Atividade de português 3ºano - sílabas (com gabarito)









GABARITO


Questão 1
Esta questão avalia a habilidade de identificar a sílaba tônica das palavras. 
Resposta: macarrão; vo; gato; carrinho; camaleão; falia; lago; machado. 
Espera-se que o aluno identifique a sílaba tônica de cada palavra e a pinte corretamente. Há algumas palavras na questão que são acentuadas, o que pode ajudar o aluno a reconhecer a sílaba tônica. Caso ele tenha dificuldade em identificar a sílaba tônica das palavras, relembre com a turma que, no caso de palavras acentuadas, o acento é indicativo da sílaba tônica. Em seguida, peça para cada aluno escolher uma palavra e dizê-la em voz alta. Anote todas as palavras na lousa. Identifique, com a turma, a sílaba tônica de cada termo registrado. Ao ler as palavras, reforce a sílaba mais forte para que os alunos percebam a sílaba tônica. Além disso, se possível, distribua dicionários para a turma e demonstre que os termos, dependendo da edição, aparecem com a indicação da sílaba tônica. Peça que os alunos pesquisem algumas palavras no dicionário e identifiquem sua sílaba tônica.

Questão 2
Esta questão avalia a habilidade de separar palavras em sílabas e identificar sua sílaba tônica.
Resposta: ca-mi-nhão; chi-ne-lo; car-te-la; pás-sa-ro.
Caso o aluno não consiga identificar as sílabas das palavras, trabalhe com ele a separação silábica, inserindo algumas palavras na lousa e batendo uma palma para cada sílaba de cada palavra. Para trabalhar a identificação da sílaba tônica, pronuncie as palavras em voz alta para que ele perceba qual sílaba é a mais forte.

Questão 3
Esta questão avalia a habilidade de identificar a sílaba tônica das palavras, classificando-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. 
Resposta: 


O aluno não consiga identificar as sílabas tônicas, traga para a sala de aula alguns áudios de músicas infantis para que ele ouça e consiga identificar as sílabas tônicas das palavras.
Questão 4
Esta questão avalia a habilidade de identificar a sílaba tônica das palavras, classificando-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Resposta: Alternativa C.
Espera-se que o aluno identifique que martelo é paroxítona; príncipe é proparoxítona; coração e mamão são oxítonas. Caso ele não consiga identificar a palavra paroxítona, peça que recorte, de jornais e revistas, palavras paroxítonas. Instrua-o a ler as palavras em voz alta para identificar as sílabas tônicas.


Questão 5
Esta questão avalia a habilidade de identificar a sílaba tônica das palavras, classificando-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. 
Resposta: Alternativa A. 
Caso o aluno marque as alternativas B, C ou D, possivelmente ele está com dificuldade em identificar a sílaba tônica das palavras e classificar os termos em oxítonos, paroxítonos e proparoxítonos. Espera-se que o aluno identifique o grupo de palavras no qual todas são proparoxítonas. Nas alternativas B, C e D, também há palavras proparoxítonas, assim como oxítonas e paroxítonas. Comente com a turma que todas as proparoxítonas são acentuadas; por isso, todos os termos na alternativa A apresentam acento gráfico. 
Para esclarecer possíveis dúvidas, proponha a seguinte atividade: divida a lousa em 3 colunas – oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Peça para cada aluno dizer seu nome em voz alta e a turma deverá classificar o nome informado em uma das três colunas na lousa. Anote as palavras no quadro. Além disso, distribua jornais e revistas e peça que os alunos pesquisem, recortem e colem no caderno cinco palavras oxítonas, cinco paroxítonas e cinco proparoxítonas. Caso não seja possível distribuir materiais para recorte, peça que eles façam uma lista no caderno com as quantidades de palavras sugeridas. 

Questão 6
Esta questão avalia a habilidade de identificar a sílaba tônica das palavras, classificando-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
Resposta: Alternativa B. 
Caso o aluno marque as alternativas A, C ou D, possivelmente ele está com dificuldade em identificar a sílaba tônica das palavras e classificar os termos em oxítonos, paroxítonos e proparoxítonos. Espera-se que ele perceba que as palavras jiló, álbum e lápis estão classificadas incorretamente e reconheça que a única classificação correta é a presente na alternativa B. A palavra jiló é oxítona e os termos álbum e lápis são paroxítonos. Caso o aluno marque a alternativa C, ele pode estar com dificuldades em separar as sílabas, pois, para ser classificada como proparoxítona, a palavra deve apresentar, no mínimo, três sílabas. Para esclarecer possíveis dúvidas, proponha a seguinte atividade: anote na lousa uma lista com 30 palavras, sendo 10 oxítonas, 10 paroxítonas e 10 proparoxítonas. Classifique, juntamente com a turma, a lista de palavras de acordo com a sílaba tônica de cada uma, separando as sílabas.

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