Detalhe de um códice asteca. Fotografia de 2017.
Uma das principais fontes para o estudo da história dos povos astecas são os chamados códices, documentos produzidos pelos próprios astecas com diversas finalidades. Observe a imagem abaixo e responda ao que se pede.
a) Quais materiais eram utilizados para a produção dos códices astecas?
b) O tipo de escrita empregado é pictográfico ou fonético? Por quê?
RESPOSTAS E COMENTÁRIOS
Habilidades avaliadas
EF06HI02: Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.
EF06HI07: Identificar aspectos e formas de registro das sociedades antigas na África, no Oriente Médio e nas Américas, distinguindo alguns significados presentes na cultura material e na tradição oral dessas sociedades.
a) Os estudantes devem identificar que a escrita pictográfica dos astecas era feita com tinta em papiros.
b) Observando a imagem, é possível identificar que as histórias eram narradas por meio de símbolos e não de uma escrita que reproduzisse a fonética desses povos, indicando, portanto, a pictografia. É importante retomar com os estudantes a ideia de que havia diferentes formas de registro da História na América, sendo os códices astecas apenas um entre vários, incluindo-se aí a tradição oral. Destaca-se que o códice é uma produção própria dos astecas, um registro, portanto, de sua cultura material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário