Teorias de povoamento da América - Exercício com gabarito comentado 7ºano


As teorias arqueológicas de povoamento da América indicam que os seres humanos podem ter chegado ao continente americano por meio de múltiplas rotas. As teorias mais conhecidas afirmam que a chegada à América pode ter ocorrido através da passagem a pé pelo Estreito de Bering durante uma glaciação, ou utilizando barcos vindos da Ásia, Oceania ou mesmo da África. 

a) Quais são os recursos que a Arqueologia utiliza para a formulação das teorias de povoamento da América?

b) Por que existem várias teorias sobre esse mesmo fenômeno?


GABARITO E COMENTÁRIOS 

Habilidades avaliadas
EF06HI03: Identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.
EF06HI04: Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano. 
EF06HI06: Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.

a) Espera-se que os estudantes identifiquem os vestígios materiais fósseis como um dos artefatos materiais mais importantes para a construção do conhecimento científico dos arqueólogos. Além disso, eles podem citar escavações, ruínas, análise de material geológico e aparatos tecnológicos diversos usados como ferramentas para o trabalho dos arqueólogos. 

b) Há múltiplas teorias porque o trabalho dos arqueólogos muda de acordo com novas descobertas nas escavações e também com as transformações tecnológicas disponíveis em cada época de estudo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário