Interpretação de poema com gabarito 6ºano - O pássaro cativo "Olavo Bilac"

1. O poema que você vai ler, é de um autor chamado Olavo Bilac,um importante escritor e jornalista do início do século XX, que apreciava muito a forma da poesia. A poesia dele, que você lerá, chama-se “O Pássaro Cativo”. Pense um pouco sobre o título e escreva: Que assunto, possivelmente, este poema tratará?

2. Leia o poema:

O pássaro cativo
Olavo Bilac

Armas, num galho de árvore, o alçapão;
E, em breve, uma avezinha descuidada,
Batendo as asas cai na escravidão.
Dás-lhe então, por esplêndida morada,
A gaiola dourada;

Dás-lhe alpiste, e água fresca, e ovos, e tudo:
Porque é que, tendo tudo, há de ficar
O passarinho mudo,
Arrepiado e triste, sem cantar ?
É que, crença, os pássaros não falam.

Só gorjeando a sua dor exalam,
Sem que os homens os possam entender;
Se os pássaros falassem,
Talvez os teus ouvidos escutassem
Este cativo pássaro dizer:

“Não quero o teu alpiste!
Gosto mais do alimento que procuro
Na mata livre em que a voar me viste;
Tenho água fresca num recanto escuro

Da selva em que nasci;
Da mata entre os verdores,
Tenho frutos e flores,
Sem precisar de ti!

Não quero a tua esplêndida gaiola!
Pois nenhuma riqueza me consola
De haver perdido aquilo que perdi ...
Prefiro o ninho humilde, construído

De folhas secas, plácido, e escondido
Entre os galhos das árvores amigas ...
Solta-me ao vento e ao sol!
Com que direito à escravidão me obrigas?
Quero saudar as pompas do arrebol!
Quero, ao cair da tarde,
Entoar minhas tristíssimas cantigas!
Por que me prendes? Solta-me, covarde!
Deus me deu por gaiola a imensidade!
Não me roubes a minha liberdade...
Quero voar! Voar!
Estas coisas o pássaro diria,
Se pudesse falar.
E a tua alma, criança, tremeria,
Vendo tanta aflição:
E a tua mão tremendo, lhe abriria
A porta da prisão ...

Disponível em:
https://pt.wikisource.org

a) Suas hipóteses sobre o título do texto se confirmaram? Explique.

b) Observe o trecho:

“Armas, num galho de árvore, o alçapão;
E, em breve, uma avezinha descuidada,
Batendo as asas cai na escravidão”

Agora, explique o que significam, ou o que você entendeu, pelas expressões destacadas no quadro a seguir:

“Armas, num galho de árvore ...”
“uma avezinha descuidada...”
“Batendo asas cai na escravidão”

c) As palavras esplêndida e dourada estão dando características a:

( ) pássaro

( ) árvores

( ) gaiola

d) Essas características dão ideia de coisas boas ou ruins? Explique.

e) Por que apesar de tudo: água, alpiste e morada, o pássaro fica mudo?

f) Qual é o verdadeiro desejo do pássaro?

g) Observe o trecho a seguir:

Estas coisas o pássaro diria,
Se pudesse falar.
E a tua alma, criança, tremeria,
Vendo tanta aflição:
E a tua mão tremendo, lhe abriria
A porta da prisão...

As palavras destacadas indicam que:

( ) algo aconteceu realmente

( ) algo ainda irá acontecer

( ) uma ordem para que algo aconteça

( ) algo que poderia acontecer, mas não aconteceu.

h) Observe a imagem a seguir e relacione com poema “Pássaro Cativo”. Escreva um breve texto explicando o que os dois têm em comum.

GABARITO

1. Resposta pessoal, mas espera-se que o(a) estudante consiga inferir que cativo está associado à falta de liberdade.

2. 

a) Resposta pessoal, o (a) estudante deverá observar, após a leitura, se as hipóteses levantadas por ele(a) na primeira questão foram confirmadas.

b)

c) gaiola.

d) A palavras dão ideia de coisa boa, mas na verdade não são, pois tiram a liberdade do pássaro.

e) Porque embora aparentemente tudo esteja ótimo, o que o pássaro precisa é de liberdade.

f) O verdadeiro desejo do pássaro é a liberdade.

g) algo que poderia acontecer, mas não aconteceu

h) Os (as) estudantes devem, nesta questão, fazer relação entre os pássaros silvestres que são capturados para o venda e cativeiro. Pensar que o poema poderia expressar o sentimento desses pássaros também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário