**Atividade em PDF no final**
Questão 1
A questão avalia a
habilidade de identificar as características físicas, percebendo semelhanças e
diferenças entre as pessoas.
Resposta: Alternativa B.
Caso o aluno marque a
alternativa A, C ou D, possivelmente
ele está com dificuldades em compreender quem é maior ou menor entre
várias crianças. Nesse caso, promova atividades por meio das quais o aluno
possa comparar apenas duas crianças por vez. Varie as duplas para que ele vá
adquirindo elementos de comparação. Exemplo: um colega da turma pode ser maior
que ele, no entanto, ele poderá ser maior que outros. Depois, introduza mais
variáveis, aumentando os elementos de comparação.
Questão 2
A questão avalia a
habilidade de reconhecer diferenças e semelhanças físicas em relação ao tamanho
de si e dos colegas de turma.
Resposta: Espera-se que o
aluno identifique uma criança menor que ele. Nesse caso, será necessário
conhecer todos os alunos da turma para que a correção da atividade seja
assertiva. Se o aluno escrever o nome de um colega que não seja menor que ele,
podem ser propostas atividades (como formar fila do menor ao maior aluno, e do
maior ao menor aluno) que possam auxiliá-lo a refazer essas comparações e
identificar diferenças entre o tamanho dos alunos da sala.
Questão 3
A questão avalia a
habilidade de reconhecer diferenças e semelhanças físicas em relação ao tamanho
de si e dos colegas de turma.
Resposta: Espera-se que o
aluno identifique uma criança maior que ele. Aqui, como na questão 2, será
necessário conhecer todos os alunos da turma para que a correção da atividade
seja assertiva. Caso o aluno escreva o nome de um colega que não seja maior que
ele, proponha atividades de ordenação e seriação. Escolha 5 alunos da turma e
peça que ele crie uma ordem, que poderá ser do maior ao menor aluno ou do menor
ao maior aluno. Em seguida, troque 3 desses colegas, diferenciando as alturas
para que a referência de altura mude. Outra possibilidade seria medir todos os
alunos da turma com um barbante ou tira de papel e depois montar um painel,
colando os barbantes ou tiras com uma etiqueta com o nome de cada aluno
correspondente, respeitando uma ordem: do maior ao menor aluno ou do menor ao
maior aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário