Atividades interdisciplinares 1ºano - Habilidades EF01CI02, EF01CI03, EF01HI03, EF01GE02


GABARITO E ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR


1. O nariz permite que a menina sinta o cheiro da torta e a língua permite que ela sinta o gosto do alimento.
Avalie se os alunos conseguem relacionar as partes do corpo com suas funções. É possível que mencionem a boca e os dentes como partes do corpo que a menina utiliza para sentir o gosto da torta. Caso isso aconteça, esclareça que o órgão responsável por distinguir o gosto dos alimentos é a língua.
Caso os alunos ainda tenham dificuldade nessa temática, retome o conteúdo com adivinhas sobre os órgãos dos sentidos e proponha mais atividades que apresentem situações cotidianas em que essas partes do corpo são usadas para perceber o ambiente ao redor.

2. Alternativa C.
Espera-se que os alunos identifiquem os hábitos saudáveis e que não reconheçam os doces e os refrigerantes como aliados de uma alimentação saudável.
Se houver dúvidas ou erros, retome a apresentação dos hábitos que colaboram para uma boa saúde.

3. Ordem das palavras nas frases: higiene, saúde, sujeira, corpo, doenças, cáries.
Caso os alunos tenham dificuldades em identificar as práticas de higiene e relacioná-las à manutenção da saúde, avalie se alguma palavra do enunciado da questão pode ter sido mal interpretada e se os conceitos de higiene e saúde estão claros. Se necessário, retome atividades que destacam a importância da prática de hábitos de higiene.

4. Alternativa B.
Durante as atividades físicas muitas partes do corpo são movimentadas. Alguns exercícios físicos, brincadeiras e esportes acabam exercitando mais determinadas partes do corpo do que outras. No caso da brincadeira de pular corda, as partes do corpo mais movimentadas são os braços e as pernas.
Caso os alunos tenham apresentado dificuldade em responder a essa questão, dê exemplos de outras atividades físicas, como correr ou pular, e converse com eles sobre quais partes do corpo são mais movimentadas em cada uma dessas atividades.

5. Algumas respostas possíveis: amarelinha, peteca, pião, pega-varetas, pular corda, boneca, pipa.
Espera-se que os alunos reconheçam que algumas brincadeiras que divertiam as crianças no passado ainda são executadas por crianças atualmente.
Valorize a diversidade de termos usados para designar a mesma brincadeira. Promova também uma discussão sobre as brincadeiras comuns no lugar em que vivem.

HABILIDADES POR QUESTÃO
1. Reconhecer as partes do corpo utilizadas em situações que envolvem as sensações e os sentidos.
2. Identificar hábitos necessários para a manutenção da saúde.
3. Reconhecer a importância da prática de hábitos de higiene.
4. Identificar partes do corpo que são exercitadas em atividades físicas.
5. Exemplificar algumas brincadeiras comuns no passado e que permanecem atualmente. 

HABILIDADES BNCC POR QUESTÃO
1. EF01CI02: localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.
2. EF01CI03: discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, lavar os dentes, limpar olhos, nariz e orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.
3. EF01CI03: discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, lavar os dentes, limpar olhos, nariz e orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.
4. EF01CI02: localizar e nomear partes do corpo humano, representá-las por meio de desenhos e explicar oralmente suas funções.
5. EF01HI03: identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.
5. EF01GE02: identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.




Nenhum comentário:

Postar um comentário