa e Revolução Gloriosa e identifique o impacto desses acontecimentos na sociedade inglesa.

RESPOSTA: Revolução Inglesa é a expressão cunhada por historiadores para descrever o processo que ocorreu na Inglaterra entre 1642 e 1658, englobando duas guerras civis e o governo republicano de Oliver Cromwell. A Revolução Inglesa ocorreu, entre outros fatores, em razão do conflito religioso entre o Parlamento e o rei. Apesar de ter havido diversos embates, que provocaram muitas mortes, a Revolução Inglesa acabou por fortalecer o Parlamento e a classe de comerciantes.
Revolução Gloriosa é como ficou conhecido o período entre 1685 e 1689, quando o rei Jaime II, após a Revolução Inglesa, entrou novamente em conflito com o Parlamento. A disputa terminou com a fuga do rei e a assinatura da Declaração dos Direitos pelo novo monarca, o qual jurava obediência ao Parlamento e à Constituição. Na prática, isso significava o fim dos poderes políticos do rei, que agora pertenciam ao Parlamento e ao primeiro-ministro.
Essas duas revoluções marcaram o processo de fortalecimento dos grupos econômicos e a tomada do poder político por eles, principalmente os grandes comerciantes e a alta nobreza ligada à produção de algodão.
COMENTÁRIO: Nessa questão, pretende-se que os alunos compreendam o que foram a Revolução Inglesa e a Revolução Gloriosa e que expliquem a importância desses dois fenômenos históricos para as transformações na sociedade inglesa dos séculos XVII e XVIII. Ao definir esses dois processos e estabelecer relações entre eles, os alunos poderão entender com mais clareza os acontecimentos posteriores à Revolução Gloriosa, sobretudo a Revolução Industrial. Nesse sentido, a questão aborda a habilidade EF08HI02, uma vez que trabalha com a identificação de particularidades político-sociais da Inglaterra no século XVII. Por se tratar de um tema complexo e que engloba um período importante da história inglesa, recomenda-se, no caso de haver alunos com dificuldade nas definições de Revolução Inglesa e Revolução Gloriosa, retomar o objeto de conhecimento As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo, previsto na BNCC. Com base nesse objeto, proponha aos alunos que elaborem uma linha do tempo na qual devem inserir as principais datas de fenômenos e eventos que marcaram as transformações na sociedade inglesa e registrem resumidamente seus significados. Outra proposta metodológica para trabalhar as dificuldades dos alunos nesse tema é encaminhar a elaboração (individual ou em duplas) de um pequeno texto sobre o conteúdo, para que seja mais bem compreendido.

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