Textos pequenos para 1ºano fundamental (geografia)


**Atividades em PDF no final**

GABARITO COMENTADO PARA O PROFESSOR

Questão 1
A questão avalia a habilidade de identificar diferenças e semelhanças físicas e do jeito de ser das pessoas, que lhes confere uma identidade, respeitando a diversidade.  
Resposta: Alternativa D.
Caso o aluno marque a alternativa A, B ou C, é possível que ele não tenha ficado atento à leitura do texto sobre Luísa. Nesse caso, retome com o aluno atividades enfatizando as características físicas e o jeito de ser de cada um, por exemplo: alta X baixa, loira X morena, organizada X desorganizada, alegre X triste, atenta X desatenta, falante X calada, etc. Promova atividades de desenho ou jogo de palavras, sempre enfatizando a questão do respeito às diferenças e o autorrespeito, mostrando que respeitar a si e ao outro torna a convivência em sociedade muito melhor.  
Questão 2
A questão avalia a habilidade de identificar diferenças e semelhanças no jeito de ser de cada pessoa.  
Resposta: Espera-se que o aluno compare o seu jeito de ser com o jeito de ser de Luísa (mostrado no texto da questão 1) e possa indicar uma diferença e uma semelhança entre eles. Aqui a resposta é de formato aberto, ou seja, ocorrerá de acordo com as características de cada um dos alunos da turma. O que se pretende com essa atividade é que o aluno consiga perceber a diversidade entre as pessoas. Caso o aluno não consiga perceber essas diferenças na maneira de sentir de cada um, promova leituras de livros que mostrem as diferenças entre as pessoas, como o livro Tudo bem ser diferente, de Tood Parr, ou procure em revistas pessoas diferentes fisicamente e com expressões diferentes, identificando sentimentos diferenciados. 

Questão 3
A questão avalia a habilidade de reconhecer as preferências nas escolhas das pessoas. 
Resposta: Alternativa C.
Caso o aluno responda a alternativa A, B ou D, é possível que ele não tenha ficado atento à leitura do texto que mencionava que a menina gostava de brincar ao ar livre, que brincava de boneca, e não de bola, com suas amigas, e era organizada com suas tarefas escolares. Nesse caso, desenvolva atividades que retomem à atenção às diversidades nas escolhas e percepções no momento de identificar elementos em um texto lido ou ouvido. A questão da preferência está relacionada com a questão de gosto pessoal, e é preciso sempre enfatizar a questão do respeito e valorização das escolhas individuais. A brincadeira Elemento intruso auxilia no estímulo da percepção. Por exemplo: PAULO ADORA ESPORTES COM BOLA. CIRCULE O ESPORTE QUE ELE NÃO GOSTA. Faça uma lista de esportes que usam bola e insira um esporte que não usa bola. Explore outras situações que indiquem preferência ou gosto e insira um intruso para que os alunos possam perceber as diferenças. 

Questão 4
A questão avalia a habilidade de reconhecer e diferenciar as características físicas e o jeito de ser de cada pessoa. 
Resposta: Alternativa B.
Caso o aluno responda a alternativa A, C ou D, ele provavelmente não conseguiu diferenciar as características físicas das sentimentais. Nesse caso, é importante retomar atividades que diferenciem características físicas e sentimentais. Faça um cartaz coletivo em sala, usando uma imagem retirada de uma revista. Em seguida, divida o cartaz ao meio. Em um dos lados, escreva as características físicas e, no outro, as sentimentais perceptíveis. Após a atividade coletiva, promova essa mesma atividade em duplas, procurando juntar os alunos que ainda não tenham percebido essa diferença com os que já dominam esse conteúdo, a fim de que auxiliem seus colegas.  

Questão 5
A questão avalia a habilidade de reconhecer em si mesmo suas próprias preferências e classificá-las. 
Resposta: Espera-se que o aluno desenhe elementos como macarrão, sopa, arroz com feijão, pizza, saladas, frutas, sucos, etc. no quadro pertinente à comida, e que desenhe elementos como bola, carrinho, robô, pipa, boneca, videogame, hand spinner, patins, skate, etc. no quadro pertinente a brinquedos. Caso o aluno desenhe atividades como jogar futebol ou brincadeiras como pega-pega, esconde-esconde e roda, pode-se considerar que ele levou em consideração a questão da diversão e, nesse caso, trabalhe a diferença de brinquedos e brincadeiras. Os brinquedos são os objetos que utilizamos para brincar e divertir, e as brincadeiras necessitam de regras explícitas e combinadas entre os participantes.  

Questão 6
A questão avalia a habilidade de reconhecer as preferências do outro. 
Resposta: Espera-se que o aluno desenhe o menino na praia, ou tomando sorvete de morango, ou brincando na areia, ou soltando pipa. O aluno também poderá compor um único cenário do menino na praia, sentado na areia, tomando sorvete, com a pipa ao lado. Caso o desenho do aluno não contemple alguma das preferências do menino citado no texto, escolha um colega da sala e peça que ele conte aos demais suas preferências em relação às férias, ou final de semana, ou até à rotina da escola. Depois, peça que os outros alunos registrem, por meio de desenho e tentativa de escrita (escrita hipotética das palavras), o que o colega tem como preferência. A escrita hipotética poderá ser trabalhada individualmente com o aluno, auxiliando no processo de alfabetização. 

Questão 7
A questão avalia a habilidade de perceber a diversidade cultural, comparando modos de vida e costumes de outros povos.   
Resposta: Alternativa A.
Caso o aluno responda a alternativa B, C ou D, provavelmente ele não compreendeu que, na cultura japonesa, o hashi é o utensílio utilizado nas refeições para levar o alimento à boca. O hashi consiste em dois pauzinhos que, ao se unirem entre os dedos polegar e indicador, formam uma pinça com a qual o alimento pode ser segurado. Estimule a pesquisa, em revistas, de imagens de alimentos que podem ser comidos com a ajuda desse utensílio. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário